Rede Sociais Ceel/UFPE Twiiter Facebook Flick YouTube

  • PROGRAMAS

    Programas de formação de professores da educação básica.

    Ações para treinar professores do Ensino Fundamental Ações para treinar professores do Ensino Fundamental
  • CURSOS/TURMAS

    Cursos para professores das redes municipais e estaduais de ....

    Cursos para professores das redes municipais e estaduais Cursos para professores das redes municipais e estaduais
  • MATERIAIS

    Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos disponibilizadas pode formadores e professores atendidos.

    Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas
  • Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa - PNAIC

    O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é uma iniciativa do Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), que tem como finalidade garantir a alfabetização plena de crianças com até 8 anos de idade em todo o Brasil. Trata-se de um compromisso formal entre instituições de educação superior, secretarias e conselhos estaduais e municipais de educação, cujo eixo principal é a formação continuada de professores alfabetizadores.



    Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife - RELEITURA

    Mediadores de leitura e coordenadores das oito bibliotecas comunitárias que integram a Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife estão entusiasmados com a oportunidade de agregar conhecimentos técnicos; juntar o saber acadêmico ao prazer que os move no trabalho de contribuir para democratizar o acesso ao livro e formar leitores. Numa parceria da REleitura com o Ceel – Centro de Estudos em Educação e Linguagem, do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, está em curso o projeto Formação de Gestores e Mediadores de Leitura.



    Ver todos os programas Ocultar

    Cursos

    Subprojeto Mediadores de Leitura na Escola Mediadores – Lista dos Aprovados:

    PROCESSO SELETIVO
    Subprojeto Mediadores de Leitura na Escola
    Mediadores – Aprovados:

    Fábio Rogério Rodrigues da Silva –15pontos
    Isamar Martins de Santana – 15 pontos
    Maria Betania do Nascimento Andrade – 15 pontos
    Luciana Lima dos Santos – 14,5 pontos
    Adilene Maria Marques Pereira – 14 pontos
    Flávia Messias Lucena Melena – 14 pontos
    Sthefano Santana Souza de Farias – 13 pontos
    Selma Maria de Oliveira – 11 pontos
    Mauro Silva de Souza – 11 pontos



    Turmas



    Ver todos os cursos e turmas Ocultar

    Caderno de apresentação

    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    Caderno 7 - Alfabetização matemática na perspectiva do letramento

    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    Ver todos os programas Ocultar
  • ATUAÇÃO

    Avaliação educacional, assessoria, formação de professores...

    Atuação. Avaliação educacional, assessoria, formação de professores... Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas
  • NOTÍCIAS

    Conheça os critérios de participação dos cursos.

    Turmas. Conheça os critérios de participação dos cursos. Turmas. Conheça os critérios de participação dos cursos.
  • TESES E PESQUISAS / PUBLICAÇÕES

    Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos disponibilizadas..

    Teses e pesquisas.Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos... Teses e pesquisas.Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos...
  • PESQUISA

    O CEEL desenvolve pesquisas relativas ao ensino da língua portuguesa. Dedica-se, sobretudo, a investigar questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem da leitura e da escrita na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e também na Educação de Jovens e Adultos.

    Dentre as temáticas desenvolvidas, destacam-se as relacionadas à alfabetização e ao letramento, cujas abordagens compreendem princípios teórico-metodológicos ligados à psicogênese da escrita, ao letramento e ao enfoque dado à diversidade de gêneros textuais na escola.

    A construção identitária dos docentes e aprendizes é também um tema presente nas investigações dos pesquisadores do CEEL.

    Os projetos vem recebendo financiamento de agências de formento à pesquisa, tai como CNPq e FACEPE.



    FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    No CEEL funciona o Centro de Formação de Professores (CFP) que atua na formação inicial e continuada de professores de Educação Infantil, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, promovendo cursos, oficinas, palestras e debates.

    Diante das constantes mudanças nas concepções de linguagem, aprendizagem e ensino nas últimas décadas e tomando por base uma linha sócio-interacionista de trabalho, o CFP oferece cursos presenciais e semipresenciais visando atender à demanda das secretarias de educação por formação continuada de seus profissionais.



