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  • PROGRAMAS

    Programas de formação de professores da educação básica.

    Ações para treinar professores do Ensino Fundamental Ações para treinar professores do Ensino Fundamental
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    Cursos para professores das redes municipais e estaduais de ....

    Cursos para professores das redes municipais e estaduais Cursos para professores das redes municipais e estaduais
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    Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos disponibilizadas pode formadores e professores atendidos.

    Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas
  • Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa - PNAIC

    O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é uma iniciativa do Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), que tem como finalidade garantir a alfabetização plena de crianças com até 8 anos de idade em todo o Brasil. Trata-se de um compromisso formal entre instituições de educação superior, secretarias e conselhos estaduais e municipais de educação, cujo eixo principal é a formação continuada de professores alfabetizadores.



    Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife - RELEITURA

    Mediadores de leitura e coordenadores das oito bibliotecas comunitárias que integram a Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife estão entusiasmados com a oportunidade de agregar conhecimentos técnicos; juntar o saber acadêmico ao prazer que os move no trabalho de contribuir para democratizar o acesso ao livro e formar leitores. Numa parceria da REleitura com o Ceel Centro de Estudos em Educação e Linguagem, do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, está em curso o projeto Formação de Gestores e Mediadores de Leitura.



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    Cursos

    Subprojeto Mediadores de Leitura na Escola Mediadores - Lista dos Aprovados:

    PROCESSO SELETIVO
    Subprojeto Mediadores de Leitura na Escola
    Mediadores - Aprovados:

    Fábio Rogério Rodrigues da Silva -15pontos
    Isamar Martins de Santana - 15 pontos
    Maria Betania do Nascimento Andrade - 15 pontos
    Luciana Lima dos Santos - 14,5 pontos
    Adilene Maria Marques Pereira - 14 pontos
    Flávia Messias Lucena Melena - 14 pontos
    Sthefano Santana Souza de Farias - 13 pontos
    Selma Maria de Oliveira - 11 pontos
    Mauro Silva de Souza - 11 pontos



    Turmas



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    Caderno de apresentação

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    Caderno 7 - Alfabetização matemática na perspectiva do letramento

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  • ATUAÇÃO

    Avaliação educacional, assessoria, formação de professores...

    Atuação. Avaliação educacional, assessoria, formação de professores... Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas
  • NOTÍCIAS

    Conheça os critérios de participação dos cursos.

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  • TESES E PESQUISAS / PUBLICAÇÕES

    Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos disponibilizadas..

    Teses e pesquisas.Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos... Teses e pesquisas.Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos...
  • PESQUISA

    O CEEL desenvolve pesquisas relativas ao ensino da língua portuguesa. Dedica-se, sobretudo, a investigar questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem da leitura e da escrita na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e também na Educação de Jovens e Adultos.

    Dentre as temáticas desenvolvidas, destacam-se as relacionadas à alfabetização e ao letramento, cujas abordagens compreendem princípios teórico-metodológicos ligados à psicogênese da escrita, ao letramento e ao enfoque dado à diversidade de gêneros textuais na escola.

    A construção identitária dos docentes e aprendizes é também um tema presente nas investigações dos pesquisadores do CEEL.

    Os projetos vem recebendo financiamento de agências de formento à pesquisa, tai como CNPq e FACEPE.



    FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    No CEEL funciona o Centro de Formação de Professores (CFP) que atua na formação inicial e continuada de professores de Educação Infantil, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, promovendo cursos, oficinas, palestras e debates.

    Diante das constantes mudanças nas concepções de linguagem, aprendizagem e ensino nas últimas décadas e tomando por base uma linha sócio-interacionista de trabalho, o CFP oferece cursos presenciais e semipresenciais visando atender à demanda das secretarias de educação por formação continuada de seus profissionais.



