Notícias- Centro de Estudos em Educação e Linguagem
Rede Sociais Ceel/UFPE

  • PROGRAMAS

    Programas de formação de professores da educação básica.

    Ações para treinar professores do Ensino Fundamental Ações para treinar professores do Ensino Fundamental
  • CURSOS/TURMAS

    Cursos para professores das redes municipais e estaduais de ....

    Cursos para professores das redes municipais e estaduais Cursos para professores das redes municipais e estaduais
  • MATERIAIS

    Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos disponibilizadas pode formadores e professores atendidos.

    Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas
  • Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa - PNAIC

    O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é uma iniciativa do Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), que tem como finalidade garantir a alfabetização plena de crianças com até 8 anos de idade em todo o Brasil. Trata-se de um compromisso formal entre instituições de educação superior, secretarias e conselhos estaduais e municipais de educação, cujo eixo principal é a formação continuada de professores alfabetizadores.



    Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife - RELEITURA

    Mediadores de leitura e coordenadores das oito bibliotecas comunitárias que integram a Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife estão entusiasmados com a oportunidade de agregar conhecimentos técnicos; juntar o saber acadêmico ao prazer que os move no trabalho de contribuir para democratizar o acesso ao livro e formar leitores. Numa parceria da REleitura com o Ceel – Centro de Estudos em Educação e Linguagem, do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, está em curso o projeto Formação de Gestores e Mediadores de Leitura.



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    Cursos

    Subprojeto Mediadores de Leitura na Escola Mediadores - Lista dos Aprovados:

    PROCESSO SELETIVO
    Subprojeto Mediadores de Leitura na Escola
    Mediadores - Aprovados:

    Fábio Rogério Rodrigues da Silva -15pontos
    Isamar Martins de Santana - 15 pontos
    Maria Betania do Nascimento Andrade - 15 pontos
    Luciana Lima dos Santos - 14,5 pontos
    Adilene Maria Marques Pereira - 14 pontos
    Flávia Messias Lucena Melena - 14 pontos
    Sthefano Santana Souza de Farias - 13 pontos
    Selma Maria de Oliveira - 11 pontos
    Mauro Silva de Souza - 11 pontos



    Turmas



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    Caderno de apresentação

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    Caderno 7 - Alfabetização matemática na perspectiva do letramento

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  • ATUAÇÃO

    Avaliação educacional, assessoria, formação de professores...

    Atuação. Avaliação educacional, assessoria, formação de professores... Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas
  • NOTÍCIAS

    Conheça os critérios de participação dos cursos.

    Turmas. Conheça os critérios de participação dos cursos. Turmas. Conheça os critérios de participação dos cursos.
  • TESES E PESQUISAS / PUBLICAÇÕES

    Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos disponibilizadas..

    Teses e pesquisas.Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos... Teses e pesquisas.Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos...
  • PESQUISA

    O CEEL desenvolve pesquisas relativas ao ensino da língua portuguesa. Dedica-se, sobretudo, a investigar questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem da leitura e da escrita na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e também na Educação de Jovens e Adultos.

    Dentre as temáticas desenvolvidas, destacam-se as relacionadas à alfabetização e ao letramento, cujas abordagens compreendem princípios teórico-metodológicos ligados à psicogênese da escrita, ao letramento e ao enfoque dado à diversidade de gêneros textuais na escola.

    A construção identitária dos docentes e aprendizes é também um tema presente nas investigações dos pesquisadores do CEEL.

    Os projetos vem recebendo financiamento de agências de formento à pesquisa, tai como CNPq e FACEPE.



    FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    No CEEL funciona o Centro de Formação de Professores (CFP) que atua na formação inicial e continuada de professores de Educação Infantil, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, promovendo cursos, oficinas, palestras e debates.

    Diante das constantes mudanças nas concepções de linguagem, aprendizagem e ensino nas últimas décadas e tomando por base uma linha sócio-interacionista de trabalho, o CFP oferece cursos presenciais e semipresenciais visando atender à demanda das secretarias de educação por formação continuada de seus profissionais.



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    Estágio em projeto coordenado pelo CEEL

    Atenção! Amanhã, dia 20/04, encerram-se as inscrições para atuar como apoio ao curso Leitura e escrita na Educação Infantil (LEEI), que faz parte do Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada - Nordeste, coordenado pela equipe do CEEL. Para mais informações acesse o edital 037.3/2024 em: fade.org.br
    https://fade.org.br/wp-content/uploads/2024/04/Edital-037_2024.pdf



    Live: Compromisso Nacional Criança Alfabetizada Educação Infantil - Lançamento no Nordeste

