Notícias- Centro de Estudos em Educação e Linguagem
Rede Sociais Ceel/UFPE

  • PROGRAMAS

    Programas de formação de professores da educação básica.

    Ações para treinar professores do Ensino Fundamental Ações para treinar professores do Ensino Fundamental
  • CURSOS/TURMAS

    Cursos para professores das redes municipais e estaduais de ....

    Cursos para professores das redes municipais e estaduais Cursos para professores das redes municipais e estaduais
  • MATERIAIS

    Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos disponibilizadas pode formadores e professores atendidos.

    Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas
  • Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa - PNAIC

    O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é uma iniciativa do Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), que tem como finalidade garantir a alfabetização plena de crianças com até 8 anos de idade em todo o Brasil. Trata-se de um compromisso formal entre instituições de educação superior, secretarias e conselhos estaduais e municipais de educação, cujo eixo principal é a formação continuada de professores alfabetizadores.



    Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife - RELEITURA

    Mediadores de leitura e coordenadores das oito bibliotecas comunitárias que integram a Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife estão entusiasmados com a oportunidade de agregar conhecimentos técnicos; juntar o saber acadêmico ao prazer que os move no trabalho de contribuir para democratizar o acesso ao livro e formar leitores. Numa parceria da REleitura com o Ceel – Centro de Estudos em Educação e Linguagem, do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, está em curso o projeto Formação de Gestores e Mediadores de Leitura.



    Ver todos os programas Ocultar

    Cursos

    Subprojeto Mediadores de Leitura na Escola Mediadores - Lista dos Aprovados:

    PROCESSO SELETIVO
    Subprojeto Mediadores de Leitura na Escola
    Mediadores - Aprovados:

    Fábio Rogério Rodrigues da Silva -15pontos
    Isamar Martins de Santana - 15 pontos
    Maria Betania do Nascimento Andrade - 15 pontos
    Luciana Lima dos Santos - 14,5 pontos
    Adilene Maria Marques Pereira - 14 pontos
    Flávia Messias Lucena Melena - 14 pontos
    Sthefano Santana Souza de Farias - 13 pontos
    Selma Maria de Oliveira - 11 pontos
    Mauro Silva de Souza - 11 pontos



    Turmas



    Ver todos os cursos e turmas Ocultar

    Caderno de apresentação

    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    Caderno 7 - Alfabetização matemática na perspectiva do letramento

    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    Ver todos os programas Ocultar
  • ATUAÇÃO

    Avaliação educacional, assessoria, formação de professores...

    Atuação. Avaliação educacional, assessoria, formação de professores... Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas
  • NOTÍCIAS

    Conheça os critérios de participação dos cursos.

    Turmas. Conheça os critérios de participação dos cursos. Turmas. Conheça os critérios de participação dos cursos.
  • TESES E PESQUISAS / PUBLICAÇÕES

    Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos disponibilizadas..

    Teses e pesquisas.Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos... Teses e pesquisas.Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos...
  • PESQUISA

    O CEEL desenvolve pesquisas relativas ao ensino da língua portuguesa. Dedica-se, sobretudo, a investigar questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem da leitura e da escrita na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e também na Educação de Jovens e Adultos.

    Dentre as temáticas desenvolvidas, destacam-se as relacionadas à alfabetização e ao letramento, cujas abordagens compreendem princípios teórico-metodológicos ligados à psicogênese da escrita, ao letramento e ao enfoque dado à diversidade de gêneros textuais na escola.

    A construção identitária dos docentes e aprendizes é também um tema presente nas investigações dos pesquisadores do CEEL.

    Os projetos vem recebendo financiamento de agências de formento à pesquisa, tai como CNPq e FACEPE.



    FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    No CEEL funciona o Centro de Formação de Professores (CFP) que atua na formação inicial e continuada de professores de Educação Infantil, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, promovendo cursos, oficinas, palestras e debates.

    Diante das constantes mudanças nas concepções de linguagem, aprendizagem e ensino nas últimas décadas e tomando por base uma linha sócio-interacionista de trabalho, o CFP oferece cursos presenciais e semipresenciais visando atender à demanda das secretarias de educação por formação continuada de seus profissionais.



    Ver todos os programas Ocultar

    Estágio em projeto coordenado pelo CEEL

    Atenção! Amanhã, dia 20/04, encerram-se as inscrições para atuar como apoio ao curso Leitura e escrita na Educação Infantil (LEEI), que faz parte do Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada - Nordeste, coordenado pela equipe do CEEL. Para mais informações acesse o edital 037.3/2024 em: fade.org.br
    https://fade.org.br/wp-content/uploads/2024/04/Edital-037_2024.pdf



    Live: Compromisso Nacional Criança Alfabetizada Educação Infantil - Lançamento no Nordeste

    Imagem colorida de um anúncio gráfico para uma transmissão ao vivo (live) indicado pelo logotipo do YouTube com a palavra "LIVE" que aparece no canto superior esquerdo, o evento é relacionado à educação infantil no Brasil. O texto principal localizado na região superior a linha mediana horizontal do card diz: "COMPROMISSO NACIONAL CRIANÇA ALFABETIZADA - EDUCAÇÃO INFANTIL. LANÇAMENTO NO NORDESTE". O anúncio também indica no canto esquerdo da imagem, a data e hora do evento: "21/03/2024" das "19h às 21h", e onde será transmitido: no "Canal do CEEL @ceelpe" Abaixo do nome do canal de transmissão tem-se a logo do "AVAMEC". No canto direito tem-se a imagem de uma criança com um semblante de curiosidade, a criança é negra, de cabelos encaracolados que vão até a altura da boca, de olhos negros e veste uma camisa branca de gola careca de cor azul e mangas também de cor azul. Na parte inferior do card há logos de associados, incluindo a do "Ministério da Educação" e a do "Governo Federal", e mais duas logos que menciona "Leitura e Escrita na Educação Infantil" e "Compromisso Nacional Criança Alfabetizada". A parte inferior abaixo das logos possui uma faixa decorativa com lápis coloridos, a bandeira do Brasil e alguns símbolos.



