Notícias- Centro de Estudos em Educação e Linguagem
Rede Sociais Ceel/UFPE

  • PROGRAMAS

    Programas de formação de professores da educação básica.

    Ações para treinar professores do Ensino Fundamental Ações para treinar professores do Ensino Fundamental
  • CURSOS/TURMAS

    Cursos para professores das redes municipais e estaduais de ....

    Cursos para professores das redes municipais e estaduais Cursos para professores das redes municipais e estaduais
  • MATERIAIS

    Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos disponibilizadas pode formadores e professores atendidos.

    Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas
  • Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa - PNAIC

    O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é uma iniciativa do Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), que tem como finalidade garantir a alfabetização plena de crianças com até 8 anos de idade em todo o Brasil. Trata-se de um compromisso formal entre instituições de educação superior, secretarias e conselhos estaduais e municipais de educação, cujo eixo principal é a formação continuada de professores alfabetizadores.



    Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife - RELEITURA

    Mediadores de leitura e coordenadores das oito bibliotecas comunitárias que integram a Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife estão entusiasmados com a oportunidade de agregar conhecimentos técnicos; juntar o saber acadêmico ao prazer que os move no trabalho de contribuir para democratizar o acesso ao livro e formar leitores. Numa parceria da REleitura com o Ceel – Centro de Estudos em Educação e Linguagem, do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, está em curso o projeto Formação de Gestores e Mediadores de Leitura.



    Ver todos os programas Ocultar

    Cursos

    Subprojeto Mediadores de Leitura na Escola Mediadores - Lista dos Aprovados:

    PROCESSO SELETIVO
    Subprojeto Mediadores de Leitura na Escola
    Mediadores - Aprovados:

    Fábio Rogério Rodrigues da Silva -15pontos
    Isamar Martins de Santana - 15 pontos
    Maria Betania do Nascimento Andrade - 15 pontos
    Luciana Lima dos Santos - 14,5 pontos
    Adilene Maria Marques Pereira - 14 pontos
    Flávia Messias Lucena Melena - 14 pontos
    Sthefano Santana Souza de Farias - 13 pontos
    Selma Maria de Oliveira - 11 pontos
    Mauro Silva de Souza - 11 pontos



    Turmas



    Ver todos os cursos e turmas Ocultar

    Caderno de apresentação

    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    Caderno 7 - Alfabetização matemática na perspectiva do letramento

    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    Ver todos os programas Ocultar
  • ATUAÇÃO

    Avaliação educacional, assessoria, formação de professores...

    Atuação. Avaliação educacional, assessoria, formação de professores... Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas
  • NOTÍCIAS

    Conheça os critérios de participação dos cursos.

    Turmas. Conheça os critérios de participação dos cursos. Turmas. Conheça os critérios de participação dos cursos.
  • TESES E PESQUISAS / PUBLICAÇÕES

    Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos disponibilizadas..

    Teses e pesquisas.Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos... Teses e pesquisas.Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos...
  • PESQUISA

    O CEEL desenvolve pesquisas relativas ao ensino da língua portuguesa. Dedica-se, sobretudo, a investigar questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem da leitura e da escrita na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e também na Educação de Jovens e Adultos.

    Dentre as temáticas desenvolvidas, destacam-se as relacionadas à alfabetização e ao letramento, cujas abordagens compreendem princípios teórico-metodológicos ligados à psicogênese da escrita, ao letramento e ao enfoque dado à diversidade de gêneros textuais na escola.

    A construção identitária dos docentes e aprendizes é também um tema presente nas investigações dos pesquisadores do CEEL.

    Os projetos vem recebendo financiamento de agências de formento à pesquisa, tai como CNPq e FACEPE.



    FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    No CEEL funciona o Centro de Formação de Professores (CFP) que atua na formação inicial e continuada de professores de Educação Infantil, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, promovendo cursos, oficinas, palestras e debates.

    Diante das constantes mudanças nas concepções de linguagem, aprendizagem e ensino nas últimas décadas e tomando por base uma linha sócio-interacionista de trabalho, o CFP oferece cursos presenciais e semipresenciais visando atender à demanda das secretarias de educação por formação continuada de seus profissionais.



    Ver todos os programas Ocultar

    2024_SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE EXTENSÃO PROGRAMA: BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS NA UFPE E UFPE NAS BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS

    Número de vagas:
    4 bolsistas
    Período de duração da bolsa:
    Dezembro de 2024 a Dezembro de 2025.
    Carga Horária:
    A(O) bolsista deverá dispor de uma carga horária de no mínimo 20 horas semanais para se dedicar as atividades do programa no período de concessão da bolsa.

