Notícias- Centro de Estudos em Educação e Linguagem
Rede Sociais Ceel/UFPE

  • PROGRAMAS

    Programas de formação de professores da educação básica.

    Ações para treinar professores do Ensino Fundamental Ações para treinar professores do Ensino Fundamental
  • CURSOS/TURMAS

    Cursos para professores das redes municipais e estaduais de ....

    Cursos para professores das redes municipais e estaduais Cursos para professores das redes municipais e estaduais
  • MATERIAIS

    Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos disponibilizadas pode formadores e professores atendidos.

    Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas
  • Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa - PNAIC

    O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é uma iniciativa do Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), que tem como finalidade garantir a alfabetização plena de crianças com até 8 anos de idade em todo o Brasil. Trata-se de um compromisso formal entre instituições de educação superior, secretarias e conselhos estaduais e municipais de educação, cujo eixo principal é a formação continuada de professores alfabetizadores.



    Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife - RELEITURA

    Mediadores de leitura e coordenadores das oito bibliotecas comunitárias que integram a Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife estão entusiasmados com a oportunidade de agregar conhecimentos técnicos; juntar o saber acadêmico ao prazer que os move no trabalho de contribuir para democratizar o acesso ao livro e formar leitores. Numa parceria da REleitura com o Ceel – Centro de Estudos em Educação e Linguagem, do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, está em curso o projeto Formação de Gestores e Mediadores de Leitura.



    Ver todos os programas Ocultar

    Cursos

    Subprojeto Mediadores de Leitura na Escola Mediadores - Lista dos Aprovados:

    PROCESSO SELETIVO
    Subprojeto Mediadores de Leitura na Escola
    Mediadores - Aprovados:

    Fábio Rogério Rodrigues da Silva -15pontos
    Isamar Martins de Santana - 15 pontos
    Maria Betania do Nascimento Andrade - 15 pontos
    Luciana Lima dos Santos - 14,5 pontos
    Adilene Maria Marques Pereira - 14 pontos
    Flávia Messias Lucena Melena - 14 pontos
    Sthefano Santana Souza de Farias - 13 pontos
    Selma Maria de Oliveira - 11 pontos
    Mauro Silva de Souza - 11 pontos



    Turmas



    Ver todos os cursos e turmas Ocultar

    Caderno de apresentação

    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    Caderno 7 - Alfabetização matemática na perspectiva do letramento

    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    Ver todos os programas Ocultar
  • ATUAÇÃO

    Avaliação educacional, assessoria, formação de professores...

    Atuação. Avaliação educacional, assessoria, formação de professores... Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas
  • NOTÍCIAS

    Conheça os critérios de participação dos cursos.

    Turmas. Conheça os critérios de participação dos cursos. Turmas. Conheça os critérios de participação dos cursos.
  • TESES E PESQUISAS / PUBLICAÇÕES

    Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos disponibilizadas..

    Teses e pesquisas.Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos... Teses e pesquisas.Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos...
  • PESQUISA

    O CEEL desenvolve pesquisas relativas ao ensino da língua portuguesa. Dedica-se, sobretudo, a investigar questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem da leitura e da escrita na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e também na Educação de Jovens e Adultos.

    Dentre as temáticas desenvolvidas, destacam-se as relacionadas à alfabetização e ao letramento, cujas abordagens compreendem princípios teórico-metodológicos ligados à psicogênese da escrita, ao letramento e ao enfoque dado à diversidade de gêneros textuais na escola.

    A construção identitária dos docentes e aprendizes é também um tema presente nas investigações dos pesquisadores do CEEL.

    Os projetos vem recebendo financiamento de agências de formento à pesquisa, tai como CNPq e FACEPE.



    FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    No CEEL funciona o Centro de Formação de Professores (CFP) que atua na formação inicial e continuada de professores de Educação Infantil, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, promovendo cursos, oficinas, palestras e debates.

    Diante das constantes mudanças nas concepções de linguagem, aprendizagem e ensino nas últimas décadas e tomando por base uma linha sócio-interacionista de trabalho, o CFP oferece cursos presenciais e semipresenciais visando atender à demanda das secretarias de educação por formação continuada de seus profissionais.



    Ver todos os programas Ocultar

    RESULTADO DA SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE EXTENSÃO PROGRAMA: BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS NA UFPE E UFPE NAS BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS

    Resultado da seleção em anexo

    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    2024_SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE EXTENSÃO PROGRAMA: BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS NA UFPE E UFPE NAS BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS

    Número de vagas:
    4 bolsistas
    Período de duração da bolsa:
    Dezembro de 2024 a Dezembro de 2025.
    Carga Horária:
    A(O) bolsista deverá dispor de uma carga horária de no mínimo 20 horas semanais para se dedicar as atividades do programa no período de concessão da bolsa.

    Maiores informações no Edital em anexo

    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    Ver todos os programas Ocultar

    Teses e pesquisas

    Publicações

    Revista Literatura e Arte no Ciclo de Alfabetização - #8 Ano 2024

    A dimensão estética na Educação Infantil

    Autor:Vários
    Organização:Beatriz de Barros de Melo e Silva, Ester C. S. Rosa, Maria Helena Santos Dubeux, Telma Ferraz Leal







    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    Programação Seminário 20 anos CEEL

    Autor:CEEL







    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações
    Ver todos os programas Ocultar


