Rede Sociais Ceel/UFPE Twiiter Facebook Flick YouTube

  • PROGRAMAS

    Programas de formação de professores da educação básica.

    Ações para treinar professores do Ensino Fundamental Ações para treinar professores do Ensino Fundamental
  • CURSOS/TURMAS

    Cursos para professores das redes municipais e estaduais de ....

    Cursos para professores das redes municipais e estaduais Cursos para professores das redes municipais e estaduais
  • MATERIAIS

    Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos disponibilizadas pode formadores e professores atendidos.

    Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas
  • Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa - PNAIC

    O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é uma iniciativa do Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), que tem como finalidade garantir a alfabetização plena de crianças com até 8 anos de idade em todo o Brasil. Trata-se de um compromisso formal entre instituições de educação superior, secretarias e conselhos estaduais e municipais de educação, cujo eixo principal é a formação continuada de professores alfabetizadores.



    Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife - RELEITURA

    Mediadores de leitura e coordenadores das oito bibliotecas comunitárias que integram a Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife estão entusiasmados com a oportunidade de agregar conhecimentos técnicos; juntar o saber acadêmico ao prazer que os move no trabalho de contribuir para democratizar o acesso ao livro e formar leitores. Numa parceria da REleitura com o Ceel Centro de Estudos em Educação e Linguagem, do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, está em curso o projeto Formação de Gestores e Mediadores de Leitura.



    Ver todos os programas Ocultar

    Cursos

    Subprojeto Mediadores de Leitura na Escola Mediadores Lista dos Aprovados:

    PROCESSO SELETIVO
    Subprojeto Mediadores de Leitura na Escola
    Mediadores Aprovados:

    Fábio Rogério Rodrigues da Silva 15pontos
    Isamar Martins de Santana 15 pontos
    Maria Betania do Nascimento Andrade 15 pontos
    Luciana Lima dos Santos 14,5 pontos
    Adilene Maria Marques Pereira 14 pontos
    Flávia Messias Lucena Melena 14 pontos
    Sthefano Santana Souza de Farias 13 pontos
    Selma Maria de Oliveira 11 pontos
    Mauro Silva de Souza 11 pontos



    Turmas



    Ver todos os cursos e turmas Ocultar

    Caderno de apresentação

    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    Caderno 7 - Alfabetização matemática na perspectiva do letramento

    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    Ver todos os programas Ocultar
  • ATUAÇÃO

    Avaliação educacional, assessoria, formação de professores...

    Atuação. Avaliação educacional, assessoria, formação de professores... Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas
  • NOTÍCIAS

    Conheça os critérios de participação dos cursos.

    Turmas. Conheça os critérios de participação dos cursos. Turmas. Conheça os critérios de participação dos cursos.
  • TESES E PESQUISAS / PUBLICAÇÕES

    Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos disponibilizadas..

    Teses e pesquisas.Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos... Teses e pesquisas.Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos...
  • PESQUISA

    O CEEL desenvolve pesquisas relativas ao ensino da língua portuguesa. Dedica-se, sobretudo, a investigar questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem da leitura e da escrita na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e também na Educação de Jovens e Adultos.

    Dentre as temáticas desenvolvidas, destacam-se as relacionadas à alfabetização e ao letramento, cujas abordagens compreendem princípios teórico-metodológicos ligados à psicogênese da escrita, ao letramento e ao enfoque dado à diversidade de gêneros textuais na escola.

    A construção identitária dos docentes e aprendizes é também um tema presente nas investigações dos pesquisadores do CEEL.

    Os projetos vem recebendo financiamento de agências de formento à pesquisa, tai como CNPq e FACEPE.



    FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    No CEEL funciona o Centro de Formação de Professores (CFP) que atua na formação inicial e continuada de professores de Educação Infantil, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, promovendo cursos, oficinas, palestras e debates.

    Diante das constantes mudanças nas concepções de linguagem, aprendizagem e ensino nas últimas décadas e tomando por base uma linha sócio-interacionista de trabalho, o CFP oferece cursos presenciais e semipresenciais visando atender à demanda das secretarias de educação por formação continuada de seus profissionais.