    Ver todos os programas Ocultar

    5º encontro de formação do projeto Mediadores de Leitura na escola e na biblioteca

    O 5º encontro de formação do projeto Mediadores de Leitura na escola e na biblioteca aconteceu no dia 29 de setembro e teve como tema: Protocolos para a reabertura de bibliotecas. Com a participação expressiva de representantes das bibliotecas comunitárias, equipe CEEL e convidados, tivemos frequência recorde de 47 presentes.
    A primeira fala foi da bibliotecária da Releitura, Yasmin Wink Finger que historiou como o conjunto das bibliotecas vinculadas à RNBC formulou procedimentos para retomar suas atividades, seguindo orientações e protocolos de segurança. A orientação é que os espaços só reabram para o público em 2021, mas o compromisso com os leitores é buscar alternativas de mediação de leitura, mesmo sem abrir as bibliotecas. Foram elaboradas 4 normativas para reger a reabertura das bibliotecas: orientações municipais e estaduais; retomada de aulas em escolas públicas; estatísticas sobre a pandemia (número de infectados e óbitos, taxa de ocupação de leitos de UTI); e orientações da Organização Mundial da Saúde. Diante disso, as medidas indicadas são: equipamentos de proteção individual (EPI); orientações de limpeza e higiene do espaço; orientações de higiene pessoal. Propõe-se 4 fases, processuais, para a reabertura, que sejam pautados na ciência e com indicações de cautelas a serem tomadas para garantir a segurança de todos, mediadores e frequentadores das bibliotecas.
    Várias pessoas interagiram com a fala de Yasmin. Rafael Andrade (Biblioteca Popular Coque) afirmou: “Esse protocolo é muito bom mesmo, bem completo. As bibliotecárias da RNBC desenvolveram um trabalho muito bom e tudo baseado no que órgãos de saúde recomendam. É um ótimo documento para combater fake news.”
    A bibliotecária Giane da Paz Silva, coordenadora da biblioteca do Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão da UFPE, foi a segunda expositora da tarde. Além de disponibilizar o link com os protocolos adotados pelas bibliotecas universitárias (https://attena.ufpe.br/bitstream/123456789/37888/1/Bibliotecas%20da%20UFPE%20no%20contexto%20da%20Covid%2019%20%281%29.pdf), Giane compartilhou com o grupo suas reflexões sobre esse momento de pandemia e suas repercussões sobre as bibliotecas. Para ela: “Quem está na biblioteca quer prestar serviço, mas tem que pensar em quem está na outra ponta, quem está sentindo falta da biblioteca. Pessoas que tinham rotinas para estudar, que estão se preparando para o ENEM, estudantes de graduação, de pós e pessoas que usavam a biblioteca como espaço de encontros, de amizade, de conversa”. Com a suspensão das atividades na UFPE em março as bibliotecas iniciaram o debate, com um Plano de Contingência – Grupo de Trabalho, que Giane coordenou, para pensar protocolos de reabertura das unidades que compõem o sistema de bibliotecas universitárias da UFPE. Mesmo sendo sistema, cada biblioteca é diferente e não se conheciam bem. O grupo começou a perceber as diferentes realidades de pessoal, de infraestrutura, de limpeza, equipes. Na preparação do documento tiveram que lidar com o que seria comum, mas sem desconsiderar as especificidades. Segundo Giane: “Para além do protocolo, é importante pensar nas pessoas, como as pessoas vão lidar com essas orientações, considerando como as pessoas estão se sentindo diante da pandemia. Não basta orientar, dar informação, é preciso ver como as pessoas estão recebendo essas orientações, considerando a importância da conscientização diante das novas rotinas que orientam as novas práticas”. Dentre as ações que se mantiveram nesse período de pandemia, a bibliotecária compartilhou a experiência do projeto “Talentos CAV”, que manteve durante a pandemia o compartilhamento de poemas e de outras expressões artísticas de seus usuários. Concluindo, ela disse: “Esse foi um tempo de coletividade, de construção coletiva, de refletir sobre o papel do profissional da informação, pensar para além das paredes da biblioteca. Que o usuário saiba que pode contar conosco, mesmo remotamente. A gente tem que se cuidar para poder receber bem, abrir bem e não com medo porque ele [o usuário] está ali. Retomar e estar feliz de receber os usuários, e que o medo não seja a marca. Esperamos que seja bom para todos. É importante substituir o medo pela alegria de receber quem frequenta as bibliotecas. Nesse período de isolamento social, o que anima as pessoas são as boas leituras, boas músicas, bons vídeos. Pessoas fizeram coisas que o dia a dia normal não permitia: pintaram quadros, plantaram hortas, ligaram para amigos... Tudo é suporte de informação (instrumento de trabalho da biblioteconomia) e é o que está ajudando as pessoas a atravessarem esse período difícil”.
    Dentre os comentários em reação à exposição de Giane, destacamos:
    “Muito legal essa fala de Giane. muito pertinente ao momento crítico de uma falsa normalidade” (Jéssica Evelin Miranda)