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    Acessibilidade comunicacional para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e a biblioteca comunitária

    Em 20 de julho encerramos o primeiro ciclo de encontros formativos do Programa Bibliotecas Comunitárias na UFPE e UFPE nas comunidades. Nesse quarto encontro de 2021, contamos com a participação de 29 pessoas, entre bolsistas do programa de extensão, equipes das bibliotecas comunitárias, equipe do CEEL e convidados. O tema desse encontro foi Acessibilidade comunicacional para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e a biblioteca comunitária, com exposição da professora Rafaella Asfora, membro do programa de Extensão e do CEEL e especialista na área de educação inclusiva.

    A marca dessa formação foi o diálogo, com destaque para as vivências compartilhadas por membros das equipes das bibliotecas sobre pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo nas comunidades e a apresentação de informações trazidas pela palestrante acerca de algumas características que podem explicar alguns comportamentos de pessoas com TEA e orientações sobre como intervir de forma a contribuir para uma maior inclusão social. Todo o debate evidenciou como precisamos encontrar estratégias de comunicação e de socialização para assegurar a participação de pessoas com TEA nos espaços das bibliotecas.

    A mediadora de leitura Isamar Martins, coordenadora da biblioteca do CEPOMA, compartilhou a sua angústia ao receber crianças com TEA, considerando que cada uma pode ter características e demandas muito diferentes. Diante dessa inquietação, Rafaella orientou que o princípio central para abordar a pessoa com TEA é tentar conhecer a criança, quais os seus interesses e questionar: quem é essa criança, o que a motiva, que tema ela gosta? - Esta é a porta de entrada para se comunicar e oferecer coisas que atendam às suas necessidades. Além disso, indicou que é importante tentar evitar estímulos sensoriais que sejam incômodos por sua hipersensibilidade para assim oportunizar que ele se expresse com as habilidades que tem.

    Já Vania Silva, da Biblioteca do Poço da Panela, relatou a convivência com duas crianças que frequentam a biblioteca e ponderou que precisamos nos perguntar que elementos demanda de nós mais atenção para que estejamos mais sensíveis às necessidades de quem vive no espectro autista. Ela nos questionou: Como a gente interage, como são nossos padrões mais usuais? Temos desenvolvido o que Rubens Alves chama de escutatória? - E ponderou: A normatividade pode carregar problemas. Nessa mesma direção Rafaella ressaltou que uma questão central é superar barreiras atitudinais, no sentido de mudar nossas ações e ampliar nossa capacidade de escuta, de valorizar o potencial de cada um, de reconhecer e respeitar a neurodiversidade e estilos cognitivos diferentes. O importante é ter empatia e entender e valorizar a diversidade presente na sociedade.

    Maria Betânia, coordenadora da Biblioteca Popular do Coque chamou a atenção para a necessidade de cuidar das mães de crianças com TEA, que também precisam de ajuda e apoio. A bolsista Emanuelly agregou, ainda, um relato acerca da importância das famílias para assegurar o direito à educação e para que ocorra a recepção das crianças nos ambientes das escolas. As famílias precisam ser vistas como parceiras, conforme argumentou Rafaella e lembrou: Esse tema da relação família-educação, está assegurado nas diretrizes e referências legais, mas falta muitas vezes esse acolhimento e escuta às famílias para orientá-las e apoiar principalmente as mulheres que precisam ser apoiadas. - E concluiu: a grande questão é a necessidade de uma mudança na sociedade para quebrar barreiras para a inclusão de todos. É preciso ouvir e estar atento para o que as pessoas com TEA têm a nos dizer para poder desenvolver atitudes mais inclusivas.

    Como avaliação do encontro, alguns participantes registraram suas impressões no chat:
    Estou adorando pois essas informações são muito importantes para nós que vivemos em espaços com crianças diversas. Como é importante a inclusão dessas crianças nos espaços de leitura.(Betânia, BPC)
    Muito boa essa orientação de olhar a criança pelo que ela tem de habilidades, interesses e não olhando apenas para os limites. (Ester Rosa, CEEL).
    Amei o encontro, Rafa! Conteúdo muito esclarecedor para mim. Gratidão! (Helen Santos, CEEL)
    Obrigada pela palestra maravilhosa, anotei e aprendi muito.(Caroline Evaristo Paraiso da Silva, bolsista de extensão)

    De um modo geral, concluímos que é importante sensibilizar todas as pessoas que frequentam o ambiente da biblioteca para que entendam as diferentes formas de comportamento, ao mesmo tempo em que não discriminem e tenham uma postura mais inclusiva com as pessoas com TEA.
    Como desdobramento desse encontro, a proposta é retomar esse debate em outros encontros de formação e em projetos de intervenção nas bibliotecas.

