Programas de formação de professores da educação básica.
Cursos para professores das redes municipais e estaduais de ....
Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos disponibilizadas pode formadores e professores atendidos.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é uma iniciativa do Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), que tem como finalidade garantir a alfabetização plena de crianças com até 8 anos de idade em todo o Brasil. Trata-se de um compromisso formal entre instituições de educação superior, secretarias e conselhos estaduais e municipais de educação, cujo eixo principal é a formação continuada de professores alfabetizadores.
Mediadores de leitura e coordenadores das oito bibliotecas comunitárias que integram a Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife estão entusiasmados com a oportunidade de agregar conhecimentos técnicos; juntar o saber acadêmico ao prazer que os move no trabalho de contribuir para democratizar o acesso ao livro e formar leitores. Numa parceria da REleitura com o Ceel Centro de Estudos em Educação e Linguagem, do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, está em curso o projeto Formação de Gestores e Mediadores de Leitura.
PROCESSO SELETIVO
Subprojeto Mediadores de Leitura na Escola
Mediadores - Aprovados:
Fábio Rogério Rodrigues da Silva -15pontos
Isamar Martins de Santana - 15 pontos
Maria Betania do Nascimento Andrade - 15 pontos
Luciana Lima dos Santos - 14,5 pontos
Adilene Maria Marques Pereira - 14 pontos
Flávia Messias Lucena Melena - 14 pontos
Sthefano Santana Souza de Farias - 13 pontos
Selma Maria de Oliveira - 11 pontos
Mauro Silva de Souza - 11 pontos
Avaliação educacional, assessoria, formação de professores...
Conheça os critérios de participação dos cursos.
Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos disponibilizadas..
O CEEL desenvolve pesquisas relativas ao ensino da língua portuguesa. Dedica-se, sobretudo, a investigar questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem da leitura e da escrita na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e também na Educação de Jovens e Adultos.
Dentre as temáticas desenvolvidas, destacam-se as relacionadas à alfabetização e ao letramento, cujas abordagens compreendem princípios teórico-metodológicos ligados à psicogênese da escrita, ao letramento e ao enfoque dado à diversidade de gêneros textuais na escola.
A construção identitária dos docentes e aprendizes é também um tema presente nas investigações dos pesquisadores do CEEL.
Os projetos vem recebendo financiamento de agências de formento à pesquisa, tai como CNPq e FACEPE.
No CEEL funciona o Centro de Formação de Professores (CFP) que atua na formação inicial e continuada de professores de Educação Infantil, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, promovendo cursos, oficinas, palestras e debates.
Diante das constantes mudanças nas concepções de linguagem, aprendizagem e ensino nas últimas décadas e tomando por base uma linha sócio-interacionista de trabalho, o CFP oferece cursos presenciais e semipresenciais visando atender à demanda das secretarias de educação por formação continuada de seus profissionais.
RESULTADO DA SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE EXTENSÃO
PROGRAMA: BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS NA UFPE E UFPE NAS BIBLIOTECAS
COMUNITÁRIAS
A assessoria do CEEL ao município de Afogados da Ingazeira surgiu de uma demanda identificada pela professora Wivianne Fonseca, Secretária de Educação: a necessidade de a equipe técnica da Secretaria de Educação refletir sobre o seu papel. A partir dessa demanda, surgiu outra: discutir, de forma democrática, a implantação, implementação e avaliação das políticas educacionais na rede de ensino.
Nesse sentido, o trabalho da assessoria do CEEL tem como objetivos: fortalecer o Sistema de Ensino Municipal em sua política educacional; elaborar o Documento Norteador das Políticas Educacionais de Afogados da Ingazeira, com a equipe técnica da Secretaria de Educação e com as equipes gestoras das unidades educacionais; sistematizar, junto com a equipe técnica, os dados estatísticos da Secretaria de Educação para alimentar o Portal da Secretaria, permitindo à população o controle social das ações planejadas e desenvolvidas.
Para tanto, estão previstos encontros de formações continuadas, oficinas temáticas e seminários com as equipes técnicas da Secretaria de Educação e das unidades escolares, as quais participarão da discussão e elaboração do Documento Norteador das Políticas Educacionais de Afogados da Ingazeira.
A professora Ana Cristina Gomes da Penha vem representando o CEEL nas atividades de assessoria ao município, desde novembro de 2021. No dia 24/02/2022, esteve no município, onde proferiu a palestra "Das políticas educacionais às práticas escolares: educação como direito", e participou do I Encontro com a equipe da Secretaria, durante o qual foram discutidos a importância e o papel da equipe técnica do município, bem como o Projeto sobre o Documento Norteador das Políticas Educacionais de Afogados da Ingazeira.
A instituição dos órgãos colegiados e a elaboração coletiva dos documentos norteadores das práticas gestoras democráticas e educativas, desenvolvidas nas unidades escolares, apontam os rumos da educação do município, imprimindo-lhes a amplitude, relevância e identidade necessárias.
Nessa perspectiva, é importante destacar que as concepções e práticas antiautoritárias, desburocratizadoras e descentralizadoras podem contribuir na construção e configuração da gestão democrática como modo de participação ativa e no sentido de uma educação pública com qualidade social. Esse é o desafio a que se propõe o Município.
