Notícias- Centro de Estudos em Educação e Linguagem
Rede Sociais Ceel/UFPE

  • PROGRAMAS

    Programas de formação de professores da educação básica.

    Ações para treinar professores do Ensino Fundamental Ações para treinar professores do Ensino Fundamental
  • CURSOS/TURMAS

    Cursos para professores das redes municipais e estaduais de ....

    Cursos para professores das redes municipais e estaduais Cursos para professores das redes municipais e estaduais
  • MATERIAIS

    Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos disponibilizadas pode formadores e professores atendidos.

    Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas
  • Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa - PNAIC

    O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é uma iniciativa do Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), que tem como finalidade garantir a alfabetização plena de crianças com até 8 anos de idade em todo o Brasil. Trata-se de um compromisso formal entre instituições de educação superior, secretarias e conselhos estaduais e municipais de educação, cujo eixo principal é a formação continuada de professores alfabetizadores.



    Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife - RELEITURA

    Mediadores de leitura e coordenadores das oito bibliotecas comunitárias que integram a Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife estão entusiasmados com a oportunidade de agregar conhecimentos técnicos; juntar o saber acadêmico ao prazer que os move no trabalho de contribuir para democratizar o acesso ao livro e formar leitores. Numa parceria da REleitura com o Ceel – Centro de Estudos em Educação e Linguagem, do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, está em curso o projeto Formação de Gestores e Mediadores de Leitura.



    Ver todos os programas Ocultar

    Cursos

    Subprojeto Mediadores de Leitura na Escola Mediadores - Lista dos Aprovados:

    PROCESSO SELETIVO
    Subprojeto Mediadores de Leitura na Escola
    Mediadores - Aprovados:

    Fábio Rogério Rodrigues da Silva -15pontos
    Isamar Martins de Santana - 15 pontos
    Maria Betania do Nascimento Andrade - 15 pontos
    Luciana Lima dos Santos - 14,5 pontos
    Adilene Maria Marques Pereira - 14 pontos
    Flávia Messias Lucena Melena - 14 pontos
    Sthefano Santana Souza de Farias - 13 pontos
    Selma Maria de Oliveira - 11 pontos
    Mauro Silva de Souza - 11 pontos



    Turmas



    Ver todos os cursos e turmas Ocultar

    Caderno de apresentação

    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    Caderno 7 - Alfabetização matemática na perspectiva do letramento

    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    Ver todos os programas Ocultar
  • ATUAÇÃO

    Avaliação educacional, assessoria, formação de professores...

    Atuação. Avaliação educacional, assessoria, formação de professores... Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas
  • NOTÍCIAS

    Conheça os critérios de participação dos cursos.

    Turmas. Conheça os critérios de participação dos cursos. Turmas. Conheça os critérios de participação dos cursos.
  • TESES E PESQUISAS / PUBLICAÇÕES

    Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos disponibilizadas..

    Teses e pesquisas.Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos... Teses e pesquisas.Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos...
  • PESQUISA

    O CEEL desenvolve pesquisas relativas ao ensino da língua portuguesa. Dedica-se, sobretudo, a investigar questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem da leitura e da escrita na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e também na Educação de Jovens e Adultos.

    Dentre as temáticas desenvolvidas, destacam-se as relacionadas à alfabetização e ao letramento, cujas abordagens compreendem princípios teórico-metodológicos ligados à psicogênese da escrita, ao letramento e ao enfoque dado à diversidade de gêneros textuais na escola.

    A construção identitária dos docentes e aprendizes é também um tema presente nas investigações dos pesquisadores do CEEL.

    Os projetos vem recebendo financiamento de agências de formento à pesquisa, tai como CNPq e FACEPE.



    FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    No CEEL funciona o Centro de Formação de Professores (CFP) que atua na formação inicial e continuada de professores de Educação Infantil, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, promovendo cursos, oficinas, palestras e debates.

    Diante das constantes mudanças nas concepções de linguagem, aprendizagem e ensino nas últimas décadas e tomando por base uma linha sócio-interacionista de trabalho, o CFP oferece cursos presenciais e semipresenciais visando atender à demanda das secretarias de educação por formação continuada de seus profissionais.



    Ver todos os programas Ocultar

    2024_SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE EXTENSÃO PROGRAMA: BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS NA UFPE E UFPE NAS BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS

    Número de vagas:
    4 bolsistas
    Período de duração da bolsa:
    Dezembro de 2024 a Dezembro de 2025.
    Carga Horária:
    A(O) bolsista deverá dispor de uma carga horária de no mínimo 20 horas semanais para se dedicar as atividades do programa no período de concessão da bolsa.