    Imagem colorida de um anúncio gráfico para uma transmissão ao vivo (live) indicado pelo logotipo do YouTube com a palavra "LIVE" que aparece no canto superior esquerdo, o evento é relacionado à educação infantil no Brasil. O texto principal localizado na região superior a linha mediana horizontal do card diz: "COMPROMISSO NACIONAL CRIANÇA ALFABETIZADA - EDUCAÇÃO INFANTIL. LANÇAMENTO NO NORDESTE". O anúncio também indica no canto esquerdo da imagem, a data e hora do evento: "21/03/2024" das "19h às 21h", e onde será transmitido: no "Canal do CEEL @ceelpe" Abaixo do nome do canal de transmissão tem-se a logo do "AVAMEC". No canto direito tem-se a imagem de uma criança com um semblante de curiosidade, a criança é negra, de cabelos encaracolados que vão até a altura da boca, de olhos negros e veste uma camisa branca de gola careca de cor azul e mangas também de cor azul. Na parte inferior do card há logos de associados, incluindo a do "Ministério da Educação" e a do "Governo Federal", e mais duas logos que menciona "Leitura e Escrita na Educação Infantil" e "Compromisso Nacional Criança Alfabetizada". A parte inferior abaixo das logos possui uma faixa decorativa com lápis coloridos, a bandeira do Brasil e alguns símbolos.



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    Teses e pesquisas

    Publicações

    CICLO DE PALESTRAS Vol.2

    Autor:Magna do Carmo Silva; Rute Elizabete de Souza
    Editora:Edufpe
    ISBN:978-85-415-0998-5
    Ano:2018

    O Livro que apresentamos aqui é um dos produtos do Ciclo de Palestras realizado como subprojeto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), Vivenciado de março de 2014 a março de 2015.




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    Revista Literatura e Arte no Ciclo de Alfabetização - #7 Ano 2023

    Autor:Vários
    Organização:Beatriz de Barros de melo e Silva Ester Rosa Maria Helena Santos Dubeux Telma Ferraz Leal
    Ano:2023






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Notícias

Carta do CEEL (Centro de Estudos em Educação e Linguagem) da UFPE à Professora Magda Soares, homenageando e agradecendo

03.01.2023


Querida Magda,
Foi com muito pesar que soubemos que você não está mais, materialmente, neste mundo. Estamos nos sentindo órfãos, e estendemos nossos sentimentos e votos de conforto a tod@s que, assim como nós, tanto a querem e a admiram: familiares, colegas, professoras e professores, brasileiras e brasileiros. Afinal, não é à toa que, tanto no mundo da Educação como em outras áreas, merecidamente, premiamos sua obra e suas ações, porque com elas nos nutrimos de esperança e nos tornamos mais humanos, lúcidos e corajosos.
Apesar da dor pela partida, no plano físico, e da inevitável tristeza que ela nos causa, aqui estamos para prestar nosso reconhecimento, lhe agradecer e lhe tranquilizar: vamos continuar batalhando por justiça e por educação pública de qualidade, como você sempre fez e nos ensinou. Vamos seguir disseminando seu legado e colhendo os frutos que ele gera para todas e todos.
Pioneira e incansável, há mais de cinco décadas, você tem nos demonstrado que, sim, é obrigatório criarmos uma escola e um país mais justos. Como pesquisadora, formadora de pesquisadores e de professores, autora de textos acadêmicos fundamentais e de livros didáticos mais que originais, você tornou-se nossa Mestra Maior, no mais amplo sentido. Com você aprendemos que rigor teórico e bom senso didático são essenciais para firmarmos real compromisso com quem mais merece ter escolas de qualidade. Tanto em suas obras já clássicas como em sua recente ação formadora, em Lagoa Santa-MG, somos alimentados pela certeza de que a boa escola pública, aquela com que sonhamos, é possível. E que o velho e bom combate, para que essa escola vire realidade, vale a pena. Afinal, "toda criança pode aprender a ler e a escrever".
Sim, nós, que fazemos o CEEL-UFPE, temos muito a lhe agradecer. Com você aprendemos maravilhas, sempre. E, desde o século passado, quando nosso grupo ainda estava se constituindo, já fazíamos parcerias com o CEALE-UFMG e compartilhávamos seus ensinamentos, que continuaram a ser seguidos até os dias atuais. Aprendemos que "a alfabetização - a aquisição da tecnologia da escrita - não precede nem é pré-requisito para o letramento; ao contrário, a criança aprende a ler envolvendo-se em atividades de letramento, isto é, de leitura e produção de textos reais, de práticas sociais de leitura e de escrita" mas sem esquecer que é necessário dar conta da "faceta linguística" (sistema de escrita alfabética) e fazê-lo desde o final da Educação Infantil, tal como é defendido na sua última grande obra, em 2020: Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. Por outro lado, também partilhávamos o princípio de que precisamos oferecer aos professores justas condições de trabalho, que garantam o direito à formação continuada, a liberdade para escolher e usar bons livros e outros recursos didáticos e, no coletivo, definir metas de aprendizagens, avaliações diagnósticas e métodos de ensino, no plural. Sempre ficamos muito contentes em ver como suas propostas se irmanavam e se irmanam perfeitamente com as nossas! Como era e é prazeroso e tranquilo, para nós, dialogar com você! Quanta afinidade, Magda!
Apesar da distância física, aqui estamos, amiga e Mestra! Sobretudo neste momento de reconstrução da democracia em nosso país, vamos continuar sua/nossa luta para que as camadas populares conquistem mais e mais o direito às práticas de leitura e de escrita, de modo a usar a linguagem como arma na concretização de direitos, justiça e igualdade. Você está e estará sempre presente, Mestra!
Receba nossos mais sinceros e comovidos agradecimentos. Apesar da dor e da saudade, seguem aqui todos os profundos abraços que cada um(a) gostaria de lhe dar, pessoalmente!
Equipe CEEL-UFPE






