Notícias- Centro de Estudos em Educação e Linguagem
Rede Sociais Ceel/UFPE

  • PROGRAMAS

    Programas de formação de professores da educação básica.

    Ações para treinar professores do Ensino Fundamental Ações para treinar professores do Ensino Fundamental
  • CURSOS/TURMAS

    Cursos para professores das redes municipais e estaduais de ....

    Cursos para professores das redes municipais e estaduais Cursos para professores das redes municipais e estaduais
  • MATERIAIS

    Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos disponibilizadas pode formadores e professores atendidos.

    Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas
  • Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa - PNAIC

    O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é uma iniciativa do Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), que tem como finalidade garantir a alfabetização plena de crianças com até 8 anos de idade em todo o Brasil. Trata-se de um compromisso formal entre instituições de educação superior, secretarias e conselhos estaduais e municipais de educação, cujo eixo principal é a formação continuada de professores alfabetizadores.



    Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife - RELEITURA

    Mediadores de leitura e coordenadores das oito bibliotecas comunitárias que integram a Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife estão entusiasmados com a oportunidade de agregar conhecimentos técnicos; juntar o saber acadêmico ao prazer que os move no trabalho de contribuir para democratizar o acesso ao livro e formar leitores. Numa parceria da REleitura com o Ceel – Centro de Estudos em Educação e Linguagem, do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, está em curso o projeto Formação de Gestores e Mediadores de Leitura.



    Ver todos os programas Ocultar

    Cursos

    Subprojeto Mediadores de Leitura na Escola Mediadores - Lista dos Aprovados:

    PROCESSO SELETIVO
    Subprojeto Mediadores de Leitura na Escola
    Mediadores - Aprovados:

    Fábio Rogério Rodrigues da Silva -15pontos
    Isamar Martins de Santana - 15 pontos
    Maria Betania do Nascimento Andrade - 15 pontos
    Luciana Lima dos Santos - 14,5 pontos
    Adilene Maria Marques Pereira - 14 pontos
    Flávia Messias Lucena Melena - 14 pontos
    Sthefano Santana Souza de Farias - 13 pontos
    Selma Maria de Oliveira - 11 pontos
    Mauro Silva de Souza - 11 pontos



    Turmas



    Ver todos os cursos e turmas Ocultar

    Caderno de apresentação

    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    Caderno 7 - Alfabetização matemática na perspectiva do letramento

    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    Ver todos os programas Ocultar
  • ATUAÇÃO

    Avaliação educacional, assessoria, formação de professores...

    Atuação. Avaliação educacional, assessoria, formação de professores... Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas
  • NOTÍCIAS

    Conheça os critérios de participação dos cursos.

    Turmas. Conheça os critérios de participação dos cursos. Turmas. Conheça os critérios de participação dos cursos.
  • TESES E PESQUISAS / PUBLICAÇÕES

    Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos disponibilizadas..

    Teses e pesquisas.Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos... Teses e pesquisas.Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos...
  • PESQUISA

    O CEEL desenvolve pesquisas relativas ao ensino da língua portuguesa. Dedica-se, sobretudo, a investigar questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem da leitura e da escrita na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e também na Educação de Jovens e Adultos.

    Dentre as temáticas desenvolvidas, destacam-se as relacionadas à alfabetização e ao letramento, cujas abordagens compreendem princípios teórico-metodológicos ligados à psicogênese da escrita, ao letramento e ao enfoque dado à diversidade de gêneros textuais na escola.

    A construção identitária dos docentes e aprendizes é também um tema presente nas investigações dos pesquisadores do CEEL.

    Os projetos vem recebendo financiamento de agências de formento à pesquisa, tai como CNPq e FACEPE.



    FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    No CEEL funciona o Centro de Formação de Professores (CFP) que atua na formação inicial e continuada de professores de Educação Infantil, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, promovendo cursos, oficinas, palestras e debates.

    Diante das constantes mudanças nas concepções de linguagem, aprendizagem e ensino nas últimas décadas e tomando por base uma linha sócio-interacionista de trabalho, o CFP oferece cursos presenciais e semipresenciais visando atender à demanda das secretarias de educação por formação continuada de seus profissionais.



    Ver todos os programas Ocultar

    2024_SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE EXTENSÃO PROGRAMA: BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS NA UFPE E UFPE NAS BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS

    Número de vagas:
    4 bolsistas
    Período de duração da bolsa:
    Dezembro de 2024 a Dezembro de 2025.
    Carga Horária:
    A(O) bolsista deverá dispor de uma carga horária de no mínimo 20 horas semanais para se dedicar as atividades do programa no período de concessão da bolsa.

