Notícias- Centro de Estudos em Educação e Linguagem
Rede Sociais Ceel/UFPE

  • PROGRAMAS

    Programas de formação de professores da educação básica.

    Ações para treinar professores do Ensino Fundamental Ações para treinar professores do Ensino Fundamental
  • CURSOS/TURMAS

    Cursos para professores das redes municipais e estaduais de ....

    Cursos para professores das redes municipais e estaduais Cursos para professores das redes municipais e estaduais
  • MATERIAIS

    Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos disponibilizadas pode formadores e professores atendidos.

    Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas
  • Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa - PNAIC

    O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é uma iniciativa do Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), que tem como finalidade garantir a alfabetização plena de crianças com até 8 anos de idade em todo o Brasil. Trata-se de um compromisso formal entre instituições de educação superior, secretarias e conselhos estaduais e municipais de educação, cujo eixo principal é a formação continuada de professores alfabetizadores.



    Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife - RELEITURA

    Mediadores de leitura e coordenadores das oito bibliotecas comunitárias que integram a Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife estão entusiasmados com a oportunidade de agregar conhecimentos técnicos; juntar o saber acadêmico ao prazer que os move no trabalho de contribuir para democratizar o acesso ao livro e formar leitores. Numa parceria da REleitura com o Ceel – Centro de Estudos em Educação e Linguagem, do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, está em curso o projeto Formação de Gestores e Mediadores de Leitura.



    Ver todos os programas Ocultar

    Cursos

    Subprojeto Mediadores de Leitura na Escola Mediadores - Lista dos Aprovados:

    PROCESSO SELETIVO
    Subprojeto Mediadores de Leitura na Escola
    Mediadores - Aprovados:

    Fábio Rogério Rodrigues da Silva -15pontos
    Isamar Martins de Santana - 15 pontos
    Maria Betania do Nascimento Andrade - 15 pontos
    Luciana Lima dos Santos - 14,5 pontos
    Adilene Maria Marques Pereira - 14 pontos
    Flávia Messias Lucena Melena - 14 pontos
    Sthefano Santana Souza de Farias - 13 pontos
    Selma Maria de Oliveira - 11 pontos
    Mauro Silva de Souza - 11 pontos



    Turmas



    Ver todos os cursos e turmas Ocultar

    Caderno de apresentação

    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    Caderno 7 - Alfabetização matemática na perspectiva do letramento

    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    Ver todos os programas Ocultar
  • ATUAÇÃO

    Avaliação educacional, assessoria, formação de professores...

    Atuação. Avaliação educacional, assessoria, formação de professores... Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas
  • NOTÍCIAS

    Conheça os critérios de participação dos cursos.

    Turmas. Conheça os critérios de participação dos cursos. Turmas. Conheça os critérios de participação dos cursos.
  • TESES E PESQUISAS / PUBLICAÇÕES

    Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos disponibilizadas..

    Teses e pesquisas.Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos... Teses e pesquisas.Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos...
  • PESQUISA

    O CEEL desenvolve pesquisas relativas ao ensino da língua portuguesa. Dedica-se, sobretudo, a investigar questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem da leitura e da escrita na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e também na Educação de Jovens e Adultos.

    Dentre as temáticas desenvolvidas, destacam-se as relacionadas à alfabetização e ao letramento, cujas abordagens compreendem princípios teórico-metodológicos ligados à psicogênese da escrita, ao letramento e ao enfoque dado à diversidade de gêneros textuais na escola.

    A construção identitária dos docentes e aprendizes é também um tema presente nas investigações dos pesquisadores do CEEL.

    Os projetos vem recebendo financiamento de agências de formento à pesquisa, tai como CNPq e FACEPE.



    FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    No CEEL funciona o Centro de Formação de Professores (CFP) que atua na formação inicial e continuada de professores de Educação Infantil, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, promovendo cursos, oficinas, palestras e debates.

    Diante das constantes mudanças nas concepções de linguagem, aprendizagem e ensino nas últimas décadas e tomando por base uma linha sócio-interacionista de trabalho, o CFP oferece cursos presenciais e semipresenciais visando atender à demanda das secretarias de educação por formação continuada de seus profissionais.



