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    O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é uma iniciativa do Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), que tem como finalidade garantir a alfabetização plena de crianças com até 8 anos de idade em todo o Brasil. Trata-se de um compromisso formal entre instituições de educação superior, secretarias e conselhos estaduais e municipais de educação, cujo eixo principal é a formação continuada de professores alfabetizadores.



    Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife - RELEITURA

    Mediadores de leitura e coordenadores das oito bibliotecas comunitárias que integram a Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife estão entusiasmados com a oportunidade de agregar conhecimentos técnicos; juntar o saber acadêmico ao prazer que os move no trabalho de contribuir para democratizar o acesso ao livro e formar leitores. Numa parceria da REleitura com o Ceel Centro de Estudos em Educação e Linguagem, do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, está em curso o projeto Formação de Gestores e Mediadores de Leitura.



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    Cursos

    Subprojeto Mediadores de Leitura na Escola Mediadores - Lista dos Aprovados:

    PROCESSO SELETIVO
    Subprojeto Mediadores de Leitura na Escola
    Mediadores - Aprovados:

    Fábio Rogério Rodrigues da Silva -15pontos
    Isamar Martins de Santana - 15 pontos
    Maria Betania do Nascimento Andrade - 15 pontos
    Luciana Lima dos Santos - 14,5 pontos
    Adilene Maria Marques Pereira - 14 pontos
    Flávia Messias Lucena Melena - 14 pontos
    Sthefano Santana Souza de Farias - 13 pontos
    Selma Maria de Oliveira - 11 pontos
    Mauro Silva de Souza - 11 pontos



    Turmas



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    Caderno de apresentação

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    Caderno 7 - Alfabetização matemática na perspectiva do letramento

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    Avaliação educacional, assessoria, formação de professores...

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  • PESQUISA

    O CEEL desenvolve pesquisas relativas ao ensino da língua portuguesa. Dedica-se, sobretudo, a investigar questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem da leitura e da escrita na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e também na Educação de Jovens e Adultos.

    Dentre as temáticas desenvolvidas, destacam-se as relacionadas à alfabetização e ao letramento, cujas abordagens compreendem princípios teórico-metodológicos ligados à psicogênese da escrita, ao letramento e ao enfoque dado à diversidade de gêneros textuais na escola.

    A construção identitária dos docentes e aprendizes é também um tema presente nas investigações dos pesquisadores do CEEL.

    Os projetos vem recebendo financiamento de agências de formento à pesquisa, tai como CNPq e FACEPE.



    FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    No CEEL funciona o Centro de Formação de Professores (CFP) que atua na formação inicial e continuada de professores de Educação Infantil, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, promovendo cursos, oficinas, palestras e debates.

    Diante das constantes mudanças nas concepções de linguagem, aprendizagem e ensino nas últimas décadas e tomando por base uma linha sócio-interacionista de trabalho, o CFP oferece cursos presenciais e semipresenciais visando atender à demanda das secretarias de educação por formação continuada de seus profissionais.



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    RESULTADO DA SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE EXTENSÃO

    O PROGRAMA: BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS NA UFPE E UFPE NAS BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS PUBLICA O RESULTADO DA SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE EXTENSÃO.

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    EDITAL SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE EXTENSÃO PROGRAMA: BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS NA UFPE E UFPE NAS BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS

    SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE EXTENSÃO PROGRAMA: BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS NA UFPE E UFPE NAS BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS.

    Período de seleção:
    - Inscrições: 18/03/2021 a 25/03/2021
    - Resultado: 30/03/2021
    - Início das atividades de estágio: 06/04/2021

    Maiores informações e Inscrições no Edital em anexo.