Telma Ferraz Leal - (Slides da palestra) - PPT
(Maria Lúcia de Figueirêdo Barbosa)
Integrando a leitura e a produção de textos
( Ana Carolina Perrusi Brandão)
Lívia Suassuna - (Transparências da palestra) - DOC
(Alexandre S. de Freitas)
Maria Lúcia Barbosa (Comunicação apresentada no ENDIPE) - PPT
Editora Brasília
MEC/SEB 2009
ORIENTAÇÕES PARA A INCLUSÃO DA CRIANÇA
DE SEIS ANOS DE IDADE
2º edição
Ed. Brasília
Ano: 2007
1º Edição
Editora: Brasília
Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica
Ano: 2010.
Ano 1 - Unidade 1 - Miolo
Ano 1 - Unidade 2 - Capa
Ano 1 - Unidade 2 - Miolo
Ano 1 - Unidade 3 - Capa
Ano 1 - Unidade 3 - Miolo
Ano 1 - Unidade 4 - Capa
Ano 1 - Unidade 4 - Miolo
Ano 1 - Unidade 5 - Capa
Ano 1 - Unidade 5 - Miolo
Ano 1 - Unidade 6 - Capa
Ano 1 - Unidade 6 - Miolo
Ano 1 - Unidade 7 - Capa
Ano 1 - Unidade 7 - Miolo
Ano 1 - Unidade 8 - Capa
Ano 1 - Unidade 8 - Miolo
Ano 2 - Unidade 1 - Capa
Ano 2 - Unidade 1 - Miolo
Ano 2 - Unidade 2 - Capa
Ano 2 - Unidade 2 - Miolo
Ano 2 - Unidade 3 - Capa
Ano 2 - Unidade 3 - Miolo
Ano 2 - Unidade 3 - Miolo
Ano 2 - Unidade 4 - Capa
Ano 2 - Unidade 4 - Miolo
Ano 2 - Unidade 5 - Capa
Ano 2 - Unidade 5 - Miolo
Ano 2 - Unidade 6 - Capa
Ano 2 - Unidade 6 - Miolo
Ano 2 - Unidade 7 - Capa
Ano 2 - Unidade 7 - Miolo
Ano 2 - Unidade 8 - Capa
Ano 2 - Unidade 8 - Miolo
Ano 3 - Unidade 1 - Capa
Ano 3 - Unidade 1 - Miolo
Ano 3 - Unidade 2 - Capa
Ano 3 - Unidade 2 - Miolo
Ano 3 - Unidade 3 - Capa
Ano 3 - Unidade 3 - Miolo
Ano 3 - Unidade 4 - Capa
Ano 3 - Unidade 4 - Miolo
Ano 3 - Unidade 5 - Capa
Ano 3 - Unidade 5 - Miolo
Ano 3 - Unidade 6 - Capa
Ano 3 - Unidade 6 - Miolo
Ano 3 - Unidade 7 - Capa
Ano 3 - Unidade 7 - Miolo
Ano 3 - Unidade 8 - Capa
Ano 3 - Unidade 8 - Miolo
Apresentação - Capa
Apresentação - Miolo
Caderno Avaliação
Cadernos do Campo - Unidade 1 - Capa
Cadernos do Campo - Unidade 1 - Miolo
Cadernos do Campo - Unidade 2 - Capa
Cadernos do Campo - Unidade 2 - Miolo
Cadernos do Campo - Unidade 3 - Capa
Cadernos do Campo - Unidade 3 - Miolo
Cadernos do Campo - Unidade 4 - Capa
Cadernos do Campo - Unidade 4 - Miolo
Cadernos do Campo - Unidade 5 - Capa
Cadernos do Campo - Unidade 5 - Miolo
Cadernos do Campo - Unidade 6 - Capa
Cadernos do Campo - Unidade 6 - Miolo
Cadernos do Campo - Unidade 7 - Capa
Cadernos do Campo - Unidade 7 - Miolo
Cadernos do Campo - Unidade 8 - Capa
Cadernos do Campo - Unidade 8 - Miolo
Educação Especial - Capa
Educação Especial - Miolo
Formação de Professores - Capa
Formação de Professores - Miolo
Guia do Pró-Letramento
(Ministério da Educação - Secretaria de Educação Básica)
Material de Ensino - Alfabetização e Linguagem
(Ministério da Educação - Secretaria de Educação Básica)
Relatos - Pró-Letramento Rio de Janeiro 2007
(Ceel/UFPE - Leduc/UFRJ)
Cursistas: Lidiane Cristina, Ana Lúcia, Odete, Vanessa, Valdir, Cilene, Verônica e Silivia
(paródia da música Ana Maria, de Santana)
Estou feliz, estou feliz
Pelo curso oferecido
E agradeço
A professora e os colegas
Por estarem juntos,
Nessa bela caminhada
De educadores
Eu aprendi, eu aprendi
Com muita satisfação
E emoção
Que a leitura e a escrita
È importante pra todo cidadão
Dessa nação
Agora tenho informação
Pra ensinar com coração
Os alunos agradecem por ajudar
Na formação
A educação tem solução
Se todos juntos
Fizermos o trabalho
Com dedicação
Cordéis produzidos pelos professores cursistas durante Seminário de Encerramento da formação. Setembro de 2007 .
Formação Continuada no Município de Pombos/PE
Setembro 2007
Coordenação: Kátia Melo
Formadora: Carmi Ferraz
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