Programas de formação de professores da educação básica.
Cursos para professores das redes municipais e estaduais de ....
Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos disponibilizadas pode formadores e professores atendidos.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é uma iniciativa do Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), que tem como finalidade garantir a alfabetização plena de crianças com até 8 anos de idade em todo o Brasil. Trata-se de um compromisso formal entre instituições de educação superior, secretarias e conselhos estaduais e municipais de educação, cujo eixo principal é a formação continuada de professores alfabetizadores.
Mediadores de leitura e coordenadores das oito bibliotecas comunitárias que integram a Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife estão entusiasmados com a oportunidade de agregar conhecimentos técnicos; juntar o saber acadêmico ao prazer que os move no trabalho de contribuir para democratizar o acesso ao livro e formar leitores. Numa parceria da REleitura com o Ceel – Centro de Estudos em Educação e Linguagem, do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, está em curso o projeto Formação de Gestores e Mediadores de Leitura.
PROCESSO SELETIVO
Subprojeto Mediadores de Leitura na Escola
Mediadores – Aprovados:
Fábio Rogério Rodrigues da Silva –15pontos
Isamar Martins de Santana – 15 pontos
Maria Betania do Nascimento Andrade – 15 pontos
Luciana Lima dos Santos – 14,5 pontos
Adilene Maria Marques Pereira – 14 pontos
Flávia Messias Lucena Melena – 14 pontos
Sthefano Santana Souza de Farias – 13 pontos
Selma Maria de Oliveira – 11 pontos
Mauro Silva de Souza – 11 pontos
Avaliação educacional, assessoria, formação de professores...
Conheça os critérios de participação dos cursos.
Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos disponibilizadas..
O CEEL desenvolve pesquisas relativas ao ensino da língua portuguesa. Dedica-se, sobretudo, a investigar questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem da leitura e da escrita na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e também na Educação de Jovens e Adultos.
Dentre as temáticas desenvolvidas, destacam-se as relacionadas à alfabetização e ao letramento, cujas abordagens compreendem princípios teórico-metodológicos ligados à psicogênese da escrita, ao letramento e ao enfoque dado à diversidade de gêneros textuais na escola.
A construção identitária dos docentes e aprendizes é também um tema presente nas investigações dos pesquisadores do CEEL.
Os projetos vem recebendo financiamento de agências de formento à pesquisa, tai como CNPq e FACEPE.
No CEEL funciona o Centro de Formação de Professores (CFP) que atua na formação inicial e continuada de professores de Educação Infantil, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, promovendo cursos, oficinas, palestras e debates.
Diante das constantes mudanças nas concepções de linguagem, aprendizagem e ensino nas últimas décadas e tomando por base uma linha sócio-interacionista de trabalho, o CFP oferece cursos presenciais e semipresenciais visando atender à demanda das secretarias de educação por formação continuada de seus profissionais.
Realizar a Feira de Leitura do Centro de Educação da UFPE em tempos de isolamento social foi um grande desafio. Precisou de muita parceria e gerou muitas aprendizagens. As diferentes comissões envolvidas inovaram e fizeram da VII Feira Territórios Interculturais da Leitura uma linda festa e momento de muitos encontros, mesmo com o afastamento físico provocado pela pandemia do Covid-19. A VII Feira ocorreu no período de novembro a dezembro de 2020 e contou com uma programação diversificada, dirigida tanto a adultos quanto a crianças.
Realizamos 11 minicursos, frequentados por mais de 560 participantes, com temáticas variadas e com equipe de formadores composta por vários parceiros, inclusive de outros estados e de Portugal.
Tivemos 11 mesas temáticas, veiculadas pelo canal de YouTube da PROEXC - Pro-reitoria de Extensão e Cultura da UFPE, o que ampliou a possibilidade de acesso à programação, mesmo daqueles que não estiveram presentes no momento da transmissão. Algumas dessas atividades já contam com mais de 350 visualizações...
Foram lançados durante a Feira: o livro A saga de uma Biblioteca Comunitária: castelos, pontes e histórias fiadas em labirinto (comemorativo dos 15 anos da Biblioteca Comunitária Caranguejo Tabaiares), o quarto volume da Revista Literatura e Arte no Ciclo de Alfabetização (disponível nesse portal do CEEL), o sexto volume da publicação Catalogando Ideias (do programa Fica a Dica do Centro de Educação) e o vídeo Existência e Resistência: 20 anos da Biblioteca Multicultural Nascedouro.
A programação do Circuito Infantil brilhou, como sempre, e incluiu 23 vídeos com contações de histórias com crianças e adultos, chamadas bem humoradas para a Feira, mediação de livros e a distribuição de 420 sacolas de leitura para frequentadores das 14 bibliotecas comunitárias envolvidas na Feira. Os vídeos foram amplamente compartilhados nas redes sociais e nas aberturas e encerramentos das lives da programação da Feira. De forma inédita e muito interessante, também foram realizados eventos virtuais síncronos com crianças em uma live e uma oficina online, transmitidas ao vivo pelo YouTube.
Por fim, integramos a programação da VII Feira com os aniversários de 15 anos da Biblioteca Comunitária Caranguejo Tabaiares, com os 20 anos da Biblioteca Multicultural Nascedouro e com duas festas literárias: a do Alto do Moura (4ª FLAL) e do Coque (4ª FELIC).
Aproveitamos os diversos canais disponíveis com as tecnologias digitais, utilizando redes sociais como WhatsApp para fazer circular muitas histórias e leitura. Também estamos com a programação documentada e disponível no Facebook, no Instagram, e no YouTube.
Confira e reviva esses momentos em:
https://www.facebook.com/feiradeleituraceufpe
https://www.instagram.com/feiradeleitura_ufpe/
https://www.youtube.com/results?search_query=Proexc+ufpe
https://www.youtube.com/results?search_query=Feira+de+leitura
Encerramos, com sucesso a primeira etapa da VII Feira Territórios Interculturais da Leitura. Foram 11 minicursos com temas variados, sempre focados na leitura, literatura e bibliotecas. Ao todo foram mais de 500 participantes, estudantes da UFPE, profissionais da educação de diferentes cidades de Pernambuco e de outros estados brasileiros.
Um novo ciclo de atividades será aberto amanhã, dia 03 de dezembro, com a sessão em homenagem à educadora xukuru Roselly Cordeiro, às 19h.
Na sequência, dia 04 teremos mesas e atividades do circuito infantil. Confira detalhes no instagram e facebook da Feira.
Toda a programação será transmitida pelo canal de youtube da Pro-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc-UFPE).
É com muita alegria que divulgamos a live de abertura “Leitura e Resistência indígena”, da VII Feira de Leitura: Territórios interculturais da leitura, que acontecerá no dia 03/12, às 19:00. Não precisa de inscrição prévia. Participe através do link: https://www.youtube.com/watch?v=k82dt3OZ6gk
2013 © CEEL/UFPE - Centro de Estudos em Educação e Linguagem - Universidade Federal de Pernambuco - Centro de Educação
Rua Acadêmico Hélio Ramos, s/n, Cidade Universitária - CEP: 50740-530. Recife - PE - Brasil
Telefone: (81) 2126.8921