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    Teses e pesquisas

    Os critérios adotados por crianças para avaliar suas professoras

    Autor:JULIANA DE MELO LIMA
    Grau:Mestrado
    Programa:Pós Graduação em Educação - UFPE
    Orientador:Profª Drª Telma Ferraz Leal
    Ano:2011

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    A narrativa oral literária na educação infantil: quem conta um conto aumenta um ponto

    Autor:ANA NERY BARBOSA DE ARAÚJO
    Grau:Doutorado
    Programa:Pós Graduação em Educação - UFPE
    Orientador:Profª. Drª. Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa
    Ano:2009

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    Publicações

    Revista Literatura e Arte no Ciclo de Alfabetização, #4, Ano 2020

    Revista #4, Ano 2020

    Autor:Beatriz de Barros de Melo e Silva; Carminha Bandeira; Clécio Bunzen; Cida Fernandez; Elis Araújo; Érika Montenegro; Ester C. S. Rosa; Daniel Pereira ;Maria das Graças Vital de Melo ;Maria de Fátima da Conceiç&
    Organização:Beatriz de Barros de Melo e Silva; Ester Calland de Sousa Rosa; Maria Helena Santos Dubeux; Telma Ferraz Leal.
    ISBN:ISSN 2595-6086
    Ano:2017






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    Aprender e Brincar na Alfabetização: Sequências Didáticas para Crianças (Manual do Professor)

    Autor:Telma Ferraz Leal (Org.)
    Editora:Universitária-UFPE
    Ano:2021






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Notícias

VII Feira Territórios Interculturais da Leitura -Programação Mesas -Lives

20.11.2020

Neste evento, realizado anualmente, ocorrem momentos diversos com mesas temáticas, rodas de mediação de leitura, diálogo com autores, oficinas temáticas, recital poético, escambo de livros, minicursos, Circuito Infantil e várias atrações associadas ao livro, à biblioteca, à leitura.
Em sua VII edição, tendo em vista as recomendações sanitárias para o período de pandemia, a maior parte da programação será em plataformas virtuais. Confira a programação a seguir e os links em nosso facebook:

Data/Hora: 03/12 19h-20h30m Atividade: Leitura e resistência indígena
- Homenagem a Roselly Cordeiro de Oliveira, educadora Xukuru
Mediação: Reginaldo Pereira (BCCT).

Data/Hora: 04/12 10-12h Atividade: Protocolos de reabertura das bibliotecas e o acolhimento aos leitores em tempos de pandemia.
- Marta Guimarães (Sistema de Bibliotecas Públicas Municipais de Pernambuco),
- Déborah Echeverria (Compaz)
- Giane da Paz Ferreira Silva (Sistema de bibliotecas da UFPE)
- Jaqueline Morais (Rede Mar de Leitores - Rede Nacional de Bibliotecas comunitárias)
Mediação: Lourival Pinto (UFPE)

Data/Hora: 04/12- 15-17h Atividade: Memória e Produção de Acervo na Biblioteca Comunitária.
Lançamento do vídeo documentário 20 ANOS DA BIBLIOTECA MULTICULTURAL NASCEDOURO Coordenação: Rogério Bezerra

Data/Hora: 4/12 -18-19h Atividade: Crianças que contam histórias e suas guardiãs (Circuito Infantil)
Coordenação: Socorro Barros (A Voz na Praça)

Data/Hora: 08/12 -16-17h Atividade: Pássaros e Flores (Circuito infantil)
Oficina com Beta Ferralc, Antônio Cabral e o boneco Ênio.

Data/Hora: 09/12-10h-11h Atividade: Bibliotecas em Pernambuco: identidades e lutas
Nonato Barakah (Biblioteca Comunitária Nova Palmares)
Paulo Mansan (Biblioteca Popular Paulo Freire Armazém do Campo/MST)
Muriel (Biblioteca Comportas)
Mediação: Gabriel Santana (CEEL).

Data/Hora:09/12-16h-17h:30m Atividade: Os jovens e as bibliotecas comunitárias no Brasil com representantes da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias.
Mediação: Clécio Bunzen (CEEL- BC Mangueira da Torre).