    “Adorei sua fala Giane, sua fala é uma realidade de todos e principalmente de quem trabalha dentro dos espaços que estão adoecendo psicológica e emocionalmente. (Maria Betânia, BPC)
    Nosso terceiro convidado, Lourival Pinto, coordenador do Curso de Biblioteconomia da UFPE, destacou em sua fala que não estamos somente pensando nos serviços, mas na relação com as pessoas e lembrou: “Como leitor, sinto que as bibliotecas fazem falta. Estou fazendo nesse período uma atividade com Biblioteca Comunitária Caranguejo Tabaiares, e aproveitei e já fiz minha carteirinha, para poder pegar livros emprestados. Como as bibliotecas fazem falta, protocolos levam em conta várias questões. Além do empréstimo, o que mais faz falta são as ações coletivas”. Em sua intervenção, Lourival também compartilhou a necessidade de revisão no perfil do curso de graduação em Biblioteconomia tornando-o mais voltado para as questões culturais, e, nesse sentido, a biblioteca comunitária e escolar são referências importantes para a formação de novo bibliotecário que esteja voltado a trabalhar com cultura, sociedade, mediações. Para Lourival: “Biblioteca é espaço de encontros, para diversas atividades que beneficiam a comunidade. Lugar de encontro com o livro, entre pessoas, que fazem política, que trocam ideias, pensam em melhorar o mundo. A ação do bibliotecário tem que ir além das técnicas e das tecnologias e pensar na relação com as pessoas, comprometimento com a formação de leitores, aprendizagem informacional, que atendam a demandas da sociedade. Entre a biblioteconomia das pessoas e das coisas, escolham a das pessoas!”. Concluindo, Lourival reafirmou o papel da biblioteca como espaço de informação, de literatura e de apoio social nas comunidades: “Biblioteca faz falta: espaço do leitor literário, espaço de encontros, papel social, local de cuidado do outro. Sempre tem uma pessoa do outro lado, para além da técnica e isso é o essencial na biblioteca”.
    Também registramos comentários à fala de Lourival:
    “Bibliotecas comunitárias com um trabalho extra de cuidados em assistência e promoção social intensos e de muita conscientização. Parabéns!” (Helen Santos, CEEL)
    “Na realidade, não fechamos a biblioteca, deixamos de fazer a linha direta de mediações de leitura, mas outras estão sendo realizadas, atendendo as comunidades. Não abrir a biblioteca é por responsabilidade institucional, mesmo com a saudade e vontade de voltar a atender as crianças e jovens. Nesse período, a biblioteca abriu para um público virtual, que não tinha antes muito investimento”. (Reginaldo Pereira, BCCT)
    “A pandemia é justamente este momento não esperado que afeta a vida de todos nós com incertezas, medos e consequências subjetivas e reais no cotidiano.” (Emília Lins, BC Alto do Moura e CEEL)
    “Pelo visto a atuação se intensificou para abarcar o direito à vida e a socialização de apoio à comunidade do seu entorno”. (Jane Mary Amorim)
    “Biblioteca também como espaço de informação em comunidades que perderam o medo do corona-vírus”. (Isamar Santana, CEPOMA)
    “Só temos a agradecer esse encontro maravilhoso de esclarecimento e preocupação com o outro. A biblioteca fica muito maravilhada por poder fazer parte dessa discussão. Gratidão é a palavra do dia”. (Naide, Biblioteca Caboclo Girassol)
    Apesar do tema proposto para esse encontro, que tratava do “retorno” o que ficou evidente é que de fato, as bibliotecas comunitárias não estão fechadas durante a pandemia, mas tiveram que reorientar suas ações e, em alguma medida ampliaram e diversificaram seu público incluindo com mais intensidade adultos e pessoas fora da comunidade, graças às ações via acesso remoto.
    Reabertura? A biblioteca comunitária não fechou durante a pandemia, ela se reinventou, continuou viva, aproximou-se de novos interagentes e diversificou seu enraizamento comunitário.
    Encerramos ouvindo a leitura e declamação de dois poemas, pelo estudante de biblioteconomia Paulo Sérgio Queiroz:
    Eu queria dizer uma coisa que eu não posso sair dizendo por aí.
    É um segredo que eu guardo, é uma revelação
    Que eu não posso sair dizendo por aí.
    É que eu tenho medo de que as pessoas se desequilibrem delas mesmas.
    Que elas caiam quando eu disser.
    É que eu descobri que a palavra não sabe o que diz.
    A palavra delira. A palavra diz qualquer coisa.
    A verdade é que a palavra, ela mesma, em si própria, não diz nada.
    Quem diz é o acordo estabelecido entre quem fala e quem ouve.
    Quando existe acordo existe comunicação,
    Mas quando esse acordo se quebra ninguém diz mais nada,
    Mesmo usando as mesmas palavras.
    (Viviane Mosé – Revelação, livro Toda Palavra)
    Minha mãe achava estudo a coisa mais fina do mundo. Não é.
    A coisa mais fina do mundo é o sentimento.
    Aquele dia de noite, o pai fazendo serão, ela falou comigo:
    “Coitado, até essa hora no serviço pesado”.
    Arrumou pão e café, deixou tacho no fogo com água quente.
    Não me falou em amor. Essa palavra de luxo.
    (Adelia Prado – Ensinamento)