    Ver todos os programas Ocultar

    Estágio em projeto coordenado pelo CEEL

    Atenção! Amanhã, dia 20/04, encerram-se as inscrições para atuar como apoio ao curso Leitura e escrita na Educação Infantil (LEEI), que faz parte do Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada - Nordeste, coordenado pela equipe do CEEL. Para mais informações acesse o edital 037.3/2024 em: fade.org.br
    https://fade.org.br/wp-content/uploads/2024/04/Edital-037_2024.pdf



    Live: Compromisso Nacional Criança Alfabetizada Educação Infantil - Lançamento no Nordeste

    Imagem colorida de um anúncio gráfico para uma transmissão ao vivo (live) indicado pelo logotipo do YouTube com a palavra "LIVE" que aparece no canto superior esquerdo, o evento é relacionado à educação infantil no Brasil. O texto principal localizado na região superior a linha mediana horizontal do card diz: "COMPROMISSO NACIONAL CRIANÇA ALFABETIZADA - EDUCAÇÃO INFANTIL. LANÇAMENTO NO NORDESTE". O anúncio também indica no canto esquerdo da imagem, a data e hora do evento: "21/03/2024" das "19h às 21h", e onde será transmitido: no "Canal do CEEL @ceelpe" Abaixo do nome do canal de transmissão tem-se a logo do "AVAMEC". No canto direito tem-se a imagem de uma criança com um semblante de curiosidade, a criança é negra, de cabelos encaracolados que vão até a altura da boca, de olhos negros e veste uma camisa branca de gola careca de cor azul e mangas também de cor azul. Na parte inferior do card há logos de associados, incluindo a do "Ministério da Educação" e a do "Governo Federal", e mais duas logos que menciona "Leitura e Escrita na Educação Infantil" e "Compromisso Nacional Criança Alfabetizada". A parte inferior abaixo das logos possui uma faixa decorativa com lápis coloridos, a bandeira do Brasil e alguns símbolos.



    Ver todos os programas Ocultar

    Teses e pesquisas

    Publicações

    CICLO DE PALESTRAS Vol.2

    Autor:Magna do Carmo Silva; Rute Elizabete de Souza
    Editora:Edufpe
    ISBN:978-85-415-0998-5
    Ano:2018

    O Livro que apresentamos aqui é um dos produtos do Ciclo de Palestras realizado como subprojeto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), Vivenciado de março de 2014 a março de 2015.




    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    Revista Literatura e Arte no Ciclo de Alfabetização - #7 Ano 2023

    Autor:Vários
    Organização:Beatriz de Barros de melo e Silva Ester Rosa Maria Helena Santos Dubeux Telma Ferraz Leal
    Ano:2023






    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações
    Ver todos os programas Ocultar


Inicio Notícias

Notícias

IX Feira Territórios Interculturais da Leitura: 12 a 22 de setembro de 2022

26.09.2022


Acabamos de vivenciar mais uma edição da Feira Territórios Interculturais da Leitura. Neste ano, a IX Feira teve sua programação focada no tema: A mulher, literatura, leitura e resistência. Realizamos 4 minicursos, com público em torno de 200 participantes, 3 sessões de vídeo-debate, um ciclo de conversas com escritoras negras, indígenas e de mulheres cegas, além de uma Mostra com relatos de experiências em Bibliotecas Públicas Municipais. Durante a Feira também tivemos a exposição A grande serpente, da multiartista Beta Ferralc e o Circuito Infantil e Juvenil aconteceu em 14 diferentes espaços, incluindo bibliotecas comunitárias, MTST, FUNASE e Espaço Literário das Crianças, na Biblioteca Setorial do Centro de Educação da UFPE. A sessão de lançamentos aconteceu em parceria com o grupo A voz na Praça, no espaço do coreto da Várzea. Programação completa disponível em: https://feiradeleituraceuf.wixsite.com/my-site-1/
A Feira Territórios Interculturais da Leitura é um encontro anual que objetiva promover debates no campo da biblioteca, da literatura e da leitura e procura mobilizar diversas ações que contribuam para uma sociedade cada vez mais leitora. Uma peculiaridade dessa Feira é seu enfoque nas mediações de leitura e no acesso público ao livro e à leitura, com destaque também para a produção autoral e editorial, especialmente de comunidades periféricas, mulheres e jovens. Fruto de uma articulação interinstitucional mobilizada pelo Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL), a promoção da Feira inclui em sua comissão organizadora, desde sua primeira edição, o movimento de bibliotecas comunitárias, organizações culturais e instituições governamentais. Em 2020, esta ação passou a integrar o Programa de Extensão "Bibliotecas comunitárias na UFPE e UFPE nas bibliotecas", o que lhe assegurou uma maior vinculação institucional e ampliou seu alcance em termos de público. Realizar de forma articulada a dois festivais literários e a uma festa literária não se limita a um evento pontual, mas é fruto de projetos e intervenções que têm um caráter mais contínuo e permanente em diferentes locais, em particular, nas periferias da Região Metropolitana de Recife e no território indígena Xukuru. Entendemos que para enfrentar o desafio de formar leitores e de consolidar comunidades leitoras, além de mobilizar instituições formais como a escola e a biblioteca, é importante contar com a ampliação dos espaços de circulação de livros e do debate em torno da leitura, como é o caso da realização de Festas, Feiras, Festivais e outros encontros literários. Tais encontros podem compor um repertório de conexões entre a dimensão privada e intimista da leitura e as esferas públicas, criando oportunidades para o estabelecimento de vínculos de pertencimento e de participação democráticas no campo da educação e da cultura.
Para saber mais:
Canal no Youtube da Feira de Leitura do Centro de Educação da UFPE: https://youtube.com/channel/UCf2NKAyOAsJgqL5Yoq_lfWQ