    Maiores informações no Edital em anexo

    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    Estágio em projeto coordenado pelo CEEL

    Atenção! Amanhã, dia 20/04, encerram-se as inscrições para atuar como apoio ao curso Leitura e escrita na Educação Infantil (LEEI), que faz parte do Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada - Nordeste, coordenado pela equipe do CEEL. Para mais informações acesse o edital 037.3/2024 em: fade.org.br
    https://fade.org.br/wp-content/uploads/2024/04/Edital-037_2024.pdf



    Ver todos os programas Ocultar

    Teses e pesquisas

    Publicações

    Programação Seminário 20 anos CEEL

    Autor:CEEL







    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    Catálogo de Jogos de Alfabetizzação

    Autor:Vários
    Organização:Ana Claudia R. Gonçalves Pessoa Yngrid Larissa Sales Fernandes Wilma Pastor
    Ano:2024






    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações
    Ver todos os programas Ocultar


Inicio Notícias

Notícias

Curso Alfabetização de Crianças com Deficiência tem mais um encontro

20.11.2014


Acontece nessa quinta e sexta-feira (27 e 28 de Novembro) mais um encontro do curso Alfabetização de Crianças com Deficiência: uma proposta inclusiva. As atividades acontecem no prédio do Núcleo Integrado de Atividades de Ensino (Niate), em frente ao Colégio de Aplicação, da UFPE, ao lado do Centro de Educação e dá continuidade à programação que vem sendo desenvolvida desde abril deste ano. O encontro de amanhã será focado em crianças com transtornos de aprendizagem.
O curso é uma iniciativa do Centro de Estudos em Educação e Linguagem, em alinhamento com o Pacto pela Alfabetização. Como se sabe, o Pacto tem por objetivo compreender e desenvolver estratégias de inclusão de crianças com deficiência visual, auditiva, motora e intelectual.

E também atender crianças com transtornos de aprendizagem no cotidiano da sala de aula. Pretende-se com esse subprojeto atender a uma demanda verificada nas avaliações realizadas durante a vigência do Pacto 2013. Em dezembro acontecerá o fechamento das atividades relativas à avaliação, elaboração de relatórios e certificação das turmas 3 e 4.
A abordagem adotada é teórico-prática, com ênfase no processo de alfabetização, buscando atender os eixos do ensino da língua (apropriação do sistema alfabético, leitura, produção textual e oralidade) e alfabetização matemática (envolvendo os quatro eixos da matemática), a depender da especificidade do tema abordado. Além disso, as discussões serão pautadas em reflexões que fomentem a tomada de consciência das práticas pedagógicas dentro de um processo formativo.
São usados ainda vídeos, estudo de caso, relatos de experiências, exposição dialogada, jogos para alfabetização, debates, ciclo de conversas, orientação sobre o uso dos materiais fornecidos pelo MEC e atividade supervisionada.
A programação desses dois dias é uma das últimas deste ano. O curso foi oferecido a quatro turmas, cada uma com 40 participantes, sendo 10 destes professores especialistas das salas de recursos multifuncionais. Os cursos tiveram duração de quatro meses com oito encontros quinzenais e totalizarão ao final 64 horas presenciais e 12 horas de atividades não presenciais.






Programação CEEL 10 anos

14.11.2014


CEEL divulga a programação do evento comemorativo dos seus 10 anos.



Programação CEEL 10 anos




V Seminário de Educação e Relações Etnicorraciais

07.11.2014


O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) e o Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, promoverá no dia 14 de novembro de 2014, no Auditório do Centro de Educação, o 5º Seminário de Educação e Relações Etnicorraciais. O tema do seminário será “100 anos de Carolina Maria de Jesus: Reflexões sobre literatura, gênero e raça”. Para realizar a sua inscrição acesse http://seminario100anosmariadejesus.wordpress.com/






Palestra "PROGRAMAS DE LETRAMENTO NO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL INTERNACIONAL: tendências atuais e possibilidades."

04.11.2014


Vai acontecer no dia 10 de novembro de 2014, às 9:00 horas, na sala 12 do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco; o seminário com a professora Lesley Bartlett, da University of Wisconsin, EUA.
A professora vai proferir a palestra intitulada PROGRAMAS DE LETRAMENTO NO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL INTERNACIONAL: tendências atuais e possibilidades. Este evento será promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE sob a coordenação da Professora Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo, que integra o Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino/ CE/ UFPE; e contará com o apoio do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL).
Aproveitamos a oportunidade para convidar a todos os professores e alunos do PPGE/UFPE a participarem do evento. O convite estende-se, ainda, aos alunos da graduação e professores interessados no tema.






2013 © CEEL/UFPE - Centro de Estudos em Educação e Linguagem - Universidade Federal de Pernambuco - Centro de Educação
Rua Acadêmico Hélio Ramos, s/n, Cidade Universitária - CEP: 50740-530. Recife - PE - Brasil Telefone: (81) 2126.8921