Rede Sociais Ceel/UFPE Twiiter Facebook Flick YouTube

  • PROGRAMAS

    Programas de formação de professores da educação básica.

    Ações para treinar professores do Ensino Fundamental Ações para treinar professores do Ensino Fundamental
  • CURSOS/TURMAS

    Cursos para professores das redes municipais e estaduais de ....

    Cursos para professores das redes municipais e estaduais Cursos para professores das redes municipais e estaduais
  • MATERIAIS

    Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos disponibilizadas pode formadores e professores atendidos.

    Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas
  • Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa - PNAIC

    O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é uma iniciativa do Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), que tem como finalidade garantir a alfabetização plena de crianças com até 8 anos de idade em todo o Brasil. Trata-se de um compromisso formal entre instituições de educação superior, secretarias e conselhos estaduais e municipais de educação, cujo eixo principal é a formação continuada de professores alfabetizadores.



    Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife - RELEITURA

    Mediadores de leitura e coordenadores das oito bibliotecas comunitárias que integram a Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife estão entusiasmados com a oportunidade de agregar conhecimentos técnicos; juntar o saber acadêmico ao prazer que os move no trabalho de contribuir para democratizar o acesso ao livro e formar leitores. Numa parceria da REleitura com o Ceel – Centro de Estudos em Educação e Linguagem, do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, está em curso o projeto Formação de Gestores e Mediadores de Leitura.



    Ver todos os programas Ocultar

    Cursos

    Subprojeto Mediadores de Leitura na Escola Mediadores - Lista dos Aprovados:

    PROCESSO SELETIVO
    Subprojeto Mediadores de Leitura na Escola
    Mediadores - Aprovados:

    Fábio Rogério Rodrigues da Silva -15pontos
    Isamar Martins de Santana - 15 pontos
    Maria Betania do Nascimento Andrade - 15 pontos
    Luciana Lima dos Santos - 14,5 pontos
    Adilene Maria Marques Pereira - 14 pontos
    Flávia Messias Lucena Melena - 14 pontos
    Sthefano Santana Souza de Farias - 13 pontos
    Selma Maria de Oliveira - 11 pontos
    Mauro Silva de Souza - 11 pontos



    Turmas



    Ver todos os cursos e turmas Ocultar

    Caderno de apresentação

    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    Caderno 7 - Alfabetização matemática na perspectiva do letramento

    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    Ver todos os programas Ocultar
  • ATUAÇÃO

    Avaliação educacional, assessoria, formação de professores...

    Atuação. Avaliação educacional, assessoria, formação de professores... Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas
  • NOTÍCIAS

    Conheça os critérios de participação dos cursos.

    Turmas. Conheça os critérios de participação dos cursos. Turmas. Conheça os critérios de participação dos cursos.
  • TESES E PESQUISAS / PUBLICAÇÕES

    Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos disponibilizadas..

    Teses e pesquisas.Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos... Teses e pesquisas.Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos...
  • PESQUISA

    O CEEL desenvolve pesquisas relativas ao ensino da língua portuguesa. Dedica-se, sobretudo, a investigar questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem da leitura e da escrita na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e também na Educação de Jovens e Adultos.

    Dentre as temáticas desenvolvidas, destacam-se as relacionadas à alfabetização e ao letramento, cujas abordagens compreendem princípios teórico-metodológicos ligados à psicogênese da escrita, ao letramento e ao enfoque dado à diversidade de gêneros textuais na escola.

    A construção identitária dos docentes e aprendizes é também um tema presente nas investigações dos pesquisadores do CEEL.

    Os projetos vem recebendo financiamento de agências de formento à pesquisa, tai como CNPq e FACEPE.



    FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    No CEEL funciona o Centro de Formação de Professores (CFP) que atua na formação inicial e continuada de professores de Educação Infantil, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, promovendo cursos, oficinas, palestras e debates.