Data/Hora:09/12- 19h-20h Atividade: Mulheres e escrita
Maria Alice Amorim (Zanzar)
Tempo partido (Cultura Nordestina)
Mediação: Carminha Bandeira (CEEL)

Data/Hora:10/12 - (a partir das 15h, nas bibliotecas) Atividade: Sacolas de Leitura (Circuito Infantil)
Distribuição de 400 conjuntos de livros, revistinhas, materiais de desenho para frequentadores das 14 bibliotecas comunitárias realizadoras da Feira de Leitura.

Data/Hora: 10/12 19h-20h Atividade:Cotidianos afrodescendentes: uma leitura historiográfica.
Sylvia Costa Couceiro
Doutora em História, Pesquisadora titular do Centro de Estudos da História Brasileira da Fundação Joaquim Nabuco/MEC.
Cibele Barbosa. Historiadora e Pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco.
Mediação: Nadja Tenório (Fundaj)

Data/Hora: 11/12-15h-16h Atividade: Lançamento da Revista Literatura e Arte no Ciclo de Alfabetização n.04.
Catalogando Ideias: Literatura/Fica da dica do CE/UFPE .

Data/Hora: 11/12 -16h-18h Atividade: Lançamento do Programa de Extensão Comunidades na UFPE e UFPE nas comunidades.
Oussama Naouar (Proexc)
Emilia Lins (CEEL)
Reginaldo Pereira e Rafael Andrade (Bibliotecas Comunitárias)
Sarau/Poesia Falada, com Fátima Quintas (Cultura Nordestina)

Data/Hora: 11/12- 19-20:30h Atividade: Mediação de leitura para bebês (4ª FELIC - Festa Literária do Coque)
-Edith Consuelo (BUAP-México)
- Ana Carolina Perrusi Brandão (CEEL/UFPE)
Mediação: Betânia Andrade (BPC)



https://www.facebook.com/feiradeleituraceufpe


VII Feira Territórios Interculturais da Leitura -Programação Minicursos.

19.11.2020

Neste evento, realizado anualmente, ocorrem momentos diversos com mesas temáticas, rodas de mediação de leitura, diálogo com autores, oficinas temáticas, recital poético, escambo de livros, minicursos, Circuito Infantil e várias atrações associadas ao livro, à biblioteca, à leitura.
Em sua VII edição, tendo em vista as recomendações sanitárias para o período de pandemia, a maior parte da programação será em plataformas virtuais. Confira a programação a seguir e os links em nosso facebook:

Durante os dias 24 de novembro a 01 de dezembro de 2020

Data/Hora 24/11 -16h às 18h MINICURSO: Literatura infantil contemporânea -Ministrante(s):Cíntia Barreto- Universidade Candido Mendes -UCAM/RJ

Data/Hora- 25/11- 10h às 12h MINICURSO: O Projeto Político Pedagógico e a prática interdisciplinar da escola Xukuru Ministrante(s):Eduardo Feitoza-COPIXO: Conselho de Professores Indígenas Xukuru do Ororubá.

Data/Hora- 25/11 15h às 17h MINICURSO: Animais na biblioteca a representação animal na ilustração infantil contemporânea Ministrante(s): Rodrigo Fischer -CEEL SEE PE Usina de Imagens.

Data/Hora-26/11 14h às 16h MINICURSO: Leitura e surdez: mediação através das mãos Ministrante(s): Luís Gustavo Paz,
Yanna Porcino.-Centro de Artes e Comunicação CAC/UFPE.

Data/Hora-26/11 14h às 16h MINICURSO: O protagonismo negro na literatura para infância: escritoras/escritores e personagens .Ministrante(s): Eliane Debus-Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC LITERALISE

Data/Hora-26/11 -19h30 às 21h MINICURSO: Poesia para a infância Ministrante(s): Leo Cunha.-ECAM - Universidade Candido Mendes / PUC-Minas .

Data/Hora:27/11 10h às 12h MINICURSO: Literatura juvenil Pernambucana Ministrante(s): Severino Rodrigues -Instituto Federal de Pernambuco/IFPE Campus Barreiros

Data/Hora:27/11 14h às 16h MINICURSO: Agradar e tocar: algumas notas para uma caracterização do livro-brinquedo Ministrante(s): Diana Maria Martins- Universidade do Minho Portugal.