    “Cuidar de si e do outro: pensando a dimensão humana nas bibliotecas comunitárias”

    Novo encontro da equipe do projeto Mediadores de Leitura na escola e na Biblioteca aconteceu no dia 08 de setembro, de 14 às 16 horas, com a presença de 24 pessoas, sendo representantes de 9 bibliotecas comunitárias, equipe do CEEL e convidados.
    Para tratar do tema “Cuidar de si e do outro: pensando a dimensão humana nas bibliotecas comunitárias”, contamos com a presença da professora Ana Márcia Luna Monteiro, coordenadora do Espaço de Acolhimento do Centro de Educação da UFPE e Hugo Monteiro Ferreira, coordenador do Núcleo do Cuidado Humano, da UFRPE.
    O diálogo teve como foco a dimensão do acolhimento e escuta acolhedora nas bibliotecas comunitárias. A professora Ana Márcia refletiu sobre as categorias: Cuidado, Dignidade e Ética. Ao pensar sobre a biblioteca comunitária, propôs, “Criar novos modos de existência e de relações nos espaços. Cuidado é razão não analítica como forma de resistir ao cinismo e à apatia, com forma de fortalecer delicadeza e encontro.”
    O grupo interagiu com colocações importantes, não apenas na fala, mas nas reflexões escritas no chat, a exemplo do que destacamos a seguir:
    Cuidar se si e do outro e muito importante nesse momento que vivemos atual. (Betânia, BPC)
    Que precioso movimento...lidam com a mobilização das FORÇAS das pessoas e isso toca em algo que é uma das tradições nos cuidados sociais que é a criação de dependências. As práticas integrativas dispõem para a nossa (re) apropriação do corpo e de nossas energias todas. (Vania Silva, BC Poço)
    Na sequência, o professor Hugo argumentou que a violência é construtora do sofrimento emocional e mental e que a contraparte é construir condições para uma “Sociedade cuidadosa”, que seja: acolhedora, que desenvolva a capacidade de gratidão, reconheça as vidas e que seja integrada com os seres vivos e que valoriza a espiritualidade. Sendo assim, propõe: “Sociedade que escuta, que é grata, que reconhece as intersubjetivações e a importância das culturas, da espiritualidade e a amorosidade – no sentido Freireano, de esperançar, de enfrentar a luta pelos direitos.”
    A esse respeito, destacamos também reações no chat:
    As bibliotecas comunitárias têm sido espaço de saúde em uma sociedade adoecida Aquilo que a gente vem discutindo na mediação de leitura... o respeito ao sentido construído pelo outro e a possibilidade de ampliá-los no diálogo. A dimensão da escuta na mediação de leitura, nos espaços das bibliotecas. Lindo isso! Espaço de acolhimento e de saúde das BCs (Ywanoska, CEEL)
    Se as sociedade tem suas instituições marcadas pela lógica das violencias...incluindo as simbólicas , há em seu interior, continuamente, praticas com lógicas de cuidado. Talvez precisemos aprender com estas práticas...os cuidados coletivos de crianças nas comunidades. Estamos encharcados de pessoas junto conosco. (Vania, Biblioteca do Poço)
    Agradeço muito em ouvir todos vocês. Ana Márcia obrigado pelo convite e pelas palavras e por esse Oasis de lucidez que você é. Tati que está assistindo aqui comigo também agradece (Ricardo Guedes, convidado).
    Finalizando as discussões, Carminha (Carmem Lúcia Bandeira) sintetizou nosso sentimento de grupo, agradecendo aos convidados com a frase: vocês cuidaram de nós na tarde de hoje. Que venham mais tardes de cuidados e acolhimentos nesses tempos difíceis, nos quais fazemos questão de ser resistência e existência nessa parceria que nos movimenta.