    Ver todos os programas Ocultar

    V Feira de Leitura do CE/UFPE - Territórios Interculturais da Leitura #DaLamaaoBarro

    O Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL), CE/UFPE, a Releitura - Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife, a Biblioteca Comunitária Caranguejo Tabaiares e a Biblioteca Comunitária do Alto do Moura apresentam: 5ª Feira de Leitura do CE.
    Nesta V edição, a Feira valoriza a cultura nordestina e traz reflexões sobre práticas de mediação de leitura, os percursos na formação de leitores e a sustentabilidade das experiências de incentivo à leitura.
    A programação é composta de atividades como palestra e mesas temáticas; rodas de diálogos; relato de experiências; conversa com escritores; oficinas e minicursos; exposições, recital poético; atividades culturais e trocas e comercialização de livros. E procura reunir, dinamizar e aproximar a literatura dos estudantes universitários, professores, técnicos e sociedade, de um modo geral, valorizando o texto literário como principal ferramenta de incentivo à leitura literária.
    A V Feira de Leitura conta com apoio do Colégio de Aplicação da UFPE, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC), Cia Palavras Andarilhas, A Voz da Praça, Bereau Design, Sesc, CEPE, NACE, Prefeitura do Recife e Biblioteca Setorial CE.

    [...] Não sou uma fruteira
    nem Tão Pouco um pé de feijão
    Sou apenas um pé de livro
    Feito do barro
    modelado com as mãos. (Nilcinha Otila)

    #nenhumdireitoamenos
    #VfeiradeleituraCEUFPE
    #DaLamaaoBarro
    #Feiradeleitura2018
    #literatura #livro #biblioteca
    #ceel #releitura #caranguejotabaiares #Bibliotecaaltodomoura



    Lançamento de chapa coordenação geral do CEEL 2018-2019

    PLANO DE TRABALHO PARA COORDENAÇÃO GERAL DO CEEL/UFPE (2018-2019)


    Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves Pessoa
    Beatriz de Barros de Melo e Silva
    Lúcia Maria de Andrade da Silva Caraúbas
    Maria Helena Santos Dubeux



    PLANO DE TRABALHO PARA COORDENAÇÃO GERAL DO CEEL/UFPE (2018-2019)

    Este Plano de Trabalho tem por objetivo apresentar aos integrantes do CEEL nossa proposta de trabalho para coordenação geral do CEEL/UFPE (2018-2019).


    1. Composição da Chapa

    Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves Pessoa
    Doutora em Educação pela UFPE. Professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco.

    Beatriz de Barros de Melo e Silva
    Mestre em História pela UFPE. Doutora em Educação pela Universidad del Mar - Chile. Professora aposentada do Colégio de Aplicação, do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco.

    Lúcia Maria de Andrade da Silva Caraúbas
    Doutora em Educação pela UFPE. Professora do Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais, do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco.

    Maria Helena Santos Dubeux
    Mestre em Psicologia pela UFPE. Professora aposentada do Departamento de Psicologia, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Pernambuco.

    2. Proposta de Trabalho

    O Centro de Estudos em Educação e Linguagem atua, desde 2004, na realização de atividades voltadas para a melhoria da Educação Básica, e para tanto estabelece parcerias com o Ministério da Educação e Secretarias de Educação. Paralelamente àsações de formação continuada de professoresda Educação Básica, o CEEL também realizatrabalhos voltados para a formação inicial de professores, por meio da inserção de alunos de graduação nos diferentes projetos e na oferta de vagas em seminários organizados pelo Centro. A qualificação de profissionais com perfil para a formaçao continuada dos professores também tem sido objeto de atenção, por meio de um acompanhamento sistemático da equipe que integra o CEEL.
    A articulação entre pesquisa, ensino e extensão tem sido o eixo central da equipe que compõe o CEEL. A produção de material bibliográfico, a avaliação de materiais didáticos, a avaliação permanente das ações e os planejamentos coletivos dos cursos de formação de professores têm constituído ações ricas de reflexão teórica e socialização de saberes.
    O CEEL também atua no apoio a iniciativas da sociedade civil, como é o caso da Rede de Bibliotecas Comunitárias (RELEITURA) da RMR e promove, regularmente, encontros de divulgação de sua produção acadêmica e de troca de experiências entre educadores (formais e não formais), a exemplo da realização bienal dos Seminários em Educação e Linguagem.
    Para a gestão do período de 2018-2019, pretendemos, ao assumirmos a coordenaçao do CEEL, dar continuidade às ações que priorizaram a Educaçao Pública atendendo aos princípios acima elencados.
    Buscaremos, também, além de consolidar as ações que vem sendo realizadas, buscar alternativas para novas ações que dinamizem as experiências do CEEL.
    Dando continuidade ao que já foi proposto e executado na gestão 2016-2017, algumas metas são estabelecidas para o período 2018 2019:

    2.1. Fortalecera equipe do CEEL e a gestão colegiada e participativa do grupo

    Em 2018-2019 as ações já desenvolvidas pela coordenação anterior no sentido de fortalecer a equipe CEEL serão fortalecidas, seguindo o que está em vigor conforme o regimento interno aprovado em 2009.
    Realizaremos reuniões sistemáticas para planejar, acompanhar e avaliar o andamento dos trabalhos desenvolvidos pelos segmentos que constituem o Centro. Serão, ainda, convocadas reuniões da coordenaçao geral e pessoal técnico-administrativo; reuniões com os integrantes do Conselho Deliberativo; reuniões com os alunos de graduação bolsistas e voluntários e pessoal técnico-administrativo e, reuniões com todos os associados.
    Por meio de processos seletivos públicos, recrutaremos novos membros para a equipe, sempre que necessário e seguindo o estabelecido no regimento interno.

    2.2. Promover ações para discussão / socialização / articulação /desenvolvimentode projetos de pesquisa

    Atualmente a equipe do CEEL coordena pesquisa vinculada ao Pacto Nacional pela Alfabetização e membros da equipe realizam diversos estudos no campo da Educação e Linguagem. Propomos criar estratégias para dar mais visibilibilidade e apoio aos grupos de pesquisa atualmente em andamento e estimular a criação de novos grupos.
    Para incrementar a socialização dessas pesquisas e articulação com outros pesquisadores, propomo-nos a organizar uma agenda de palestras durante os anos de 2018 e 2019.
    A coordenação deve atuar no sentido de apoiar, sempre que possível, a participação de seus membros em eventos científicos de divulgação da produção acadêmica vinculada ao CEEL. Em 2019, deverá ser realizado o IV Seminário de divulgação das pesquisas do grupo.

    2.3. Estimular as atividades de publicação

    Continuaremos a realizar ações para estimular a organização de obras a serem publicadas com reflexões oriundas das atividades de pesquisa e extensão do CEEL.
    Além da promoção de atividades para produção de novas publicações, serão discutidas alternativas para revisão/ampliação dos materiais didáticos para formação docente produzidos pelo Centro.
    Garantir a periodicidade das produções eletrônicasdo CEEL é outra meta para o período. Empreender esforços para qualificar essas produções.



    2.4. Favorecer a continuidade dos projetos que já estão em andamento

    Por meio da articulação com os coordenadores dos projetos, buscaremos propiciar condições favoráveis ao desenvolvimento dos projetos em andamento.

    2.5. Estabelecer novas parcerias

    Continuaremos com a participação no Fórum Estadual de Educação de Pernambuco, na busca de estreitar as relações com os sistemas que já desenvolvem parceriais com o CEEL, e construir novas parcerias.
    As articulações com o Ministério da Educação, as Secretarias de Educação e a UNDIME também serão mantidas e ampliadas, buscando-se participar ativamente das ações no cenário nacional, estadual e municipal.
    Além disso, buscaremos em editais lançados em órgãos de fomento a captação de recursos para manutenção das ações permanentes da equipe.

    2.6. Manutenção do Portal Educativo do CEEL

    O Portal Educativo tem sido hoje uma ferramenta necessária para o trabalho no Centro. Por meio dele são realizadas inscrições / acompanhamentos dos cursos promovidos pelo Centro, divulgação de ações do CEEL e o intercâmbio com professores, secretarias de educação e outros centros de ensino, pesquisa e extensão.
    Para complementar as funções do Portal, buscar-se-á retomar e consolidar os grupos virtuais de discussão, articulados aos cursos de formação de professores oferecidos pelo Centro.
    Este plano de ação será apresentado ao Conselho Deliberativo e poderá sofrer alterações visando assegurar o fortalecimento das ações colegiadas do grupo.


    Em 31 de julho de 2018.



