Programas de formação de professores da educação básica.
Cursos para professores das redes municipais e estaduais de ....
Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos disponibilizadas pode formadores e professores atendidos.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é uma iniciativa do Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), que tem como finalidade garantir a alfabetização plena de crianças com até 8 anos de idade em todo o Brasil. Trata-se de um compromisso formal entre instituições de educação superior, secretarias e conselhos estaduais e municipais de educação, cujo eixo principal é a formação continuada de professores alfabetizadores.
Mediadores de leitura e coordenadores das oito bibliotecas comunitárias que integram a Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife estão entusiasmados com a oportunidade de agregar conhecimentos técnicos; juntar o saber acadêmico ao prazer que os move no trabalho de contribuir para democratizar o acesso ao livro e formar leitores. Numa parceria da REleitura com o Ceel – Centro de Estudos em Educação e Linguagem, do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, está em curso o projeto Formação de Gestores e Mediadores de Leitura.
PROCESSO SELETIVO
Subprojeto Mediadores de Leitura na Escola
Mediadores - Aprovados:
Fábio Rogério Rodrigues da Silva -15pontos
Isamar Martins de Santana - 15 pontos
Maria Betania do Nascimento Andrade - 15 pontos
Luciana Lima dos Santos - 14,5 pontos
Adilene Maria Marques Pereira - 14 pontos
Flávia Messias Lucena Melena - 14 pontos
Sthefano Santana Souza de Farias - 13 pontos
Selma Maria de Oliveira - 11 pontos
Mauro Silva de Souza - 11 pontos
Avaliação educacional, assessoria, formação de professores...
Conheça os critérios de participação dos cursos.
Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos disponibilizadas..
O CEEL desenvolve pesquisas relativas ao ensino da língua portuguesa. Dedica-se, sobretudo, a investigar questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem da leitura e da escrita na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e também na Educação de Jovens e Adultos.
Dentre as temáticas desenvolvidas, destacam-se as relacionadas à alfabetização e ao letramento, cujas abordagens compreendem princípios teórico-metodológicos ligados à psicogênese da escrita, ao letramento e ao enfoque dado à diversidade de gêneros textuais na escola.
A construção identitária dos docentes e aprendizes é também um tema presente nas investigações dos pesquisadores do CEEL.
Os projetos vem recebendo financiamento de agências de formento à pesquisa, tai como CNPq e FACEPE.
No CEEL funciona o Centro de Formação de Professores (CFP) que atua na formação inicial e continuada de professores de Educação Infantil, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, promovendo cursos, oficinas, palestras e debates.
Diante das constantes mudanças nas concepções de linguagem, aprendizagem e ensino nas últimas décadas e tomando por base uma linha sócio-interacionista de trabalho, o CFP oferece cursos presenciais e semipresenciais visando atender à demanda das secretarias de educação por formação continuada de seus profissionais.
Resultado da seleção em anexo
Número de vagas:
4 bolsistas
Período de duração da bolsa:
Dezembro de 2024 a Dezembro de 2025.
Carga Horária:
A(O) bolsista deverá dispor de uma carga horária de no mínimo 20 horas semanais para se dedicar as atividades do programa no período de concessão da bolsa.
Maiores informações no Edital em anexo
Objetivo: selecionar APOIO ADMINISTRATIVO para trabalho em Curso de Formação de Professores(as) para a Educação das Relações Raciais no Ambiente Escolar
Critérios da seleção:
Análise de currículo e entrevista.
Requisitos:
Ter concluído curso superior ou estar em andamento.
Ter interesse na área de estudos sobre educação e relações raciais.
Ter disponibilidade aos sábados.
Funções:
Prestar assistência ao coordenador pedagógico, formadores e cursistas;
Contribuir no processo de comunicação entre educadores, formadores e cursistas, buscando as informações necessárias solicitadas;
Comunicação com entidades da organização civil e poder público;
Auxiliar no arquivamento da memória do curso, etc.
Cronograma de seleção:
Inscrições
10 a 17 de julho, no CEEL (1° andar do Centro de Educação da UFPE), das 10h às 18h.
Documentos:
Documentos: fotocópia da Identidade, CPF, Currículo ou Currículo Lattes (Atualizado).
Quantidade de Vagas: 01
Resultado: 20/07/2012
A coordenação do Centro de Estudos em Educação e Linguagem da Universidade Federal de Pernambuco (Ceel/UFPE) informa que estão abertas as inscrições para o Curso de Formação de Professores(as) para a Educação das Relações Raciais no Ambiente Escolar.
O curso tem o objetivo de promover a formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre Educação e Relações Raciais no Ambiente Escolar. Coordenado pela professora Dayse Moura a formação tem carga horárioa de 120 horas com encontros semanais que acontecem ao sábados, pela manhã, no Centro de Educação da UFPE. O Seminário de Abertura está agendado para o próximo dia 10 de agosto.
Há vagas para noventa cursistas e as inscrições são gratuitas. Os interessados podem realizar a inscrição através do e-mail formacaorelacoesracias@hotmail.com ou presencialmente na sala do Ceel, localizada no 1º andar do Centro de Educação da Universidade.
Informações
Inscrições: 11 a 30/07 de 2012.
Período de Curso: 11/08 a 15/12 de 2012 (encontros semanais – sábados pela manhã – CE/UFPE)
Carga Horária: 120 horas – Curso de Aperfeiçoamento
Número de vagas: 90 cursistas
Público-Alvo: professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental das Redes Públicas de Ensino.
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