Data/Hora:27/11 16h às 18h MINICURSO: Palavra e Imagem na Escrita
Ministrante(s):Sidney Nicéas- Escritor.

Data/Hora: 30/11 17h às 19h MINICURSO: Escrita literária Ministrante(s):Paulo Caldas- Escritor.

Data/Hora:01/12 09h às 11h MINICURSO: Ler na bebeteca: livros literários e mediação Ministrante(s):Renata Junqueira -Universidade Estadual Paulista/ UNESP - CELLIJ.



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VII Feira Territórios Interculturais da Leitura

19.11.2020


VII Feira Territórios Interculturais da Leitura
A VII Feira Territórios Interculturais da Leitura é uma realização do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL), em parceria com a Releitura - Rede de Bibliotecas Comunitárias, a Biblioteca Comunitária Caranguejo Tabaiares, a Biblioteca Comunitária do Alto do Moura, a Biblioteca Comunitária Mangueira da Torre e a Biblioteca Comunitária Heleno Veríssimo (Comportas). O evento é realizado em parceria com alguns setores da Universidade Federal de Pernambuco (Núcleo de Acessibilidade/NACE; Biblioteca Setorial do Centro de Educação, Pro-reitoria de Extensão e Cultura), com o Sistema de Bibliotecas Públicas Municipais de Pernambuco e com parceiros da sociedade civil (CEPE, Cultura Nordestina, Fundaj, A Voz da Praça, Peixe Beta) e no formato remoto, com atividades distribuídas no período de 24 de novembro a 11 de dezembro de 2020.
Neste evento, realizado anualmente, ocorrem momentos diversos com mesas temáticas, rodas de mediação de leitura, diálogo com autores, oficinas temáticas, recital poético, escambo de livros, minicursos, Circuito Infantil e várias atrações associadas ao livro, à biblioteca, à leitura.






5º encontro de formação do projeto Mediadores de Leitura na escola e na biblioteca