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    RESULTADO DA SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE EXTENSÃO

    O PROGRAMA: BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS NA UFPE E UFPE NAS BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS PUBLICA O RESULTADO DA SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE EXTENSÃO.

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    Teses e pesquisas

    Os critérios adotados por crianças para avaliar suas professoras

    Autor:JULIANA DE MELO LIMA
    Grau:Mestrado
    Programa:Pós Graduação em Educação - UFPE
    Orientador:Profª Drª Telma Ferraz Leal
    Ano:2011

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    A narrativa oral literária na educação infantil: quem conta um conto aumenta um ponto

    Autor:ANA NERY BARBOSA DE ARAÚJO
    Grau:Doutorado
    Programa:Pós Graduação em Educação - UFPE
    Orientador:Profª. Drª. Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa
    Ano:2009

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    Publicações

    ENSINO DE ORTOGRAFIA: SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS E JOGOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

    Autor:Vários
    Organização:Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves Pessoa
    Ano:2020

    Este livro surge com a proposta de estabelecer um diálogo com professores do Ensino Fundamental sobre o ensino da ortografia e de apresentar sugestões de sequências didáticas e de jogos didáticos para esse ensino.




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    Ensinando com os gêneros textuais

    Autor:Vários







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Notícias

Abertura da Feira de Leitura homenageia educadora Xukuru.

02.12.2020


Live: Abertura da IIV Feira de Leitura: Leitura e Resistência Indígena.
Encerramos, com sucesso a primeira etapa da VII Feira Territórios Interculturais da Leitura. Foram 11 minicursos com temas variados, sempre focados na leitura, literatura e bibliotecas. Ao todo foram mais de 500 participantes, estudantes da UFPE, profissionais da educação de diferentes cidades de Pernambuco e de outros estados brasileiros.
Um novo ciclo de atividades será aberto amanhã, dia 03 de dezembro, com a sessão em homenagem à educadora xukuru Roselly Cordeiro, às 19h.
Na sequência, dia 04 teremos mesas e atividades do circuito infantil. Confira detalhes no instagram e facebook da Feira.
Toda a programação será transmitida pelo canal de youtube da Pro-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc-UFPE).
É com muita alegria que divulgamos a live de abertura Leitura e Resistência indígena, da VII Feira de Leitura: Territórios interculturais da leitura, que acontecerá no dia 03/12, às 19:00. Não precisa de inscrição prévia.


Participe através do link: https://www.youtube.com/watch?v=k82dt3OZ6gk



https://www.youtube.com/watch?v=k82dt3OZ6gk


VII Feira Territórios Interculturais da Leitura -Programação Mesas -Lives

20.11.2020

Neste evento, realizado anualmente, ocorrem momentos diversos com mesas temáticas, rodas de mediação de leitura, diálogo com autores, oficinas temáticas, recital poético, escambo de livros, minicursos, Circuito Infantil e várias atrações associadas ao livro, à biblioteca, à leitura.
Em sua VII edição, tendo em vista as recomendações sanitárias para o período de pandemia, a maior parte da programação será em plataformas virtuais. Confira a programação a seguir e os links em nosso facebook:

Data/Hora: 03/12 19h-20h30m Atividade: Leitura e resistência indígena
- Homenagem a Roselly Cordeiro de Oliveira, educadora Xukuru
Mediação: Reginaldo Pereira (BCCT).