    Ver todos os programas Ocultar

    Teses e pesquisas

    Os critérios adotados por crianças para avaliar suas professoras

    Autor:JULIANA DE MELO LIMA
    Grau:Mestrado
    Programa:Pós Graduação em Educação - UFPE
    Orientador:Profª Drª Telma Ferraz Leal
    Ano:2011

    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    A narrativa oral literária na educação infantil: quem conta um conto aumenta um ponto

    Autor:ANA NERY BARBOSA DE ARAÚJO
    Grau:Doutorado
    Programa:Pós Graduação em Educação - UFPE
    Orientador:Profª. Drª. Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa
    Ano:2009

    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    Publicações

    Revista Literatura e arte no ciclo da alfabetização #2

    Autor:Beatriz de Barros, Carmen Lucia Bandeira, Clecio Bunzen, Daniel Pereira, Ester Calland, Gabriel de Santana, Helen Santos, Hugo Maciel, Juliana Albuquerque, Marcus Flavio, Maria das Graças Melo, Maria de Fátima Dutra, Emilia Lins, Maria Helen
    Organização:Beatriz de Barros de Melo e Silva, Ester Calland de Sousa Rosa, Maria Helena Santos Dubeux
    Editora:Cepe Editora
    ISBN:2595-6086
    Ano:2018

    Revista do Centro de Estudos em Educação e Linguagem CEEL
    A Revista do Centro de Estudos em Educação e Linguagem tem como objetivo primordial promover um debate em torno das produções culturais que circulam dentro e fora da escola e que formam leitores da literatura e da arte.
    Link:https://1drv.ms/b/s!AstaxgDeN5fLpchD3E2hzUWZP4oZpw




    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    Relatos de sala de aula e outros diálogos.

    [ recurso eletrônico]

    Autor:Ana Lúcia Martins Maturano; Joseilda Machado Mendonça; Márcia da Silva Santos Portela; Maria Sonaly Machado de Lima; Mariana Virgínia Goes dos Santos; Nadieje Maria Soares; Roseane Félix; Roseane Santos; Valdira Jos&
    Organização:Ana Cristina Gomes da Penha; Ana Paula Rufino dos Santos; Ester Calland de Sousa Rosa; Juliana de Melo Lima; Normanda da Silva Bezerra; Silva de Sousa Azevedo Aragão.
    Editora:Editora UFPE
    ISBN:978-85-415-0997-8 (online)
    Ano:2018

    Obra dirigida aos educadores situados no ciclo de alfabetização e que têm nesse contexto seu interesse de estudo e contribuição. É um dos produtos do VI SEEL e cumpre, com sua circulação, um dos objetivos do evento que era o de assegurar a socialização de práticas docentes que dialogassem com os processos formativos vivenciados no âmbito do PNAIC, sob a coordenação do CEEL. Cada professor abordou conteúdos distintos, embora o foco das atividades tenha recaído sobre práticas de leitura e escrita, num contexto de sala de aula, em que a alfabetização é o objetivo central. A diversidade de gêneros textuais e de práticas pedagógicas nos lembra o tempo todo que a heterogeneidade é traço inerente à própria experiência humana e precisa estar contemplada nas salas do ciclo de alfabetização.




    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações
    Ver todos os programas Ocultar

Inicio Publicações

Livros para Download


  • CICLO DE PALESTRAS Vol.1


    Autores : Magna do Carmo Silva; Rute Elizabete de Souza

    Editora: Edufpe   ISBN: 978-85-415-0996-1




  • Revista Literatura e arte no ciclo da alfabetização #2


    Autores : Beatriz de Barros, Carmen Lucia Bandeira, Clecio Bunzen, Daniel Pereira, Ester Calland, Gabriel de Santana, Helen Santos, Hugo Maciel, Juliana Albuquerque, Marcus Flavio, Maria das Graças Melo, Maria de Fátima Dutra, Emilia Lins, Maria Helen

    Organização : Beatriz de Barros de Melo e Silva, Ester Calland de Sousa Rosa, Maria Helena Santos Dubeux