    Maiores informações no Edital em anexo

    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    Estágio em projeto coordenado pelo CEEL

    Atenção! Amanhã, dia 20/04, encerram-se as inscrições para atuar como apoio ao curso Leitura e escrita na Educação Infantil (LEEI), que faz parte do Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada - Nordeste, coordenado pela equipe do CEEL. Para mais informações acesse o edital 037.3/2024 em: fade.org.br
    https://fade.org.br/wp-content/uploads/2024/04/Edital-037_2024.pdf



    Ver todos os programas Ocultar

    Teses e pesquisas

    Publicações

    Programação Seminário 20 anos CEEL

    Autor:CEEL







    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    Catálogo de Jogos de Alfabetizzação

    Autor:Vários
    Organização:Ana Claudia R. Gonçalves Pessoa Yngrid Larissa Sales Fernandes Wilma Pastor
    Ano:2024






    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações
    Ver todos os programas Ocultar


Inicio Notícias

Notícias

Lançamento de chapa coordenação geral do CEEL 2018-2019

02.08.2018

PLANO DE TRABALHO PARA COORDENAÇÃO GERAL DO CEEL/UFPE (2018-2019)


Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves Pessoa
Beatriz de Barros de Melo e Silva
Lúcia Maria de Andrade da Silva Caraúbas
Maria Helena Santos Dubeux



PLANO DE TRABALHO PARA COORDENAÇÃO GERAL DO CEEL/UFPE (2018-2019)

Este Plano de Trabalho tem por objetivo apresentar aos integrantes do CEEL nossa proposta de trabalho para coordenação geral do CEEL/UFPE (2018-2019).


1. Composição da Chapa

Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves Pessoa
Doutora em Educação pela UFPE. Professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco.

Beatriz de Barros de Melo e Silva
Mestre em História pela UFPE. Doutora em Educação pela Universidad del Mar - Chile. Professora aposentada do Colégio de Aplicação, do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco.

Lúcia Maria de Andrade da Silva Caraúbas
Doutora em Educação pela UFPE. Professora do Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais, do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco.

Maria Helena Santos Dubeux
Mestre em Psicologia pela UFPE. Professora aposentada do Departamento de Psicologia, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Pernambuco.

2. Proposta de Trabalho

O Centro de Estudos em Educação e Linguagem atua, desde 2004, na realização de atividades voltadas para a melhoria da Educação Básica, e para tanto estabelece parcerias com o Ministério da Educação e Secretarias de Educação. Paralelamente àsações de formação continuada de professoresda Educação Básica, o CEEL também realizatrabalhos voltados para a formação inicial de professores, por meio da inserção de alunos de graduação nos diferentes projetos e na oferta de vagas em seminários organizados pelo Centro. A qualificação de profissionais com perfil para a formaçao continuada dos professores também tem sido objeto de atenção, por meio de um acompanhamento sistemático da equipe que integra o CEEL.
A articulação entre pesquisa, ensino e extensão tem sido o eixo central da equipe que compõe o CEEL. A produção de material bibliográfico, a avaliação de materiais didáticos, a avaliação permanente das ações e os planejamentos coletivos dos cursos de formação de professores têm constituído ações ricas de reflexão teórica e socialização de saberes.
O CEEL também atua no apoio a iniciativas da sociedade civil, como é o caso da Rede de Bibliotecas Comunitárias (RELEITURA) da RMR e promove, regularmente, encontros de divulgação de sua produção acadêmica e de troca de experiências entre educadores (formais e não formais), a exemplo da realização bienal dos Seminários em Educação e Linguagem.
Para a gestão do período de 2018-2019, pretendemos, ao assumirmos a coordenaçao do CEEL, dar continuidade às ações que priorizaram a Educaçao Pública atendendo aos princípios acima elencados.
Buscaremos, também, além de consolidar as ações que vem sendo realizadas, buscar alternativas para novas ações que dinamizem as experiências do CEEL.
Dando continuidade ao que já foi proposto e executado na gestão 2016-2017, algumas metas são estabelecidas para o período 2018 – 2019:

2.1. Fortalecera equipe do CEEL e a gestão colegiada e participativa do grupo

Em 2018-2019 as ações já desenvolvidas pela coordenação anterior no sentido de fortalecer a equipe CEEL serão fortalecidas, seguindo o que está em vigor conforme o regimento interno aprovado em 2009.
Realizaremos reuniões sistemáticas para planejar, acompanhar e avaliar o andamento dos trabalhos desenvolvidos pelos segmentos que constituem o Centro. Serão, ainda, convocadas reuniões da coordenaçao geral e pessoal técnico-administrativo; reuniões com os integrantes do Conselho Deliberativo; reuniões com os alunos de graduação bolsistas e voluntários e pessoal técnico-administrativo e, reuniões com todos os associados.
Por meio de processos seletivos públicos, recrutaremos novos membros para a equipe, sempre que necessário e seguindo o estabelecido no regimento interno.