    Ver todos os programas Ocultar

    Teses e pesquisas

    Os critérios adotados por crianças para avaliar suas professoras

    Autor:JULIANA DE MELO LIMA
    Grau:Mestrado
    Programa:Pós Graduação em Educação - UFPE
    Orientador:Profª Drª Telma Ferraz Leal
    Ano:2011

    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    A narrativa oral literária na educação infantil: quem conta um conto aumenta um ponto

    Autor:ANA NERY BARBOSA DE ARAÚJO
    Grau:Doutorado
    Programa:Pós Graduação em Educação - UFPE
    Orientador:Profª. Drª. Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa
    Ano:2009

    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    Publicações

    Nas trilhas dos gêneros textuais: linguagens em foco

    Autor:Telma Ferraz Leal (Org.)







    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    Jogos de Alfabetização: Manual didático e 10 jogos para você levar para sala de aula

    Autor:Vários







    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações
    Ver todos os programas Ocultar


Inicio Equipe

Equipe

Apoios

Draomiro AguiarVeja  Currículo

Katiane Cibele de SouzaVeja  Currículo

Maria Karla C. Souza

Monica Lopes de Lima Rodrigues

Antonietta David do Amaral CanarioVeja  Currículo

Denize Shirlei da SilvaVeja  Currículo

Luciana Lima dos SantosVeja  Currículo

Associados

Amara Rodrigues de LimaVeja  Currículo

Adriana di Donato ChavesVeja  Currículo

Ana Beatriz Gomes Pimenta de CarvalhoVeja  Currículo

Adriana Letícia Torres da RosaVeja  Currículo

Alexsandro da SilvaVeja  Currículo

Ana Carolina Perrusi Alves BrandãoVeja  Currículo

Ana Catarina dos Santos Pereira CabralVeja  Currículo

Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves PessoaVeja  Currículo

Ana Claudia Ribeiro TavaresVeja  Currículo

Ana Cristina Gomes Da PenhaVeja  Currículo

Ana Laura Barbosa de OliveiraVeja  Currículo

Ana Paula Berford Leão dos Santos BarrosVeja  Currículo

Ana Paula Rufino dos SantosVeja  Currículo

Ana Regina Ferraz VieiraVeja  Currículo

Andréa Tereza Brito FerreiraVeja  Currículo

Angela Paiva DionisioVeja  Currículo

Angela Valéria Alves de LimaVeja  Currículo

Antonio Agostinho da Silva FilhoVeja  Currículo

Artur Gomes de MoraisVeja  Currículo

Auxiliadora Maria Martins da SilvaVeja  Currículo

Barbhara Elyzabeth Souza NascimentoVeja  Currículo

Cancionila CardosoVeja  Currículo

Carlos Antônio Fontenele MourãoVeja  Currículo

Carmi Ferraz SantosVeja  Currículo

Carolina Figueiredo de SáVeja  Currículo

Clécio dos Santos Bunzen JúniorVeja  Currículo

Charles Gomes MartinsVeja  Currículo

Cynthia Cybelle Rodrigues F. PortoVeja  Currículo

Daisinalva Amorim de MoraesVeja  Currículo

Danielle da Mota BastosVeja  Currículo

Dayse Cabral de MouraVeja  Currículo

Dayse Alves PessoaVeja  Currículo

Ana Gabriela de Souza Seal

Ana Maria LimaVeja  Currículo

Ângela Barbosa de SiqueiraVeja  Currículo