    Editora: Cepe Editora   ISBN: 2595-6086




  • CICLO DE PALESTRAS Vol.2


    Autores : Magna do Carmo Silva; Rute Elizabete de Souza

    Editora: Edufpe   ISBN: 978-85-415-0998-5




  • DIVERSIDADE TEXTUAL: Propostas para a Sala de Aula


    Autores : Ana Regina Ferraz Vieira, Anny Querubina de Souza Barros, Débora Amorim G. Costa Maciel, Djario Dias de Araújo, Jorge Luís Lira da Silva, Márcia Mendonça, Normanda Beserra

    Organização : Márcia Mendonça

    ISBN: ISBN 978-85-61611-00-2




  • INTERDISCIPLINARIDADE NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO


    Autores : Telma Ferraz Leal

    Editora: Edufpe   ISBN: 978-85-415-1002-8




  • PRÁTICAS DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL


    Autores : Autores: Ana Carolina Perrusi Brandão, Eliana Borges Albuquerque, Ester Calland de Sousa Rosa, Kátia Leal Reis de Melo, Kátia Maria Barreto da Silva Leite, Marilia de Lucena Coutinho, Tânia Maria Rios Leite e Telma Ferraz Leal /

    Organização : Ivane Pedrosa de Souza, Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo Barbosa

    Editora: Autêntica.   ISBN: 857526-200-9




  • JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO


    Autores : Autores: Ana Carolina Perrusi Alves Brandão, Ana Gabriela de Souza Lima Seal, Andréa Tereza Brito Ferreira, Artur Gomes de Morais, Eliana Borges Correia de Albuquerque, Leila Nascimento da Silva, Juliana de Melo Lima, Magna do Carmo Silva Cr

    Organização : Ana Carolina Perrusi Alves Brandão, Andréa Tereza Brito Ferreira, Artur Gomes de Morais, Eliana Borges Correia de Albuquerque, Telma Ferraz Leal

    ISBN: 978-85-7526-318-1




  • PRODUÇÃO DE TEXTOS NA ESCOLA: reflexões e práticas no Ensino Fundamental


    Autores : Autores: Alexsandro da Silva, Andréa Tereza Brito Ferreira, Cristina Artur Gomes Morais, Eliana Borges Albuquerque, Kátia Leal Reis de Melo / Organização: Ana Carolina Perrusi e Telma Ferraz Leal

    Organização : Ana Carolina Perrusi e Telma Ferraz Leal

    Editora: Autêntica.   ISBN: 857526-191-6




  • AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA: contribuições para a prática pedagógica Autores


    Autores : Autores: Andréa Tereza Brito Ferreira, Artur Gomes Morais, Cristina Teixeira V. de Melo, Eliana Borges Albuquerque, Márcia Mendonça, Marianne C. B. Cavalcante, Normanda Beserra e Telma Ferraz Leal / Organização: Beth Ma

    Editora: Autêntica.   ISBN: 857526-189-4




  • HETEROGENEIDADE, EDUCAÇÃO E LINGUAGEM EM CONTEXTOS DO CAMPO E DA CIDADE


    Autores : Telma Ferraz Leal; Carolina Figueiredo de Sá; Elaine Cristina Nascimento

    Editora: Edufpe   ISBN: 978-85-415-1004-2




  • ALFABETIZAÇÃO: apropriação do sistema de escrita alfabética


    Autores : Autores: Andréa Galvão, Marilia de Lucena Coutinho, Tânia Maria Rios Leite, Roseane Pereira da Silva / Organização: Artur Gomes de Morais, Eliana Borges Correia de Albuquerque, Telma Ferraz Leal

    Organização : Artur Gomes de Morais, Eliana Borges Correia de Albuquerque, Telma Ferraz Leal

    Editora: Autêntica.   ISBN: 85-7526-153-3




  • ORTOGRAFIA NA SALA DE AULA


    Autores : Autores: Kátia Maria Barreto da Silva, Lucia Lins Browne Rego / Organização: Alexsandro da Silva, Artur Gomes de Morais, Kátia Leal Reis de Melo

    Organização : Alexsandro da Silva, Artur Gomes de Morais, Kátia Leal Reis de Melo

    Editora: Autêntica.   ISBN: 85-7526-153-3




  • FALA E ESCRITA


    Autores : Autores: Beth Marcuschi, Cristina Teixeira V. de Melo, Judith Hoffnagel, Maria Lúcia F. de F. Barbosa, Marianne C. B. Cavalcante / Organização: Angela Dionísio, Luiz Antônio Marcuschi