2.2. Promover ações para discussão / socialização / articulação /desenvolvimentode projetos de pesquisa

Atualmente a equipe do CEEL coordena pesquisa vinculada ao Pacto Nacional pela Alfabetização e membros da equipe realizam diversos estudos no campo da Educação e Linguagem. Propomos criar estratégias para dar mais visibilibilidade e apoio aos grupos de pesquisa atualmente em andamento e estimular a criação de novos grupos.
Para incrementar a socialização dessas pesquisas e articulação com outros pesquisadores, propomo-nos a organizar uma agenda de palestras durante os anos de 2018 e 2019.
A coordenação deve atuar no sentido de apoiar, sempre que possível, a participação de seus membros em eventos científicos de divulgação da produção acadêmica vinculada ao CEEL. Em 2019, deverá ser realizado o IV Seminário de divulgação das pesquisas do grupo.

2.3. Estimular as atividades de publicação

Continuaremos a realizar ações para estimular a organização de obras a serem publicadas com reflexões oriundas das atividades de pesquisa e extensão do CEEL.
Além da promoção de atividades para produção de novas publicações, serão discutidas alternativas para revisão/ampliação dos materiais didáticos para formação docente produzidos pelo Centro.
Garantir a periodicidade das produções eletrônicasdo CEEL é outra meta para o período. Empreender esforços para qualificar essas produções.



2.4. Favorecer a continuidade dos projetos que já estão em andamento

Por meio da articulação com os coordenadores dos projetos, buscaremos propiciar condições favoráveis ao desenvolvimento dos projetos em andamento.

2.5. Estabelecer novas parcerias

Continuaremos com a participação no Fórum Estadual de Educação de Pernambuco, na busca de estreitar as relações com os sistemas que já desenvolvem parceriais com o CEEL, e construir novas parcerias.
As articulações com o Ministério da Educação, as Secretarias de Educação e a UNDIME também serão mantidas e ampliadas, buscando-se participar ativamente das ações no cenário nacional, estadual e municipal.
Além disso, buscaremos em editais lançados em órgãos de fomento a captação de recursos para manutenção das ações permanentes da equipe.

2.6. Manutenção do “Portal Educativo” do CEEL

O Portal Educativo tem sido hoje uma ferramenta necessária para o trabalho no Centro. Por meio dele são realizadas inscrições / acompanhamentos dos cursos promovidos pelo Centro, divulgação de ações do CEEL e o intercâmbio com professores, secretarias de educação e outros centros de ensino, pesquisa e extensão.
Para complementar as funções do Portal, buscar-se-á retomar e consolidar os grupos virtuais de discussão, articulados aos cursos de formação de professores oferecidos pelo Centro.
Este plano de ação será apresentado ao Conselho Deliberativo e poderá sofrer alterações visando assegurar o fortalecimento das ações colegiadas do grupo.


Em 31 de julho de 2018.






Seminário de Encerramento do PNAIC Pernambuco.