    Ver todos os programas Ocultar

    Teses e pesquisas

    Publicações

    CICLO DE PALESTRAS Vol.2

    Autor:Magna do Carmo Silva; Rute Elizabete de Souza
    Editora:Edufpe
    ISBN:978-85-415-0998-5
    Ano:2018

    O Livro que apresentamos aqui é um dos produtos do Ciclo de Palestras realizado como subprojeto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), Vivenciado de março de 2014 a março de 2015.




    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    Revista Literatura e Arte no Ciclo de Alfabetização - #7 Ano 2023

    Autor:Vários
    Organização:Beatriz de Barros de melo e Silva Ester Rosa Maria Helena Santos Dubeux Telma Ferraz Leal
    Ano:2023






    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações
    Ver todos os programas Ocultar


Inicio Notícias

Notícias

Carta do CEEL-UFPE a Emilia Ferreiro em 27.08.2023

28.08.2023


Querida Emilia Ferreiro,
Que pena que você partiu para outro plano!
Mas, em lugar de apenas sofrer e lamentar essa viagem repentina, viemos aqui lhe dizer que, sim, você continuará muito presente entre nós. E viemos agradecer o muito que temos aprendido com você, há mais de quatro décadas.
Nós, que fazemos o CEEL-UFPE, graças ao fato de estarmos em Recife, onde nos anos 1970 já havia um Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, tivemos o privilégio de conhecer sua obra seminal, Los Sistemas de Escritura en el Desarrollo del Niño, escrita com nossa outra Mestra, Ana Teberosky, logo após sua publicação. Que encantamento! As fotocópias do texto original eram "devoradas" e as situações de escrita espontânea, que aqui replicávamos, nos deixavam seguros de que uma outra "revolução copernicana" começava...
Com você pudemos lutar pela superação de uma visão adultocêntrica e empirista, que reduzia o aprendiz de escrita a mero receptor de informações padronizadas sobre letras e sons. Uma criança, jovem ou adulto, cuja única tarefa seria repetir, repetir muito, até ser capaz de reproduzir, sem falhas, o modelo que recebeu pronto. É doloroso ver que, nos últimos anos, sob o pretexto de usar "evidências científicas", vendedores de métodos fônicos queiram nos fazer retroceder à era anterior à sua Teoria da Psicogênese da Escrita...
Falhas... erros... Com você aprendemos a olhar do outro lado do espelho e ver que, por trás do que até então os adultos julgavam mero e preocupante "erro", havia pensamento, evolução e ótimos indicadores do que precisamos fazer para ajudar o aprendiz a avançar.
Com você aprendemos que o processo de imersão na cultura escrita começa bem antes do primeiro dia do ano letivo que chamamos de "alfabetização". Que as crianças não pedem licença para pensar e aprender... que existe todo um processo de compreensão da escrita alfabética, quase invisível, se só deixarmos meninas e meninos recitarem cantilenas ou copiarem em silêncio.
Com você aprendemos que alfabetizadoras(es) - e educadoras(es) em geral- têm todo o direito (e necessidade) de estudar sempre, de partilhar conhecimentos e dúvidas, de viver essa prazerosa aventura de profissionalização, que é a formação continuada, pela qual ainda temos tanto por reivindicar...
E, desde cedo, você nos ensinou que teoria, didática e ação política andam juntas, sobretudo nesses países da América Latina que, felizmente, começam a ser chamados de "Sul Global" e nos quais há ainda tanta desigualdade a ser superada.
Obrigado, Mestra! Este tem sido um ano duro, você sabe. Antes de você, demos adeus a Magda Soares e a Ana Teberosky, suas colegas. Vocês três têm sido nossas referências especiais!
Querida Emilia, aqui ficamos, prometendo seguir essa bela peleja que é a luta por escolas, alfabetizandos e professores mais felizes. Muito obrigado por tudo que nos ensinou e ensina!

Equipe do CEEL-UFPE






Lançamento da coleção heterogeneidade nas práticas de Alfabetização

21.08.2023


Dia 22/08/2023 ocorrerá no Centro de Educação da UFPE o lançamento da coleção "Heterogeneidade nas práticas de Alfabetização". A coleção é composta por 3 volumes com um total de 21 capítulos.
Você é nosso convidado nesse evento.
Inscrições no local.
Confere declaração.






Resultado da seleção de bolsistas para o programa de extensão: Biliotecas Comunitárias na UFPE e UFPE nas Bibliotecas Comunitárias.

10.08.2023

Em anexo resultado corrigido



2023_Lista Aprovados Seleção Bolsista




Resultado da seleção de bolsistas para o programa de extensão: Biliotecas Comunitárias na UFPE e UFPE nas Bibliotecas Comunitárias.

04.08.2023

Resultado da seleção de bolsistas de extensão em anexo.






2013 © CEEL/UFPE - Centro de Estudos em Educação e Linguagem - Universidade Federal de Pernambuco - Centro de Educação
Rua Acadêmico Hélio Ramos, s/n, Cidade Universitária - CEP: 50740-530. Recife - PE - Brasil Telefone: (81) 2126.8921