Programas de formação de professores da educação básica.
Cursos para professores das redes municipais e estaduais de ....
Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos disponibilizadas pode formadores e professores atendidos.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é uma iniciativa do Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), que tem como finalidade garantir a alfabetização plena de crianças com até 8 anos de idade em todo o Brasil. Trata-se de um compromisso formal entre instituições de educação superior, secretarias e conselhos estaduais e municipais de educação, cujo eixo principal é a formação continuada de professores alfabetizadores.
Mediadores de leitura e coordenadores das oito bibliotecas comunitárias que integram a Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife estão entusiasmados com a oportunidade de agregar conhecimentos técnicos; juntar o saber acadêmico ao prazer que os move no trabalho de contribuir para democratizar o acesso ao livro e formar leitores. Numa parceria da REleitura com o Ceel Centro de Estudos em Educação e Linguagem, do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, está em curso o projeto Formação de Gestores e Mediadores de Leitura.
PROCESSO SELETIVO
Subprojeto Mediadores de Leitura na Escola
Mediadores - Aprovados:
Fábio Rogério Rodrigues da Silva -15pontos
Isamar Martins de Santana - 15 pontos
Maria Betania do Nascimento Andrade - 15 pontos
Luciana Lima dos Santos - 14,5 pontos
Adilene Maria Marques Pereira - 14 pontos
Flávia Messias Lucena Melena - 14 pontos
Sthefano Santana Souza de Farias - 13 pontos
Selma Maria de Oliveira - 11 pontos
Mauro Silva de Souza - 11 pontos
Avaliação educacional, assessoria, formação de professores...
Conheça os critérios de participação dos cursos.
Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos disponibilizadas..
O CEEL desenvolve pesquisas relativas ao ensino da língua portuguesa. Dedica-se, sobretudo, a investigar questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem da leitura e da escrita na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e também na Educação de Jovens e Adultos.
Dentre as temáticas desenvolvidas, destacam-se as relacionadas à alfabetização e ao letramento, cujas abordagens compreendem princípios teórico-metodológicos ligados à psicogênese da escrita, ao letramento e ao enfoque dado à diversidade de gêneros textuais na escola.
A construção identitária dos docentes e aprendizes é também um tema presente nas investigações dos pesquisadores do CEEL.
Os projetos vem recebendo financiamento de agências de formento à pesquisa, tai como CNPq e FACEPE.
No CEEL funciona o Centro de Formação de Professores (CFP) que atua na formação inicial e continuada de professores de Educação Infantil, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, promovendo cursos, oficinas, palestras e debates.
Diante das constantes mudanças nas concepções de linguagem, aprendizagem e ensino nas últimas décadas e tomando por base uma linha sócio-interacionista de trabalho, o CFP oferece cursos presenciais e semipresenciais visando atender à demanda das secretarias de educação por formação continuada de seus profissionais.
Número de vagas:
4 bolsistas
Período de duração da bolsa:
Dezembro de 2024 a Dezembro de 2025.
Carga Horária:
A(O) bolsista deverá dispor de uma carga horária de no mínimo 20 horas semanais para se dedicar as atividades do programa no período de concessão da bolsa.
Maiores informações no Edital em anexo
Atenção! Amanhã, dia 20/04, encerram-se as inscrições para atuar como apoio ao curso Leitura e escrita na Educação Infantil (LEEI), que faz parte do Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada - Nordeste, coordenado pela equipe do CEEL. Para mais informações acesse o edital 037.3/2024 em: fade.org.br
https://fade.org.br/wp-content/uploads/2024/04/Edital-037_2024.pdf
Telma Ferraz Leal - (Slides da palestra) - PPT
(Maria Lúcia de Figueirêdo Barbosa)
Integrando a leitura e a produção de textos
( Ana Carolina Perrusi Brandão)
Lívia Suassuna - (Transparências da palestra) - DOC
(Alexandre S. de Freitas)
Maria Lúcia Barbosa (Comunicação apresentada no ENDIPE) - PPT
Editora Brasília
MEC/SEB 2009
ORIENTAÇÕES PARA A INCLUSÃO DA CRIANÇA
DE SEIS ANOS DE IDADE
2º edição
Ed. Brasília
Ano: 2007
1º Edição
Editora: Brasília
Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica
Ano: 2010.