22.05.2018


Aos companheiros do PNAIC

Nesta semana vivenciamos o Seminário de Encerramento do PNAIC Pernambuco. Foram momentos de muitos agradecimentos, muitas homenagens, muitas aprendizagens e crescimento profissional e pessoal. Mas foram também momentos de lágrimas, inseguranças sobre os rumos da educação no Brasil. Clima de despedida depois de seis anos de convivência e trabalho colaborativo. De muito estudo e muitas risadas.
O Pacto Nacional pela Alfabetização representou um esforço coletivo para a melhoria da Educação no país. 39 universidades, UNDIMEs, Secretarias Estaduais e municipais de Educação e MEC estiveram juntos desenvolvendo ações de formação de professores e aquisição de materiais didáticos para favorecer condições mais propícias de alfabetização para as crianças.
As avaliações que eram realizadas no Sistema de Monitoramento (SISPACTO) evidenciavam a qualidade dos trabalhos desenvolvidos. Em todos os estados, todos os professores e formadores avaliavam as ações desenvolvidas e os materiais utilizados e indicavam a excelência do Programa.
Relatos de experiências de professores participantes do programa e depoimentos das equipes de formação corroboraram tais avaliações. Todas as universidades dedicaram-se a organizar seminários em que os professores puderam socializar seus trabalhos, mostrando o quanto são capazes de encontrar saídas para as dificuldades encontradas. Muitas publicações foram lançadas em todos os estados difundindo os saberes construídos coletivamente.
Avaliações nacionais evidenciaram que ultrapassamos as metas do IDEB nos anos iniciais. No PNE, buscava-se alcançar o índice de 5,2 em 2015, mas chegamos a 5,5. Sem dúvidas, o Programa Pró-Letramento e o PNAIC contribuíram para tal avanço. Tal dado põe em evidência um esforço, sobretudo, dos professores, que, aliados às equipes pedagógicas das escolas, estudaram, planejaram, não mediram esforços para garantir os direitos de aprendizagem das crianças. Segundo o PNE, o desafio seria chegarmos em 2021 com 6,0 no IDEB. Com condições favoráveis, acreditamos que chegaríamos lá. Sabíamos que tínhamos muito ainda a fazer, melhorias a serem empreendidas no Programa, desafios ainda a serem superados. No entanto, a descontinuidade das políticas é feita independente dos resultados reais observados. Não representa a melhoria do que já está dando certo e sim o desmonte para iniciar novas políticas, retrocedendo em relação às conquistas realizadas. Hoje, o que se anuncia é a morte do maior programa de formação de professores do Brasil.
No PNAIC, estivemos todos lutando por uma escola comprometida com mais justiça, mais equidade, mais solidariedade. No entanto, entramos no embate com segmentos da sociedade que pregam a competição, o individualismo, a meritocracia, a pseudoneutralidade que se cala diante dos preconceitos, das discriminações.
Enquanto defendemos um currículo inclusivo, que atenda a todas as crianças, promovendo uma alfabetização em que os estudantes se apropriem do sistema da escrita e ao mesmo tempo sejam inseridas de modo ativo em práticas sociais de leitura e escrita de modo interdisciplinar, crítico e lúdico, tais segmentos sociais divulgam uma concepção de alfabetização em que basta aos estudantes dominar um suposto código de escrita e desenvolvam habilidades “gerais” de modo uniforme e mecânico. São embates que deslocam o papel do professor como profissional autônomo que se dedica a entender os complexos fenômenos que compõem o processo de alfabetização para mediar ações educativas variadas para lidar com a heterogeneidade dos alunos, defendido no PNAIC, para uma concepção de professor como um indivíduo que, não sendo capaz de conduzir o ensino, teria que ter uma formação diretiva, com materiais estruturados que definem todas as atividades a serem realizadas. Rechaçamos tal concepção, por respeitarmos e valorizarmos os professores brasileiros. Na verdade, são interesses antagônicos que levam o Ministério da Educação a tentar desqualificar todo o trabalho realizado.
Estamos encerrando o PNAIC em Pernambuco e nos demais estados brasileiros, mas temos a tranquilidade do dever cumprido, a certeza das conquistas e dos avanços. Lutamos e lutaremos sempre por uma educação de qualidade, uma escola inclusiva, que garanta os direitos de aprendizagem de crianças, jovens e adultos, e comprometida com valores sociais de justiça, equidade, solidariedade. Uma sociedade em que os bens materiais e culturais sejam distribuídos de modo mais justo. Em que crianças não tenham que enfrentar a fome, em que a população não tenha que lidar com a violência, a opressão, as injustiças e os preconceitos.

Equipe PNAIC PE






Seminário do PNAIC - 2018

20.03.2018


No período de 14 a 16 de março, ocorreu o Seminário do PNAIC 2018. O evento foi sediado em Jaboatão dos Guararapes na Faculdade Metropolitana, e atendeu formadores de 183 municípios pernambucanos que discutiram sobre alfabetização, arte e mediação de leitura.
O público principal foi de formadores que atuarão nos municípios junto a professores da Educação infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º a 3º anos) e Mais Educação.






IV Feira de Leitura do CE/UFPE - Territórios Interculturais da Leitura #Nenhumdireitoamenos

02.09.2017


Nesta IV edição, a Feira traz reflexões sobre a relação Recife-Nantes, destacando intercâmbio sobre práticas de mediação de leitura, os percursos na formação de leitores e a sustentabilidade das experiências de incentivo à leitura.
Exemplo disso é o desenvolvimento de um programa de cooperação entre a Biblioteca Comunitária Caranguejo Tabaiares (Recife), com a Bibliothéque de Rue de Nantes.

A programação da IV Feira é composta de atividades como palestra e mesas temáticas; rodas de diálogos; relato de experiências; conversa com escritores; oficinas e minicursos; exposições, recital poético; atividades culturais e trocas e comercialização de livros.

A IV Feira de Leitura conta com apoio do Colégio de Aplicação da UFPE, Biblioteca do Centro de Educação, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC), Consulado da França no Recife, Instituto Francês e a Aliança Francesa, Cia Palavras Andarilhas, A Voz da Praça, Bereau Design.

#nenhumdireitoamenos
#IVfeiradeleituraCEUFPE
#Feiradeleitura2017
#literatura #livro #biblioteca
#ceel #releitura #caranguejotabaiares



http://www.facebook.com/events/1170494419761552/?active_tab=about


2013 © CEEL/UFPE - Centro de Estudos em Educação e Linguagem - Universidade Federal de Pernambuco - Centro de Educação
Rua Acadêmico Hélio Ramos, s/n, Cidade Universitária - CEP: 50740-530. Recife - PE - Brasil Telefone: (81) 2126.8921