07.10.2020


O 5º encontro de formação do projeto Mediadores de Leitura na escola e na biblioteca aconteceu no dia 29 de setembro e teve como tema: Protocolos para a reabertura de bibliotecas. Com a participação expressiva de representantes das bibliotecas comunitárias, equipe CEEL e convidados, tivemos frequência recorde de 47 presentes.
A primeira fala foi da bibliotecária da Releitura, Yasmin Wink Finger que historiou como o conjunto das bibliotecas vinculadas à RNBC formulou procedimentos para retomar suas atividades, seguindo orientações e protocolos de segurança. A orientação é que os espaços só reabram para o público em 2021, mas o compromisso com os leitores é buscar alternativas de mediação de leitura, mesmo sem abrir as bibliotecas. Foram elaboradas 4 normativas para reger a reabertura das bibliotecas: orientações municipais e estaduais; retomada de aulas em escolas públicas; estatísticas sobre a pandemia (número de infectados e óbitos, taxa de ocupação de leitos de UTI); e orientações da Organização Mundial da Saúde. Diante disso, as medidas indicadas são: equipamentos de proteção individual (EPI); orientações de limpeza e higiene do espaço; orientações de higiene pessoal. Propõe-se 4 fases, processuais, para a reabertura, que sejam pautados na ciência e com indicações de cautelas a serem tomadas para garantir a segurança de todos, mediadores e frequentadores das bibliotecas.
Várias pessoas interagiram com a fala de Yasmin. Rafael Andrade (Biblioteca Popular Coque) afirmou: Esse protocolo é muito bom mesmo, bem completo. As bibliotecárias da RNBC desenvolveram um trabalho muito bom e tudo baseado no que órgãos de saúde recomendam. É um ótimo documento para combater fake news.
A bibliotecária Giane da Paz Silva, coordenadora da biblioteca do Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão da UFPE, foi a segunda expositora da tarde. Além de disponibilizar o link com os protocolos adotados pelas bibliotecas universitárias (https://attena.ufpe.br/bitstream/123456789/37888/1/Bibliotecas%20da%20UFPE%20no%20contexto%20da%20Covid%2019%20%281%29.pdf), Giane compartilhou com o grupo suas reflexões sobre esse momento de pandemia e suas repercussões sobre as bibliotecas. Para ela: Quem está na biblioteca quer prestar serviço, mas tem que pensar em quem está na outra ponta, quem está sentindo falta da biblioteca. Pessoas que tinham rotinas para estudar, que estão se preparando para o ENEM, estudantes de graduação, de pós e pessoas que usavam a biblioteca como espaço de encontros, de amizade, de conversa. Com a suspensão das atividades na UFPE em março as bibliotecas iniciaram o debate, com um Plano de Contingência Grupo de Trabalho, que Giane coordenou, para pensar protocolos de reabertura das unidades que compõem o sistema de bibliotecas universitárias da UFPE. Mesmo sendo sistema, cada biblioteca é diferente e não se conheciam bem. O grupo começou a perceber as diferentes realidades de pessoal, de infraestrutura, de limpeza, equipes. Na preparação do documento tiveram que lidar com o que seria comum, mas sem desconsiderar as especificidades. Segundo Giane: Para além do protocolo, é importante pensar nas pessoas, como as pessoas vão lidar com essas orientações, considerando como as pessoas estão se sentindo diante da pandemia. Não basta orientar, dar informação, é preciso ver como as pessoas estão recebendo essas orientações, considerando a importância da conscientização diante das novas rotinas que orientam as novas práticas. Dentre as ações que se mantiveram nesse período de pandemia, a bibliotecária compartilhou a experiência do projeto Talentos CAV, que manteve durante a pandemia o compartilhamento de poemas e de outras expressões artísticas de seus usuários. Concluindo, ela disse: Esse foi um tempo de coletividade, de construção coletiva, de refletir sobre o papel do profissional da informação, pensar para além das paredes da biblioteca. Que o usuário saiba que pode contar conosco, mesmo remotamente. A gente tem que se cuidar para poder receber bem, abrir bem e não com medo porque ele [o usuário] está ali. Retomar e estar feliz de receber os usuários, e que o medo não seja a marca. Esperamos que seja bom para todos. É importante substituir o medo pela alegria de receber quem frequenta as bibliotecas. Nesse período de isolamento social, o que anima as pessoas são as boas leituras, boas músicas, bons vídeos. Pessoas fizeram coisas que o dia a dia normal não permitia: pintaram quadros, plantaram hortas, ligaram para amigos... Tudo é suporte de informação (instrumento de trabalho da biblioteconomia) e é o que está ajudando as pessoas a atravessarem esse período difícil.
Dentre os comentários em reação à exposição de Giane, destacamos:
Muito legal essa fala de Giane. muito pertinente ao momento crítico de uma falsa normalidade (Jéssica Evelin Miranda)