    Diante das constantes mudanças nas concepções de linguagem, aprendizagem e ensino nas últimas décadas e tomando por base uma linha sócio-interacionista de trabalho, o CFP oferece cursos presenciais e semipresenciais visando atender à demanda das secretarias de educação por formação continuada de seus profissionais.



    Ver todos os programas Ocultar

    Resultado da seleção de bolsistas para o programa de extensão: Biliotecas Comunitárias na UFPE e UFPE nas Bibliotecas Comunitárias.

    RESULTADO DA SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE EXTENSÃO
    PROGRAMA: BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS NA UFPE E UFPE NAS BIBLIOTECAS
    COMUNITÁRIAS

    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    Assessoria do CEEL ao município de Afogados da Ingazeira

    A assessoria do CEEL ao município de Afogados da Ingazeira surgiu de uma demanda identificada pela professora Wivianne Fonseca, Secretária de Educação: a necessidade de a equipe técnica da Secretaria de Educação refletir sobre o seu papel. A partir dessa demanda, surgiu outra: discutir, de forma democrática, a implantação, implementação e avaliação das políticas educacionais na rede de ensino.
    Nesse sentido, o trabalho da assessoria do CEEL tem como objetivos: fortalecer o Sistema de Ensino Municipal em sua política educacional; elaborar o Documento Norteador das Políticas Educacionais de Afogados da Ingazeira, com a equipe técnica da Secretaria de Educação e com as equipes gestoras das unidades educacionais; sistematizar, junto com a equipe técnica, os dados estatísticos da Secretaria de Educação para alimentar o Portal da Secretaria, permitindo à população o controle social das ações planejadas e desenvolvidas.
    Para tanto, estão previstos encontros de formações continuadas, oficinas temáticas e seminários com as equipes técnicas da Secretaria de Educação e das unidades escolares, as quais participarão da discussão e elaboração do Documento Norteador das Políticas Educacionais de Afogados da Ingazeira.
    A professora Ana Cristina Gomes da Penha vem representando o CEEL nas atividades de assessoria ao município, desde novembro de 2021. No dia 24/02/2022, esteve no município, onde proferiu a palestra "Das políticas educacionais às práticas escolares: educação como direito", e participou do I Encontro com a equipe da Secretaria, durante o qual foram discutidos a importância e o papel da equipe técnica do município, bem como o Projeto sobre o Documento Norteador das Políticas Educacionais de Afogados da Ingazeira.
    A instituição dos órgãos colegiados e a elaboração coletiva dos documentos norteadores das práticas gestoras democráticas e educativas, desenvolvidas nas unidades escolares, apontam os rumos da educação do município, imprimindo-lhes a amplitude, relevância e identidade necessárias.
    Nessa perspectiva, é importante destacar que as concepções e práticas antiautoritárias, desburocratizadoras e descentralizadoras podem contribuir na construção e configuração da gestão democrática como modo de participação ativa e no sentido de uma educação pública com qualidade social. Esse é o desafio a que se propõe o Município.



    Ver todos os programas Ocultar

    Teses e pesquisas

    Os critérios adotados por crianças para avaliar suas professoras

    Autor:JULIANA DE MELO LIMA
    Grau:Mestrado
    Programa:Pós Graduação em Educação - UFPE
    Orientador:Profª Drª Telma Ferraz Leal
    Ano:2011

    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    A narrativa oral literária na educação infantil: quem conta um conto aumenta um ponto

    Autor:ANA NERY BARBOSA DE ARAÚJO
    Grau:Doutorado
    Programa:Pós Graduação em Educação - UFPE
    Orientador:Profª. Drª. Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa
    Ano:2009

    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    Publicações

    Caminhando pelas salas ambiente na Educação Infantil:reflexões e práticas no CMEI Paulo Rosas

    Autor:Vários
    Organização:Ana Carolina Perrusi Brandão Ester Calland de Sousa Rosa
    Editora:IMEPH
    Ano:2019


    Link:https://pt.calameo.com/read/0048863445a6883e7ca32?authid=8O4Np4se9gmf




    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    Coleção Heterogeneidade e Educação V.1

    Diversidade social, diferenças individuais e seus impactos sobre o ensino e a aprendizagem.