Inicio Notícias

Notícias

Programação Live Compromisso Nacional Criança Alfabetizada- Educação Infantil

12.03.2024


Imagem colorida de um card sobre a programação de um evento de educação infantil. No topo, em letras grandes de cor preta, está escrito "PROGRAMAÇÃO". Abaixo, há três seções destacadas. A primeira seção é intitulada de "Abertura", e traz um texto que diz: Presença de representantes do MEC e Secretarias de Educação. A segunda seção é intitulada de "Apresentação do programa", e traz como texto: Telma Ferraz Leal, Coordenadora Compromisso Nacional Criança Alfabetizada Educação Infantil Nordeste. A terceira seção é intitulada de "Palestras", a mesma possui duas palestras listadas, sendo elas:
- Ana Carolina Perrusi Brandão: "A Educação Infantil no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada: significados e desafios".
- Denise Carvalho Lopes: "Currículo inclusivo, formação humana e docência na Educação Infantil".
Na parte inferior da imagem, temos a data e hora do evento: "21/03/2024" das "19h às 21h", abaixo encontra-se as logos do "Ministério da Educação" e do "Governo Federal. Na parte inferior do card há logos de associados, incluindo a do "Ministério da Educação" e a do "Governo Federal", e mais duas logos que mencionam "Leitura e Escrita na Educação Infantil" e "Compromisso Nacional Criança Alfabetizada". A parte inferior abaixo das logos possui uma faixa decorativa com lápis coloridos, a bandeira do Brasil e alguns símbolos. No canto inferior direito há a imagem de uma criança negra, olhando fixamente para a diagonal inferior direita, a mesma traja uma camisa branca de gola careca de cor azul.






Lançamento de livros

30.09.2023


Lançamento de livros:
1- Jogos para ensinar ortografia: ludicidade e reflexão. Artur Gomes de Morais e Tarciana Pereira da Silva Almeida.
2- Qualquer maneira de alfabetizar vale a pena? Histórias de alfabetização de uma professora pesquisadora. Eliana Borges Correia de Albuquerque.
05/10 - 19h00
Auditório do Centro de Educação da UFPE






Carta do CEEL-UFPE a Emilia Ferreiro em 27.08.2023

28.08.2023


Querida Emilia Ferreiro,
Que pena que você partiu para outro plano!
Mas, em lugar de apenas sofrer e lamentar essa viagem repentina, viemos aqui lhe dizer que, sim, você continuará muito presente entre nós. E viemos agradecer o muito que temos aprendido com você, há mais de quatro décadas.
Nós, que fazemos o CEEL-UFPE, graças ao fato de estarmos em Recife, onde nos anos 1970 já havia um Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, tivemos o privilégio de conhecer sua obra seminal, Los Sistemas de Escritura en el Desarrollo del Niño, escrita com nossa outra Mestra, Ana Teberosky, logo após sua publicação. Que encantamento! As fotocópias do texto original eram "devoradas" e as situações de escrita espontânea, que aqui replicávamos, nos deixavam seguros de que uma outra "revolução copernicana" começava...
Com você pudemos lutar pela superação de uma visão adultocêntrica e empirista, que reduzia o aprendiz de escrita a mero receptor de informações padronizadas sobre letras e sons. Uma criança, jovem ou adulto, cuja única tarefa seria repetir, repetir muito, até ser capaz de reproduzir, sem falhas, o modelo que recebeu pronto. É doloroso ver que, nos últimos anos, sob o pretexto de usar "evidências científicas", vendedores de métodos fônicos queiram nos fazer retroceder à era anterior à sua Teoria da Psicogênese da Escrita...
Falhas... erros... Com você aprendemos a olhar do outro lado do espelho e ver que, por trás do que até então os adultos julgavam mero e preocupante "erro", havia pensamento, evolução e ótimos indicadores do que precisamos fazer para ajudar o aprendiz a avançar.
Com você aprendemos que o processo de imersão na cultura escrita começa bem antes do primeiro dia do ano letivo que chamamos de "alfabetização". Que as crianças não pedem licença para pensar e aprender... que existe todo um processo de compreensão da escrita alfabética, quase invisível, se só deixarmos meninas e meninos recitarem cantilenas ou copiarem em silêncio.
Com você aprendemos que alfabetizadoras(es) - e educadoras(es) em geral- têm todo o direito (e necessidade) de estudar sempre, de partilhar conhecimentos e dúvidas, de viver essa prazerosa aventura de profissionalização, que é a formação continuada, pela qual ainda temos tanto por reivindicar...
E, desde cedo, você nos ensinou que teoria, didática e ação política andam juntas, sobretudo nesses países da América Latina que, felizmente, começam a ser chamados de "Sul Global" e nos quais há ainda tanta desigualdade a ser superada.
Obrigado, Mestra! Este tem sido um ano duro, você sabe. Antes de você, demos adeus a Magda Soares e a Ana Teberosky, suas colegas. Vocês três têm sido nossas referências especiais!
Querida Emilia, aqui ficamos, prometendo seguir essa bela peleja que é a luta por escolas, alfabetizandos e professores mais felizes. Muito obrigado por tudo que nos ensinou e ensina!

Equipe do CEEL-UFPE






Lançamento da coleção heterogeneidade nas práticas de Alfabetização

21.08.2023


Dia 22/08/2023 ocorrerá no Centro de Educação da UFPE o lançamento da coleção "Heterogeneidade nas práticas de Alfabetização". A coleção é composta por 3 volumes com um total de 21 capítulos.
Você é nosso convidado nesse evento.
Inscrições no local.
Confere declaração.






2013 © CEEL/UFPE - Centro de Estudos em Educação e Linguagem - Universidade Federal de Pernambuco - Centro de Educação
Rua Acadêmico Hélio Ramos, s/n, Cidade Universitária - CEP: 50740-530. Recife - PE - Brasil Telefone: (81) 2126.8921