Ano 1 - Unidade 1 - Miolo
Ano 1 - Unidade 2 - Capa
Ano 1 - Unidade 2 - Miolo
Ano 1 - Unidade 3 - Capa
Ano 1 - Unidade 3 - Miolo
Ano 1 - Unidade 4 - Capa
Ano 1 - Unidade 4 - Miolo
Ano 1 - Unidade 5 - Capa
Ano 1 - Unidade 5 - Miolo
Ano 1 - Unidade 6 - Capa
Ano 1 - Unidade 6 - Miolo
Ano 1 - Unidade 7 - Capa
Ano 1 - Unidade 7 - Miolo
Ano 1 - Unidade 8 - Capa
Ano 1 - Unidade 8 - Miolo
Ano 2 - Unidade 1 - Capa
Ano 2 - Unidade 1 - Miolo
Ano 2 - Unidade 2 - Capa
Ano 2 - Unidade 2 - Miolo
Ano 2 - Unidade 3 - Capa
Ano 2 - Unidade 3 - Miolo
Ano 2 - Unidade 3 - Miolo
Ano 2 - Unidade 4 - Capa
Ano 2 - Unidade 4 - Miolo
Ano 2 - Unidade 5 - Capa
Ano 2 - Unidade 5 - Miolo
Ano 2 - Unidade 6 - Capa
Ano 2 - Unidade 6 - Miolo
Ano 2 - Unidade 7 - Capa
Ano 2 - Unidade 7 - Miolo
Ano 2 - Unidade 8 - Capa
Ano 2 - Unidade 8 - Miolo
Ano 3 - Unidade 1 - Capa
Ano 3 - Unidade 1 - Miolo
Ano 3 - Unidade 2 - Capa
Ano 3 - Unidade 2 - Miolo
Ano 3 - Unidade 3 - Capa
Ano 3 - Unidade 3 - Miolo
Ano 3 - Unidade 4 - Capa
Ano 3 - Unidade 4 - Miolo
Ano 3 - Unidade 5 - Capa
Ano 3 - Unidade 5 - Miolo
Ano 3 - Unidade 6 - Capa
Ano 3 - Unidade 6 - Miolo
Ano 3 - Unidade 7 - Capa
Ano 3 - Unidade 7 - Miolo
Ano 3 - Unidade 8 - Capa
Ano 3 - Unidade 8 - Miolo
Apresentação - Capa
Apresentação - Miolo
Caderno Avaliação
Cadernos do Campo - Unidade 1 - Capa
Cadernos do Campo - Unidade 1 - Miolo
Cadernos do Campo - Unidade 2 - Capa
Cadernos do Campo - Unidade 2 - Miolo
Cadernos do Campo - Unidade 3 - Capa
Cadernos do Campo - Unidade 3 - Miolo
Cadernos do Campo - Unidade 4 - Capa
Cadernos do Campo - Unidade 4 - Miolo
Cadernos do Campo - Unidade 5 - Capa
Cadernos do Campo - Unidade 5 - Miolo
Cadernos do Campo - Unidade 6 - Capa
Cadernos do Campo - Unidade 6 - Miolo
Cadernos do Campo - Unidade 7 - Capa
Cadernos do Campo - Unidade 7 - Miolo
Cadernos do Campo - Unidade 8 - Capa
Cadernos do Campo - Unidade 8 - Miolo
Educação Especial - Capa
Educação Especial - Miolo
Formação de Professores - Capa
Formação de Professores - Miolo
Guia do Pró-Letramento
(Ministério da Educação - Secretaria de Educação Básica)
Material de Ensino - Alfabetização e Linguagem
(Ministério da Educação - Secretaria de Educação Básica)
Relatos - Pró-Letramento Rio de Janeiro 2007
(Ceel/UFPE - Leduc/UFRJ)
Cursistas: Lidiane Cristina, Ana Lúcia, Odete, Vanessa, Valdir, Cilene, Verônica e Silivia
(paródia da música Ana Maria, de Santana)
Estou feliz, estou feliz
Pelo curso oferecido
E agradeço
A professora e os colegas
Por estarem juntos,
Nessa bela caminhada
De educadores
Eu aprendi, eu aprendi
Com muita satisfação
E emoção
Que a leitura e a escrita
È importante pra todo cidadão
Dessa nação
Agora tenho informação
Pra ensinar com coração
Os alunos agradecem por ajudar
Na formação
A educação tem solução
Se todos juntos
Fizermos o trabalho
Com dedicação
Cordéis produzidos pelos professores cursistas durante Seminário de Encerramento da formação. Setembro de 2007 .
Formação Continuada no Município de Pombos/PE
Setembro 2007
Coordenação: Kátia Melo
Formadora: Carmi Ferraz
2013 © CEEL/UFPE - Centro de Estudos em Educação e Linguagem - Universidade Federal de Pernambuco - Centro de Educação
Rua Acadêmico Hélio Ramos, s/n, Cidade Universitária - CEP: 50740-530. Recife - PE - Brasil
Telefone: (81) 2126.8921