Antônio Carlos CardosoVeja  Currículo

Debora Amorim Gomes da Costa MacielVeja  Currículo

Dilian da Rocha CordeiroVeja  Currículo

Djário Dias de AraújoVeja  Currículo

Edla Ferraz Correis de CarvalhoVeja  Currículo

Elaine Cristina Nascimento da SilvaVeja  Currículo

Eliana Borges Correia de AlbuquerqueVeja  Currículo

Elisângela Maria da SilvaVeja  Currículo

Elizabeth MarcuschiVeja  Currículo

Erika Souza VieiraVeja  Currículo

Esmeralda Maria Queiroz de OliveiraVeja  Currículo

Ester Calland de Sousa RosaVeja  Currículo

Ewerton Ávila dos Anjos LunaVeja  Currículo

Fabiana Cristina da SilvaVeja  Currículo

Fabiana da Silva Correia SouzaVeja  Currículo

Fátima Lúcia Soares RibeiroVeja  Currículo

Fátima Soares da SilvaVeja  Currículo

Fernanda Guarany Mendonça LeiteVeja  Currículo

Fernanda Michelle Pereira GirãoVeja  Currículo

Francisca Maura LimaVeja  Currículo

Francisco Eduardo VieiraVeja  Currículo

Gláucia Renata P. do NascimentoVeja  Currículo

Gustavo Henrique da Silva LimaVeja  Currículo

Hérica Karina Cavalcante de LimaVeja  Currículo

Inaldo Firmino SoaresVeja  Currículo

Irenice Bezerra da SilvaVeja  Currículo

Ivanda Maria Martins SilvaVeja  Currículo

Ivane Maria Pedrosa de SouzaVeja  Currículo

Jailze de Oliveira SantosVeja  Currículo

Janice Maria de Lima MartinsVeja  Currículo

Jorge Luís Lira da SilvaVeja  Currículo

José Everaldo dos SantosVeja  Currículo

José Herbertt Neves FlorencioVeja  Currículo

Juliana Maria Lima CoelhoVeja  Currículo

Jurandir Ferreira Dias JúniorVeja  Currículo

Leila Britto de AmorimVeja  Currículo

Leila Nascimento da SilvaVeja  Currículo

Gabriel Lopes de SantanaVeja  Currículo

Fabíola Mônica da Silva GonçalvesVeja  Currículo

Gilvany Maria de MeloVeja  Currículo

Júlio César Fernandes Vila NovaVeja  Currículo

Kátia Maria Barreto da Silva LeiteVeja  Currículo

Lívia SuassunaVeja  Currículo

Luciana Pimentel Fernandes de MeloVeja  Currículo

Madson Góis DinizVeja  Currículo

Magna do Carmo Silva CruzVeja  Currículo

Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo BarbosaVeja  Currículo

Márcia Regina BarbosaVeja  Currículo

Márcia Rodrigues de Souza MendonçaVeja  Currículo

Ywanoska Maria Santos da GamaVeja  Currículo

Viviane Carmem de Arruda DouradoVeja  Currículo

Vinicius Varella FerreiraVeja  Currículo

Tícia Cassiany Ferro CavalcanteVeja  Currículo

Thaís Thalyta da SilvaVeja  Currículo

Telma Ferraz LealVeja  Currículo

Tarciana Pereira da Silva AlmeidaVeja  Currículo

Tânia Maria Soares Bezerra Rios LeiteVeja  Currículo

Renata da Conceição SilveiraVeja  Currículo

Renata Araújo Jatobá de OliveiraVeja  Currículo

Reginaldo Clécio dos SantosVeja  Currículo

Rafaella Asfora Siqueira Campos LimaVeja  Currículo

Priscila Angelina S. da Costa dos SantosVeja  Currículo

Patrícia Batista BezerraVeja  Currículo

Otília Lizete de Oliveira Martins HeinigVeja  Currículo

