Programas de formação de professores da educação básica.
Cursos para professores das redes municipais e estaduais de ....
Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos disponibilizadas pode formadores e professores atendidos.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é uma iniciativa do Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), que tem como finalidade garantir a alfabetização plena de crianças com até 8 anos de idade em todo o Brasil. Trata-se de um compromisso formal entre instituições de educação superior, secretarias e conselhos estaduais e municipais de educação, cujo eixo principal é a formação continuada de professores alfabetizadores.
Mediadores de leitura e coordenadores das oito bibliotecas comunitárias que integram a Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife estão entusiasmados com a oportunidade de agregar conhecimentos técnicos; juntar o saber acadêmico ao prazer que os move no trabalho de contribuir para democratizar o acesso ao livro e formar leitores. Numa parceria da REleitura com o Ceel Centro de Estudos em Educação e Linguagem, do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, está em curso o projeto Formação de Gestores e Mediadores de Leitura.
PROCESSO SELETIVO
Subprojeto Mediadores de Leitura na Escola
Mediadores - Aprovados:
Fábio Rogério Rodrigues da Silva -15pontos
Isamar Martins de Santana - 15 pontos
Maria Betania do Nascimento Andrade - 15 pontos
Luciana Lima dos Santos - 14,5 pontos
Adilene Maria Marques Pereira - 14 pontos
Flávia Messias Lucena Melena - 14 pontos
Sthefano Santana Souza de Farias - 13 pontos
Selma Maria de Oliveira - 11 pontos
Mauro Silva de Souza - 11 pontos
Avaliação educacional, assessoria, formação de professores...
Conheça os critérios de participação dos cursos.
Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos disponibilizadas..
O CEEL desenvolve pesquisas relativas ao ensino da língua portuguesa. Dedica-se, sobretudo, a investigar questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem da leitura e da escrita na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e também na Educação de Jovens e Adultos.
Dentre as temáticas desenvolvidas, destacam-se as relacionadas à alfabetização e ao letramento, cujas abordagens compreendem princípios teórico-metodológicos ligados à psicogênese da escrita, ao letramento e ao enfoque dado à diversidade de gêneros textuais na escola.
A construção identitária dos docentes e aprendizes é também um tema presente nas investigações dos pesquisadores do CEEL.
Os projetos vem recebendo financiamento de agências de formento à pesquisa, tai como CNPq e FACEPE.
No CEEL funciona o Centro de Formação de Professores (CFP) que atua na formação inicial e continuada de professores de Educação Infantil, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, promovendo cursos, oficinas, palestras e debates.
Diante das constantes mudanças nas concepções de linguagem, aprendizagem e ensino nas últimas décadas e tomando por base uma linha sócio-interacionista de trabalho, o CFP oferece cursos presenciais e semipresenciais visando atender à demanda das secretarias de educação por formação continuada de seus profissionais.
Atenção! Amanhã, dia 20/04, encerram-se as inscrições para atuar como apoio ao curso Leitura e escrita na Educação Infantil (LEEI), que faz parte do Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada - Nordeste, coordenado pela equipe do CEEL. Para mais informações acesse o edital 037.3/2024 em: fade.org.br
https://fade.org.br/wp-content/uploads/2024/04/Edital-037_2024.pdf
Imagem colorida de um anúncio gráfico para uma transmissão ao vivo (live) indicado pelo logotipo do YouTube com a palavra "LIVE" que aparece no canto superior esquerdo, o evento é relacionado à educação infantil no Brasil. O texto principal localizado na região superior a linha mediana horizontal do card diz: "COMPROMISSO NACIONAL CRIANÇA ALFABETIZADA - EDUCAÇÃO INFANTIL. LANÇAMENTO NO NORDESTE". O anúncio também indica no canto esquerdo da imagem, a data e hora do evento: "21/03/2024" das "19h às 21h", e onde será transmitido: no "Canal do CEEL @ceelpe" Abaixo do nome do canal de transmissão tem-se a logo do "AVAMEC". No canto direito tem-se a imagem de uma criança com um semblante de curiosidade, a criança é negra, de cabelos encaracolados que vão até a altura da boca, de olhos negros e veste uma camisa branca de gola careca de cor azul e mangas também de cor azul. Na parte inferior do card há logos de associados, incluindo a do "Ministério da Educação" e a do "Governo Federal", e mais duas logos que menciona "Leitura e Escrita na Educação Infantil" e "Compromisso Nacional Criança Alfabetizada". A parte inferior abaixo das logos possui uma faixa decorativa com lápis coloridos, a bandeira do Brasil e alguns símbolos.
Telma Ferraz Leal - (Slides da palestra) - PPT
(Maria Lúcia de Figueirêdo Barbosa)
Integrando a leitura e a produção de textos
( Ana Carolina Perrusi Brandão)
Lívia Suassuna - (Transparências da palestra) - DOC
(Alexandre S. de Freitas)
Maria Lúcia Barbosa (Comunicação apresentada no ENDIPE) - PPT
Editora Brasília
MEC/SEB 2009
ORIENTAÇÕES PARA A INCLUSÃO DA CRIANÇA
DE SEIS ANOS DE IDADE
2º edição
Ed. Brasília
Ano: 2007
1º Edição
Editora: Brasília
Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica
Ano: 2010.