Adorei sua fala Giane, sua fala é uma realidade de todos e principalmente de quem trabalha dentro dos espaços que estão adoecendo psicológica e emocionalmente. (Maria Betânia, BPC)
Nosso terceiro convidado, Lourival Pinto, coordenador do Curso de Biblioteconomia da UFPE, destacou em sua fala que não estamos somente pensando nos serviços, mas na relação com as pessoas e lembrou: Como leitor, sinto que as bibliotecas fazem falta. Estou fazendo nesse período uma atividade com Biblioteca Comunitária Caranguejo Tabaiares, e aproveitei e já fiz minha carteirinha, para poder pegar livros emprestados. Como as bibliotecas fazem falta, protocolos levam em conta várias questões. Além do empréstimo, o que mais faz falta são as ações coletivas. Em sua intervenção, Lourival também compartilhou a necessidade de revisão no perfil do curso de graduação em Biblioteconomia tornando-o mais voltado para as questões culturais, e, nesse sentido, a biblioteca comunitária e escolar são referências importantes para a formação de novo bibliotecário que esteja voltado a trabalhar com cultura, sociedade, mediações. Para Lourival: Biblioteca é espaço de encontros, para diversas atividades que beneficiam a comunidade. Lugar de encontro com o livro, entre pessoas, que fazem política, que trocam ideias, pensam em melhorar o mundo. A ação do bibliotecário tem que ir além das técnicas e das tecnologias e pensar na relação com as pessoas, comprometimento com a formação de leitores, aprendizagem informacional, que atendam a demandas da sociedade. Entre a biblioteconomia das pessoas e das coisas, escolham a das pessoas!. Concluindo, Lourival reafirmou o papel da biblioteca como espaço de informação, de literatura e de apoio social nas comunidades: Biblioteca faz falta: espaço do leitor literário, espaço de encontros, papel social, local de cuidado do outro. Sempre tem uma pessoa do outro lado, para além da técnica e isso é o essencial na biblioteca.
Também registramos comentários à fala de Lourival:
Bibliotecas comunitárias com um trabalho extra de cuidados em assistência e promoção social intensos e de muita conscientização. Parabéns! (Helen Santos, CEEL)
Na realidade, não fechamos a biblioteca, deixamos de fazer a linha direta de mediações de leitura, mas outras estão sendo realizadas, atendendo as comunidades. Não abrir a biblioteca é por responsabilidade institucional, mesmo com a saudade e vontade de voltar a atender as crianças e jovens. Nesse período, a biblioteca abriu para um público virtual, que não tinha antes muito investimento. (Reginaldo Pereira, BCCT)
A pandemia é justamente este momento não esperado que afeta a vida de todos nós com incertezas, medos e consequências subjetivas e reais no cotidiano. (Emília Lins, BC Alto do Moura e CEEL)
Pelo visto a atuação se intensificou para abarcar o direito à vida e a socialização de apoio à comunidade do seu entorno. (Jane Mary Amorim)
Biblioteca também como espaço de informação em comunidades que perderam o medo do corona-vírus. (Isamar Santana, CEPOMA)
Só temos a agradecer esse encontro maravilhoso de esclarecimento e preocupação com o outro. A biblioteca fica muito maravilhada por poder fazer parte dessa discussão. Gratidão é a palavra do dia. (Naide, Biblioteca Caboclo Girassol)
Apesar do tema proposto para esse encontro, que tratava do retorno o que ficou evidente é que de fato, as bibliotecas comunitárias não estão fechadas durante a pandemia, mas tiveram que reorientar suas ações e, em alguma medida ampliaram e diversificaram seu público incluindo com mais intensidade adultos e pessoas fora da comunidade, graças às ações via acesso remoto.
Reabertura? A biblioteca comunitária não fechou durante a pandemia, ela se reinventou, continuou viva, aproximou-se de novos interagentes e diversificou seu enraizamento comunitário.
Encerramos ouvindo a leitura e declamação de dois poemas, pelo estudante de biblioteconomia Paulo Sérgio Queiroz:
Eu queria dizer uma coisa que eu não posso sair dizendo por aí.
É um segredo que eu guardo, é uma revelação
Que eu não posso sair dizendo por aí.
É que eu tenho medo de que as pessoas se desequilibrem delas mesmas.
Que elas caiam quando eu disser.
É que eu descobri que a palavra não sabe o que diz.
A palavra delira. A palavra diz qualquer coisa.
A verdade é que a palavra, ela mesma, em si própria, não diz nada.
Quem diz é o acordo estabelecido entre quem fala e quem ouve.
Quando existe acordo existe comunicação,
Mas quando esse acordo se quebra ninguém diz mais nada,
Mesmo usando as mesmas palavras.
(Viviane Mosé Revelação, livro Toda Palavra)
Minha mãe achava estudo a coisa mais fina do mundo. Não é.
A coisa mais fina do mundo é o sentimento.
Aquele dia de noite, o pai fazendo serão, ela falou comigo:
Coitado, até essa hora no serviço pesado.
Arrumou pão e café, deixou tacho no fogo com água quente.
Não me falou em amor. Essa palavra de luxo.
(Adelia Prado Ensinamento)






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