Instagram da Feira de Leitura: @feiradeleitura_ufpe: https://www.instagram.com/feiradeleitura_ufpe/

Facebook da Feira de Leitura: Territórios interculturais da leitura- Feira de leitura CE UFPE: https://www.facebook.com/feiradeleituraceufpe






Resultado da seleção de bolsistas para o programa de extensão: Biliotecas Comunitárias na UFPE e UFPE nas Bibliotecas Comunitárias.

09.03.2022

RESULTADO DA SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE EXTENSÃO
PROGRAMA: BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS NA UFPE E UFPE NAS BIBLIOTECAS
COMUNITÁRIAS



Resultado da seleção de bolsistas para o programa de extensão: Biliotecas Comunitárias na UFPE e UFPE nas Bibliotecas Comunitárias.




Assessoria do CEEL ao município de Afogados da Ingazeira

02.03.2022


A assessoria do CEEL ao município de Afogados da Ingazeira surgiu de uma demanda identificada pela professora Wivianne Fonseca, Secretária de Educação: a necessidade de a equipe técnica da Secretaria de Educação refletir sobre o seu papel. A partir dessa demanda, surgiu outra: discutir, de forma democrática, a implantação, implementação e avaliação das políticas educacionais na rede de ensino.
Nesse sentido, o trabalho da assessoria do CEEL tem como objetivos: fortalecer o Sistema de Ensino Municipal em sua política educacional; elaborar o Documento Norteador das Políticas Educacionais de Afogados da Ingazeira, com a equipe técnica da Secretaria de Educação e com as equipes gestoras das unidades educacionais; sistematizar, junto com a equipe técnica, os dados estatísticos da Secretaria de Educação para alimentar o Portal da Secretaria, permitindo à população o controle social das ações planejadas e desenvolvidas.
Para tanto, estão previstos encontros de formações continuadas, oficinas temáticas e seminários com as equipes técnicas da Secretaria de Educação e das unidades escolares, as quais participarão da discussão e elaboração do Documento Norteador das Políticas Educacionais de Afogados da Ingazeira.
A professora Ana Cristina Gomes da Penha vem representando o CEEL nas atividades de assessoria ao município, desde novembro de 2021. No dia 24/02/2022, esteve no município, onde proferiu a palestra "Das políticas educacionais às práticas escolares: educação como direito", e participou do I Encontro com a equipe da Secretaria, durante o qual foram discutidos a importância e o papel da equipe técnica do município, bem como o Projeto sobre o Documento Norteador das Políticas Educacionais de Afogados da Ingazeira.
A instituição dos órgãos colegiados e a elaboração coletiva dos documentos norteadores das práticas gestoras democráticas e educativas, desenvolvidas nas unidades escolares, apontam os rumos da educação do município, imprimindo-lhes a amplitude, relevância e identidade necessárias.
Nessa perspectiva, é importante destacar que as concepções e práticas antiautoritárias, desburocratizadoras e descentralizadoras podem contribuir na construção e configuração da gestão democrática como modo de participação ativa e no sentido de uma educação pública com qualidade social. Esse é o desafio a que se propõe o Município.






SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE EXTENSÃO

17.02.2022

Período de seleção:
- Inscrições: 18/02/2022 a 25/02/2022
- Resultado: 09/03/2022
- Início das atividades de estágio: 10/03/2022

Maiores informações e Inscrições no Edital em anexo.



SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE EXTENSÃO




2013 © CEEL/UFPE - Centro de Estudos em Educação e Linguagem - Universidade Federal de Pernambuco - Centro de Educação
Rua Acadêmico Hélio Ramos, s/n, Cidade Universitária - CEP: 50740-530. Recife - PE - Brasil Telefone: (81) 2126.8921