Ano 1 - Unidade 1 - Miolo
Ano 1 - Unidade 2 - Capa
Ano 1 - Unidade 2 - Miolo
Ano 1 - Unidade 3 - Capa
Ano 1 - Unidade 3 - Miolo
Ano 1 - Unidade 4 - Capa
Ano 1 - Unidade 4 - Miolo
Ano 1 - Unidade 5 - Capa
Ano 1 - Unidade 5 - Miolo
Ano 1 - Unidade 6 - Capa
Ano 1 - Unidade 6 - Miolo
Ano 1 - Unidade 7 - Capa
Ano 1 - Unidade 7 - Miolo
Ano 1 - Unidade 8 - Capa
Ano 1 - Unidade 8 - Miolo
Ano 2 - Unidade 1 - Capa
Ano 2 - Unidade 1 - Miolo
Ano 2 - Unidade 2 - Capa
Ano 2 - Unidade 2 - Miolo
Ano 2 - Unidade 3 - Capa
Ano 2 - Unidade 3 - Miolo
Ano 2 - Unidade 3 - Miolo
Ano 2 - Unidade 4 - Capa
Ano 2 - Unidade 4 - Miolo
Ano 2 - Unidade 5 - Capa
Ano 2 - Unidade 5 - Miolo
Ano 2 - Unidade 6 - Capa
Ano 2 - Unidade 6 - Miolo
Ano 2 - Unidade 7 - Capa
Ano 2 - Unidade 7 - Miolo
Ano 2 - Unidade 8 - Capa
Ano 2 - Unidade 8 - Miolo
Ano 3 - Unidade 1 - Capa
Ano 3 - Unidade 1 - Miolo
Ano 3 - Unidade 2 - Capa
Ano 3 - Unidade 2 - Miolo
Ano 3 - Unidade 3 - Capa
Ano 3 - Unidade 3 - Miolo
Ano 3 - Unidade 4 - Capa
Ano 3 - Unidade 4 - Miolo
Ano 3 - Unidade 5 - Capa
Ano 3 - Unidade 5 - Miolo
Ano 3 - Unidade 6 - Capa
Ano 3 - Unidade 6 - Miolo
Ano 3 - Unidade 7 - Capa
Ano 3 - Unidade 7 - Miolo
Ano 3 - Unidade 8 - Capa
Ano 3 - Unidade 8 - Miolo
Apresentação - Capa
Apresentação - Miolo
Caderno Avaliação
Cadernos do Campo - Unidade 1 - Capa
Cadernos do Campo - Unidade 1 - Miolo
Cadernos do Campo - Unidade 2 - Capa
Cadernos do Campo - Unidade 2 - Miolo
Cadernos do Campo - Unidade 3 - Capa
Cadernos do Campo - Unidade 3 - Miolo
Cadernos do Campo - Unidade 4 - Capa
Cadernos do Campo - Unidade 4 - Miolo
Cadernos do Campo - Unidade 5 - Capa
Cadernos do Campo - Unidade 5 - Miolo
Cadernos do Campo - Unidade 6 - Capa
Cadernos do Campo - Unidade 6 - Miolo
Cadernos do Campo - Unidade 7 - Capa
Cadernos do Campo - Unidade 7 - Miolo
Cadernos do Campo - Unidade 8 - Capa
Cadernos do Campo - Unidade 8 - Miolo
Educação Especial - Capa
Educação Especial - Miolo
Formação de Professores - Capa
Formação de Professores - Miolo
Guia do Pró-Letramento
(Ministério da Educação - Secretaria de Educação Básica)
Material de Ensino - Alfabetização e Linguagem
(Ministério da Educação - Secretaria de Educação Básica)
Relatos - Pró-Letramento Rio de Janeiro 2007
(Ceel/UFPE - Leduc/UFRJ)
Cursistas: Lidiane Cristina, Ana Lúcia, Odete, Vanessa, Valdir, Cilene, Verônica e Silivia
(paródia da música Ana Maria, de Santana)
Estou feliz, estou feliz
Pelo curso oferecido
E agradeço
A professora e os colegas
Por estarem juntos,
Nessa bela caminhada
De educadores
Eu aprendi, eu aprendi
Com muita satisfação
E emoção
Que a leitura e a escrita
È importante pra todo cidadão
Dessa nação
Agora tenho informação
Pra ensinar com coração
Os alunos agradecem por ajudar
Na formação
A educação tem solução
Se todos juntos
Fizermos o trabalho
Com dedicação
Cordéis produzidos pelos professores cursistas durante Seminário de Encerramento da formação. Setembro de 2007 .
Formação Continuada no Município de Pombos/PE
Setembro 2007
Coordenação: Kátia Melo
Formadora: Carmi Ferraz
2013 © CEEL/UFPE - Centro de Estudos em Educação e Linguagem - Universidade Federal de Pernambuco - Centro de Educação
Rua Acadêmico Hélio Ramos, s/n, Cidade Universitária - CEP: 50740-530. Recife - PE - Brasil
Telefone: (81) 2126.8921