Data/Hora: 04/12 10-12h Atividade: Protocolos de reabertura das bibliotecas e o acolhimento aos leitores em tempos de pandemia.
- Marta Guimarães (Sistema de Bibliotecas Públicas Municipais de Pernambuco),
- Déborah Echeverria (Compaz)
- Giane da Paz Ferreira Silva (Sistema de bibliotecas da UFPE)
- Jaqueline Morais (Rede Mar de Leitores - Rede Nacional de Bibliotecas comunitárias)
Mediação: Lourival Pinto (UFPE)

Data/Hora: 04/12- 15-17h Atividade: Memória e Produção de Acervo na Biblioteca Comunitária.
Lançamento do vídeo documentário 20 ANOS DA BIBLIOTECA MULTICULTURAL NASCEDOURO Coordenação: Rogério Bezerra

Data/Hora: 4/12 -18-19h Atividade: Crianças que contam histórias e suas guardiãs (Circuito Infantil)
Coordenação: Socorro Barros (A Voz na Praça)

Data/Hora: 08/12 -16-17h Atividade: Pássaros e Flores (Circuito infantil)
Oficina com Beta Ferralc, Antônio Cabral e o boneco Ênio.

Data/Hora: 09/12-10h-11h Atividade: Bibliotecas em Pernambuco: identidades e lutas
Nonato Barakah (Biblioteca Comunitária Nova Palmares)
Paulo Mansan (Biblioteca Popular Paulo Freire Armazém do Campo/MST)
Muriel (Biblioteca Comportas)
Mediação: Gabriel Santana (CEEL).

Data/Hora:09/12-16h-17h:30m Atividade: Os jovens e as bibliotecas comunitárias no Brasil com representantes da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias.
Mediação: Clécio Bunzen (CEEL- BC Mangueira da Torre).

Data/Hora:09/12- 19h-20h Atividade: Mulheres e escrita
Maria Alice Amorim (Zanzar)
Tempo partido (Cultura Nordestina)
Mediação: Carminha Bandeira (CEEL)

Data/Hora:10/12 - (a partir das 15h, nas bibliotecas) Atividade: Sacolas de Leitura (Circuito Infantil)
Distribuição de 400 conjuntos de livros, revistinhas, materiais de desenho para frequentadores das 14 bibliotecas comunitárias realizadoras da Feira de Leitura.

Data/Hora: 10/12 19h-20h Atividade:Cotidianos afrodescendentes: uma leitura historiográfica.
Sylvia Costa Couceiro
Doutora em História, Pesquisadora titular do Centro de Estudos da História Brasileira da Fundação Joaquim Nabuco/MEC.
Cibele Barbosa. Historiadora e Pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco.
Mediação: Nadja Tenório (Fundaj)

Data/Hora: 11/12-15h-16h Atividade: Lançamento da Revista Literatura e Arte no Ciclo de Alfabetização n.04.
Catalogando Ideias: Literatura/Fica da dica do CE/UFPE .

Data/Hora: 11/12 -16h-18h Atividade: Lançamento do Programa de Extensão Comunidades na UFPE e UFPE nas comunidades.
Oussama Naouar (Proexc)
Emilia Lins (CEEL)
Reginaldo Pereira e Rafael Andrade (Bibliotecas Comunitárias)
Sarau/Poesia Falada, com Fátima Quintas (Cultura Nordestina)

Data/Hora: 11/12- 19-20:30h Atividade: Mediação de leitura para bebês (4ª FELIC - Festa Literária do Coque)
-Edith Consuelo (BUAP-México)
- Ana Carolina Perrusi Brandão (CEEL/UFPE)
Mediação: Betânia Andrade (BPC)



https://www.facebook.com/feiradeleituraceufpe


VII Feira Territórios Interculturais da Leitura -Programação Minicursos.