Normanda da Silva BezerraVeja  Currículo

Míriam Xavier BarbosaVeja  Currículo

Marlene Burégio FreitasVeja  Currículo

Marianne Carvalho Bezerra CavalcanteVeja  Currículo

Marinez Alves da Silva

Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo BarbosaVeja  Currículo

Maria José de Souza Marcolino

Maria Janaina Alencar SampaioVeja  Currículo

Maria Helena Santos DubeuxVeja  Currículo

Maria Emília Lins e SilvaVeja  Currículo

Maria Edi da SilvaVeja  Currículo

Maria do Socorro Alencar Nunes MacedoVeja  Currículo

Maria de Fátima de Oliveira e SilvaVeja  Currículo

Maria Clara Catanho CavalcantiVeja  Currículo

Margareth Brainer de Queiroz LimaVeja  Currículo

Sylvia Regina de Chiaro R. RodriguesVeja  Currículo

Sulanita Bandeira da Cruz SantosVeja  Currículo

Sônia Virgínia Martins PereiraVeja  Currículo

Socorro Barros de AquinoVeja  Currículo

Sirlene Barbosa de SouzaVeja  Currículo

Simone Lindolfo da SilvaVeja  Currículo

Silvia de Sousa Azevedo AragãoVeja  Currículo

Sidney Alexandre da Costa AlvesVeja  Currículo

Siane Góis Cavalcanti RodriguesVeja  Currículo

Shirleide Pereira da Silva CruzVeja  Currículo

Severino Rafael da SilvaVeja  Currículo

Severina Érika Morais Silva GuerraVeja  Currículo

Selma Tânia Lins e SilvaVeja  Currículo

Sandra Patrícia Ataíde FerreiraVeja  Currículo

Sandra Cristina Oliveira da SilvaVeja  Currículo

Roselma da Silva Monteiro GomesVeja  Currículo

Roseane Pereira da SilvaVeja  Currículo

Roseane Nascimento da SilvaVeja  Currículo

Renata da Costa LimaVeja  Currículo

Renata Maria Barros Lessa de AndradeVeja  Currículo

Rielda Karyna de AlbuquerqueVeja  Currículo

Rodrigo L. Castelo Branco Fischer Vieira

Wilma Pastor de Andrade SousaVeja  Currículo

Valeria Suely Simões Barza BezerraVeja  Currículo

Valéria Severina GomesVeja  Currículo

Thelma Panerai AlvesVeja  Currículo

Óscar Emerson Zúñiga MosqueraVeja  Currículo

Magda DezottiVeja  Currículo

Lays Cândido de BarrosVeja  Currículo

Juliana de Melo LimaVeja  Currículo

Maria Aparecida Barbosa da SilvaVeja  Currículo

Júlia Teixeira de Souza

Jessica Albuquerque de MeloVeja  Currículo

Ildo Salvino de LiraVeja  Currículo

Ernani Nunes RibeiroVeja  Currículo

Carmen Lúcia Bizerra Bandeira

Ana Karina Morais de LiraVeja  Currículo

Leandro Wagner de Albuquerque da SilvaVeja  Currículo

Portal

Lúcia Maria de Andrade da Silva CaraúbasVeja  Currículo

Luciana Lima dos SantosVeja  Currículo

Antonietta David do Amaral CanarioVeja  Currículo

Coordenação

Rafaella Asfora Siqueira Campos LimaVeja  Currículo

Maria Emília Lins e SilvaVeja  Currículo

Lúcia Maria de Andrade da Silva CaraúbasVeja  Currículo

Maria Helena Santos DubeuxVeja  Currículo

2013 © CEEL/UFPE - Centro de Estudos em Educação e Linguagem - Universidade Federal de Pernambuco - Centro de Educação
Rua Acadêmico Hélio Ramos, s/n, Cidade Universitária - CEP: 50740-530. Recife - PE - Brasil Telefone: (81) 2126.8921