    Maiores informações no Edital em anexo

    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    Estágio em projeto coordenado pelo CEEL

    Atenção! Amanhã, dia 20/04, encerram-se as inscrições para atuar como apoio ao curso Leitura e escrita na Educação Infantil (LEEI), que faz parte do Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada - Nordeste, coordenado pela equipe do CEEL. Para mais informações acesse o edital 037.3/2024 em: fade.org.br
    https://fade.org.br/wp-content/uploads/2024/04/Edital-037_2024.pdf



    Ver todos os programas Ocultar

    Teses e pesquisas

    Publicações

    Programação Seminário 20 anos CEEL

    Autor:CEEL







    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    Catálogo de Jogos de Alfabetizzação

    Autor:Vários
    Organização:Ana Claudia R. Gonçalves Pessoa Yngrid Larissa Sales Fernandes Wilma Pastor
    Ano:2024






    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações
    Ver todos os programas Ocultar


Inicio Notícias

Notícias

Subprojeto: Ensino Aprendizagem de Crianças com Deficiência: Uma Proposta Inclusiva (PNAIC/MEC).

31.10.2014


Informamos que houve uma alteração nas datas para o próximo encontro das turmas III e IV.
Verificar no cronograma que segue em anexo.

Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos.



CRONOGRAMA DO SUBPROJETO ENSINO APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA: UMA PROPOSTA INCLUSIVA




Resultado da Seleção - Assessor de Imprensa

24.10.2014

A Coordenação do Centro de Estudos em Educação e Linguagem - CEEL, torna público, para conhecimento dos interessados, o resultado do processo de seleção para preenchimento de vaga no cargo de Assessor de imprensa.

O resultado traz o nome do aprovado e a lista dos candidatos classificados e dos não classificados. O candidato aprovado deve se apresentar, para início de suas atividades no dia 28 de outubro de 2014, no CEEL. Os candidatos classificados mas não aprovados poderão ser chamados se houver necessidade de preenchimento de novas vagas.

Confira o resultado na lista abaixo.



Resultado da Seleção - Assessor de Imprensa




I Encontro de Instituições de Educação Infantil em Universidades Públicas: trocando saberes

24.10.2014


Está acontecendo no Centro de Educação o I Encontro de Instituições de Educação Infantil em Universidades Públicas: trocando saberes, através de uma iniciativa da Diretora de Qualidade de Vida da PROGEPE, da Universidade Federal de Pernambuco, por meio do Comitê de Acompanhamento do CEMEI Prof. Paulo Rosas, composto por professores da UFPE, técnicos da Gerência de Educação Infantil da Prefeirura do Recife e a equipe gestora do CEMEI.

O Encontro tem como objetivo criar um espaço para a troca de experiências entre instituições de Ensino Superior que abrigam unidades para crianças menores de 6 anos em seus campi. Também dará oportunidade para que a comunidade acadêmica da UFPE conheça melhor o trabalho pedagógico desenvolvido no CEMEI Prof. Paulo Rosas e seu potencial de articulação das atividades de ensino, pesquisa e extensão, próprias do Ensino Superior.



Folder I Encontro de Instituições de Educação Infantil




Curso de Letramento Digital

20.10.2014


Estão abertas as inscrições para o curso de Letramento Digital. O curso objetiva realizar a formação de professores na perspectiva do letramento digital para a utilização das ferramentas disponíveis na rede com foco na sua usabilidade considerando a navegação, comunicação, compartilhamento e colaboração. O curso terá início em novembro de 2014 e terá duração de 12 semanas.

Serão abordados conteúdos, como: noções básicas de navegação e estrutura do funcionamento da rede, e-mail, como fazer pesquisas em sites de busca. Como usar o ambiente virtual de aprendizagem Moodle (na perspectiva da usabilidade como aluno e professor). Softwares de edição de texto, planilhas e apresentação (software livre). Uso das redes sociais na Educação, considerando o uso de blogs, Twitter, comunidades virtuais; Uso de materiais multimídias, jogos, pesquisa e utilização de plataformas educacionais, como repositórios de materiais abertos, Plataforma do Professor etc.

As inscrições devem ser realizadas no link https://docs.google.com/forms/d/18VUEZ1nimF-m3AY-TfZ2C4REXLobJzL31iELKV8lYuc/viewform?usp=send_form. O período de inscrições vai do dia 20/10/2014 até 07/11/2014.



FICHA_INSCRIÇÃO_LETRAMENTO_DIGITAL

https://docs.google.com/forms/d/18VUEZ1nimF-m3AY-TfZ2C4REXLobJzL31iELKV8lYuc/viewform?usp=send_form


2013 © CEEL/UFPE - Centro de Estudos em Educação e Linguagem - Universidade Federal de Pernambuco - Centro de Educação
Rua Acadêmico Hélio Ramos, s/n, Cidade Universitária - CEP: 50740-530. Recife - PE - Brasil Telefone: (81) 2126.8921