    Organização : Angela Dionísio, Luiz Antônio Marcuschi

    Editora: Autêntica.   ISBN: 85-7526-153-3




  • FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: questões para reflexão


    Autores : Autores: Alexandre Simão de Freitas, Maria Eliana Matos de Figueiredo Lima, Everson Melquiades Araújo Silva /Organização: Andréa Tereza Brito Ferreira, Eliana Borges Correia de Albuquerque, Telma Ferraz Leal

    Organização : Andréa Tereza Brito Ferreira, Eliana Borges Correia de Albuquerque, Telma Ferraz Leal

    Editora: Autêntica.   ISBN: 85-7526152-5




  • ABRIU-SE A BIBLIOTECA mitos, rimas, imagens, monstros, gente e bichos:


    Autores : Adeline M. Marques Pereira, Amanda Kelly F. da Silva, Ana Laura B. de Oliveira, Ester Calland de S. Rosa, Carmen Lúcia B. Bandeira, Clecio dos S. Bunzen Júnior, Cybelle M. Souza, Isamar M. de Santana, Luciana Lima dos Santos, Maria Bet&

    Organização : Ester Calland de Sousa Rosa, Maria Helena Santos Dubeux

    Editora: UFPE   ISBN: 978-85-415-0776-9




  • RELATOS DE SALA DE AULA E OUTROS DIÁLOGOS


    Autores : Ana Cristina Gomes; Ana Paula Rufino; Ester Calland; Juliana de Melo; Normanda da Silva

    Editora: Edufpe   ISBN: 978-85-415-0997-8




  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA: COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS


    Autores : Rafaella Asfora; Tícia Cassiany; Wilma Pastor de Andrade

    Editora: Edufpe   ISBN: 978-85-415-0999-2




  • DIVERSIDADE TEXTUAL: os gêneros na sala de aula


    Autores : Autores: Angela Paiva Dionisio, Beth Marcuschi, Clecio Bunzen, Cristina Teixeira V. de Melo, Márcia Mendonça, Marianne C. B. Cavalcante / Organização: Carmi Ferraz Santos, Márcia Mendonça, Marianne C. B. Cavalcant

    Editora: Autêntica.   ISBN: 857526-190-8




  • ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: conceitos e relações


    Autores : Autores: Antonio Carlos dos Santos Xavier, Eliana Borges Correia de Albuquerque, Telma Ferraz Leal / Organização: Carmi Ferraz Santos, Márcia Mendonça

    Organização : Carmi Ferraz Santos, Márcia Mendonça

    Editora: Autêntica.   ISBN: 85-7526-153-3




  • REVISTA LITERATURA E ARTE


    Autores : Beatriz de Barros, Carmem Lúcia Bandeira, Clecio Bunzen, Ester Calland, Gabriel Santana, Helen Santos, Marcus Flavio, Maria das Graças Melo, Maria Helena Dubeux, Rafaella Asfora,Rodrigo Fischer, Telma Ferraz

    Organização : Maria Helena Santos Dubeux Telma Ferraz Leal Ester Calland de Sousa Rosa





  • JOGOS COM SUCATA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PROJETO REDE


    Autores : Verônica Gitirana; Rosinalda Teles; Paula Moreira Baltar; Airton Temistocles; Iolanda Campos; Paulo Figueiredo; Franck Bellemain

    Editora: Edufpe   ISBN: 978-85-415-1001-1




  • LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS NA ALFABETIZAÇÃO


    Autores : Autores: Cláudia de Vasconcelos, Eliana Borges Correia de Albuquerque, Ivane Pedrosa de Souza, Leônia Malta, Maria Emília Lins e Silva, Telma Ferraz Leal /Organização: Ana Carolina Perrusi Bradão, Ester Calland de

    Organização : Ana Carolina Perrusi Bradão, Ester Calland de Souza Rosa

    Editora: Autêntica.   ISBN: 85-7526-153-3



Livros para Aquisição


  • ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:


    Autores : Eliana Borges Correia de Albuquerque, Telma Ferraz Leal

    Organização : Eliana Borges Correia de Albuquerque, Telma Ferraz Leal

    Editora: Autêntica   ISBN: 9788575261477




  • ESTUDOS SOBRE EDUCAÇÃO E LINGUAGEM: da Educação Infantil ao Ensino Médio


    Autores : Telma Ferraz Leal e Beth Marcuschi

    Organização : Telma Ferraz Leal, Beth Marcuschi

    Editora: EDUFPE.   ISBN: 978-85-7315-977-6




  • ALFABETIZAR LETRANDO NA EJA: fundamentos teóricos e propostas didáticas


    Autores : Telma Ferraz Leal , Eliana Borges Correia de Albuquerque , Artur Gomes de Morais

    Editora: Autêntica.   ISBN: 9788575264188




  • MUDANÇAS DIDÁTICAS E PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: Apropriações de professores


    Autores : Eliana Borges Correia de Albuquerque

    Editora: Autêntica.   ISBN: 8575261975




  • A ORALIDADE NA SALA DE AULA


    Autores : Siane Gois, Telma Ferraz Leal (Orgs.)

    Organização : Siane Gois, Telma Ferraz Leal

    Editora: Autêntica.   ISBN: 9788565381178




  • Relatos de sala de aula e outros diálogos.


    Autores : Ana Lúcia Martins Maturano; Joseilda Machado Mendonça; Márcia da Silva Santos Portela; Maria Sonaly Machado de Lima; Mariana Virgínia Goes dos Santos; Nadieje Maria Soares; Roseane Félix; Roseane Santos; Valdira Jos&

    Organização : Ana Cristina Gomes da Penha; Ana Paula Rufino dos Santos; Ester Calland de Sousa Rosa; Juliana de Melo Lima; Normanda da Silva Bezerra; Silva de Sousa Azevedo Aragão.

    Editora: Editora UFPE   ISBN: 978-85-415-0997-8 (online)




  • FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: reflexões sobre a prática


    Autores : Andréa Tereza Brito Ferreira e Shirleide Pereira da Silva

    Editora: EDUFPE.   ISBN: 978-85-7315-738-3




  • RECURSOS DIDÁTICOS E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: Computadores, livros... e muito mais


    Autores : Alexsandro da Silva, Telma Ferraz Leal ,Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves Pessoa, Artur Gomes de Morais, Carmi Ferraz Santos, Cristina Teixeira Vieira de Melo, Eliana Borges Correia de Albuquerque, Ester Calland de Sousa Rosa, Fátima So

    Organização : Alexsandro da Silva e Telma Ferraz Leal

    Editora: CRV.   ISBN: 978-85-62480-79-9




  • DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:


    Autores : Eliana Borges Correia de Albuquerque, Telma Ferraz Leal

    Organização : Eliana Borges Correia de Albuquerque, Telma Ferraz Leal

    Editora: Autêntica   ISBN: 9788575261491




  • A ARGUMENTAÇÃO EM TEXTOS ESCRITOS: A criança e a escola


    Autores : Telma Ferraz Leal e Artur Gomes de

    Editora: Autêntica.   ISBN: 8575261967




  • O FAZER COTIDIANO NA SALA DE AULA


    Autores : Andréa Tereza Brito Ferreira, Ester Calland de Sousa Rosa

    Editora: Autêntica.   ISBN: 9788565381109




  • ENSINO DE GRAMÁTICA


    Autores : Alexsandro Silva, Ana Cláudia Pessoa, Ana Lima

    Organização : Alexsandro Silva, Ana Cláudia Pessoa, Ana Lima

    Editora: Autêntica.   ISBN: 9788565381116




  • LER E ESCREVER NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Discutindo práticas pedagógicas


    Autores : Ester Calland de Sousa Rosa , Ana Carolina Perrusi Brandão

    Organização : Ana Carolina Perrusi Brandão, Ester Calland de Sousa Rosa

    Editora: Autêntica.   ISBN: 9788575265031



DVDs


  • INTERCÂMBIO CULTURAL RECIFE/XUKURU


    Autores : CEEL/UFPE

    Organização : Projeto Cultural Intercâmbio Recife Xucuru





  • Abriu-se a biblioteca


    Autores : CEEL/ UFPE




Revista Científica



2013 © CEEL/UFPE - Centro de Estudos em Educação e Linguagem - Universidade Federal de Pernambuco - Centro de Educação
Rua Acadêmico Hélio Ramos, s/n, Cidade Universitária - CEP: 50740-530. Recife - PE - Brasil Telefone: (81) 2126.8921