19.11.2020

Neste evento, realizado anualmente, ocorrem momentos diversos com mesas temáticas, rodas de mediação de leitura, diálogo com autores, oficinas temáticas, recital poético, escambo de livros, minicursos, Circuito Infantil e várias atrações associadas ao livro, à biblioteca, à leitura.
Em sua VII edição, tendo em vista as recomendações sanitárias para o período de pandemia, a maior parte da programação será em plataformas virtuais. Confira a programação a seguir e os links em nosso facebook:

Durante os dias 24 de novembro a 01 de dezembro de 2020

Data/Hora 24/11 -16h às 18h MINICURSO: Literatura infantil contemporânea -Ministrante(s):Cíntia Barreto- Universidade Candido Mendes -UCAM/RJ

Data/Hora- 25/11- 10h às 12h MINICURSO: O Projeto Político Pedagógico e a prática interdisciplinar da escola Xukuru Ministrante(s):Eduardo Feitoza-COPIXO: Conselho de Professores Indígenas Xukuru do Ororubá.

Data/Hora- 25/11 15h às 17h MINICURSO: Animais na biblioteca a representação animal na ilustração infantil contemporânea Ministrante(s): Rodrigo Fischer -CEEL SEE PE Usina de Imagens.

Data/Hora-26/11 14h às 16h MINICURSO: Leitura e surdez: mediação através das mãos Ministrante(s): Luís Gustavo Paz,
Yanna Porcino.-Centro de Artes e Comunicação CAC/UFPE.

Data/Hora-26/11 14h às 16h MINICURSO: O protagonismo negro na literatura para infância: escritoras/escritores e personagens .Ministrante(s): Eliane Debus-Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC LITERALISE

Data/Hora-26/11 -19h30 às 21h MINICURSO: Poesia para a infância Ministrante(s): Leo Cunha.-ECAM - Universidade Candido Mendes / PUC-Minas .

Data/Hora:27/11 10h às 12h MINICURSO: Literatura juvenil Pernambucana Ministrante(s): Severino Rodrigues -Instituto Federal de Pernambuco/IFPE Campus Barreiros

Data/Hora:27/11 14h às 16h MINICURSO: Agradar e tocar: algumas notas para uma caracterização do livro-brinquedo Ministrante(s): Diana Maria Martins- Universidade do Minho Portugal.

Data/Hora:27/11 16h às 18h MINICURSO: Palavra e Imagem na Escrita
Ministrante(s):Sidney Nicéas- Escritor.

Data/Hora: 30/11 17h às 19h MINICURSO: Escrita literária Ministrante(s):Paulo Caldas- Escritor.

Data/Hora:01/12 09h às 11h MINICURSO: Ler na bebeteca: livros literários e mediação Ministrante(s):Renata Junqueira -Universidade Estadual Paulista/ UNESP - CELLIJ.



https://www.facebook.com/feiradeleituraceufpe


VII Feira Territórios Interculturais da Leitura

19.11.2020


VII Feira Territórios Interculturais da Leitura
A VII Feira Territórios Interculturais da Leitura é uma realização do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL), em parceria com a Releitura - Rede de Bibliotecas Comunitárias, a Biblioteca Comunitária Caranguejo Tabaiares, a Biblioteca Comunitária do Alto do Moura, a Biblioteca Comunitária Mangueira da Torre e a Biblioteca Comunitária Heleno Veríssimo (Comportas). O evento é realizado em parceria com alguns setores da Universidade Federal de Pernambuco (Núcleo de Acessibilidade/NACE; Biblioteca Setorial do Centro de Educação, Pro-reitoria de Extensão e Cultura), com o Sistema de Bibliotecas Públicas Municipais de Pernambuco e com parceiros da sociedade civil (CEPE, Cultura Nordestina, Fundaj, A Voz da Praça, Peixe Beta) e no formato remoto, com atividades distribuídas no período de 24 de novembro a 11 de dezembro de 2020.
Neste evento, realizado anualmente, ocorrem momentos diversos com mesas temáticas, rodas de mediação de leitura, diálogo com autores, oficinas temáticas, recital poético, escambo de livros, minicursos, Circuito Infantil e várias atrações associadas ao livro, à biblioteca, à leitura.






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