Resultado da seleção de bolsistas para o programa de extensão: Biliotecas Comunitárias na UFPE e UFPE nas Bibliotecas Comunitárias.

04.12.2022

RESULTADO DA SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE EXTENSÃO
PROGRAMA: BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS NA UFPE E UFPE NAS BIBLIOTECAS
COMUNITÁRIAS.
Edital em anexo.



2022-Resultado da seleção de bolsistas para o programa de extensão: Biliotecas Comunitárias na UFPE e UFPE nas Bibliotecas Comunitárias.




EDITAL SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE EXTENSÃO PROGRAMA: BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS NA UFPE E UFPE NAS BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS

04.11.2022

Período de seleção:
- Inscrições: 04/11/2022 a 21/11/2022
- Resultado: 28/11/2022
- Início das atividades: 01/12/2022

Maiores informações no Edital em anexo



2022_EDITAL SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE EXTENSÃO PROGRAMA: BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS NA UFPE E UFPE NAS BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS




Seminário Multicultural Chile-Brasil: bibliotecas em rede tecendo saberes

30.10.2022


Seminário Multicultural Chile-Brasil: bibliotecas em rede tecendo saberes

A equipe do CEEL que integra a Rede de Bibliotecas do Coque irá promover, no período de 15 a 17 de novembro de 2022, na Universidad Playa Ancha, em Valparaiso, Chile, o Seminário Multicultural Chile-Brasil: bibliotecas em rede tecendo saberes.
Entre os anos 2020 e 2021, quando vivenciamos o contexto da pandemia da Covid-19, a Rede de Bibliotecas do Coque realizou um curso de formação docente, com intervenção em forma do projeto didático Palavras Viajantes, inaugurando um intercâmbio com a Escuela Laura Matus Meléndez (em Doñihue, Chile) e equipes docentes de algumas universidades chilenas. Atualmente nas escolas da Rede de Bibliotecas do Coque atuamos com 26 turmas, envolvendo um total de 684 estudantes e 19 docentes, além de 5 coordenadoras pedagógicas e 6 professores que atuam em bibliotecas escolares. A distribuição dos estudantes por escola é:
- CMEI Mãezinha do Coque - 24 estudantes
- Municipal Almirante Soares Dutra - 338 estudantes
- Municipal do Coque - 104 estudantes
- Municipal José da Costa Porto - 65 estudantes
- Municipal Novo Mangue - 62 estudantes
O Seminário multicultural Chile-Brasil: bibliotecas em rede tecendo saberes constitui uma das etapas do projeto, constituindo-se numa oportunidade formativa para a equipe que integra a Rede de Bibliotecas do Coque, em pelo menos dois sentidos. Por um lado, o processo de preparação dos materiais para a comunicação oral do projeto, foi uma oportunidade para sistematizar e refletir sobre as práticas pedagógicas envolvidas. Por outro lado, a programação prevista para o Seminário incluirá temáticas com relevante contribuição para a formação profissional daqueles que atenderem ao evento, tendo três focos: a literatura e a biblioteca na formação de leitores; projetos de inovação didática no campo da leitura e da escrita; e leitura, escrita, gêneros textuais e interação social. As palestras referentes a projetos, políticas e práticas educativas chilenas, serão uma oportunidade para ampliação do horizonte cultural e para a troca de experiências com os professores e estudantes do país vizinho.
Considerando que o público-alvo deste Seminário inclui as comunidades acadêmicas das universidades e rede de escolas campos de estágio da Universidad Playa Ancha, o referido evento será uma oportunidade para a ampla divulgação da ação inédita de organização de uma rede de bibliotecas - neste caso a Rede de Bibliotecas do Coque - e para a reflexão acerca de práticas pedagógicas inovadoras que repercutem positivamente na formação docente e nas aprendizagens dos estudantes em seu letramento.
A programação detalhada está disponível no site da RBC: http://rededebibliotecasdocoque.org e haverá transmissão online de parte das atividades através do link: https://us02web.zoom.us/j/82299300636?pwd=THE2aTJzeDRaV29KeHErbVNYZGxjQT09






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