    Autor:Vários
    Organização:Telma Ferraz Leal; Ana Claudia Rodrigues Gonçalves Pessoa.
    Ano:2022






    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações
    Ver todos os programas Ocultar


Inicio Atuação

Atuação

PESQUISA

O CEEL desenvolve pesquisas relativas ao ensino da língua portuguesa. Dedica-se, sobretudo, a investigar questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem da leitura e da escrita na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e também na Educação de Jovens e Adultos.

Dentre as temáticas desenvolvidas, destacam-se as relacionadas à alfabetização e ao letramento, cujas abordagens compreendem princípios teórico-metodológicos ligados à psicogênese da escrita, ao letramento e ao enfoque dado à diversidade de gêneros textuais na escola.

A construção identitária dos docentes e aprendizes é também um tema presente nas investigações dos pesquisadores do CEEL.

Os projetos vem recebendo financiamento de agências de formento à pesquisa, tai como CNPq e FACEPE.



FORMAÇÃO DE PROFESSORES

No CEEL funciona o Centro de Formação de Professores (CFP) que atua na formação inicial e continuada de professores de Educação Infantil, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, promovendo cursos, oficinas, palestras e debates.

Diante das constantes mudanças nas concepções de linguagem, aprendizagem e ensino nas últimas décadas e tomando por base uma linha sócio-interacionista de trabalho, o CFP oferece cursos presenciais e semipresenciais visando atender à demanda das secretarias de educação por formação continuada de seus profissionais.



ASSESSORIA

O CEEL presta assessoria a secretarias de educação e outras instituições educativas, atendendo a demandas especificas, tais como:
elaboração de propostas curriculares para o ensino de língua portuguesa em diferentes modalidades de ensino;
avaliação e acompanhamento da aprendizagem dos alunos;
elaboração e desenvolvimento de projetos de formação continuada de professores e outros profissionais da educação;
elaboração e acompanhamento de projetos federais, em parcerias com as secretarias de educação, como, por exemplo, no âmbito do Programa Brasil Alfabetizado.



AVALIAÇÃO E PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO

Por solicitação das secretarias de educação, o CEEL, através de análise e elaboração de pareceres sobre livros didáticos, pode contribuir na avaliação do material didático destinado ao ensino de lingua portuguesa a ser adotado nas escolas através do Programa Nacional do Livro Didático(PNLD).

O A equipe do CEEL produz e disponibiliza para as secretarias de educação e escolas um material pedagógico para formação de professores de língua portuguesa. São livros temáticos, guias didáticos e programas de videos que podem ser adquiridos por secretarias de educação interessadas em formar seus professores para o ensino da leitura e da escrita.

A produção de material pedagógico ainda pode responder a demandas especificas das secretarias de educação, ou seja, O Ceel ainda pode desenvolver material específico para as secretarias e escolas, como jogos educativos relacionados ao ensino da língua portuguesa e proposta de seqüências didáticas.



AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

O CEEL, atendendo a demandas de secretarias municipais e estaduais de eduação, realiza trabalhos de avaliação educacional de língua portuguesa em diferentes modalidades de ensino.

Atualmente, em articulação com o Núcleo de Avaliação e Pesquisa Educacional - NAPE-UFPE, ele desenvolve esse tipo de trabalho no âmbito do projeto "Qualidade da Educação Básica e Avaliação de Rede".

Além disso, o CEEL oferece cursos de especialização e de extensão na área de avaliação, buscando contribuir para a construção da autonomia municipal no campo da avaliação educacional, quer seja na consolidação de núcleos de avaliação, quer na formação de educadores.



2013 © CEEL/UFPE - Centro de Estudos em Educação e Linguagem - Universidade Federal de Pernambuco - Centro de Educação
Rua Acadêmico Hélio Ramos, s/n, Cidade Universitária - CEP: 50740-530. Recife - PE - Brasil Telefone: (81) 2126.8921