Notícias- Centro de Estudos em Educação e Linguagem
Rede Sociais Ceel/UFPE

  • PROGRAMAS

    Programas de formação de professores da educação básica.

    Ações para treinar professores do Ensino Fundamental Ações para treinar professores do Ensino Fundamental
  • CURSOS/TURMAS

    Cursos para professores das redes municipais e estaduais de ....

    Cursos para professores das redes municipais e estaduais Cursos para professores das redes municipais e estaduais
  • MATERIAIS

    Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos disponibilizadas pode formadores e professores atendidos.

    Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas
  • Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa - PNAIC

    O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é uma iniciativa do Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), que tem como finalidade garantir a alfabetização plena de crianças com até 8 anos de idade em todo o Brasil. Trata-se de um compromisso formal entre instituições de educação superior, secretarias e conselhos estaduais e municipais de educação, cujo eixo principal é a formação continuada de professores alfabetizadores.



    Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife - RELEITURA

    Mediadores de leitura e coordenadores das oito bibliotecas comunitárias que integram a Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife estão entusiasmados com a oportunidade de agregar conhecimentos técnicos; juntar o saber acadêmico ao prazer que os move no trabalho de contribuir para democratizar o acesso ao livro e formar leitores. Numa parceria da REleitura com o Ceel – Centro de Estudos em Educação e Linguagem, do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, está em curso o projeto Formação de Gestores e Mediadores de Leitura.



    Ver todos os programas Ocultar

    Cursos

    Subprojeto Mediadores de Leitura na Escola Mediadores - Lista dos Aprovados:

    PROCESSO SELETIVO
    Subprojeto Mediadores de Leitura na Escola
    Mediadores - Aprovados:

    Fábio Rogério Rodrigues da Silva -15pontos
    Isamar Martins de Santana - 15 pontos
    Maria Betania do Nascimento Andrade - 15 pontos
    Luciana Lima dos Santos - 14,5 pontos
    Adilene Maria Marques Pereira - 14 pontos
    Flávia Messias Lucena Melena - 14 pontos
    Sthefano Santana Souza de Farias - 13 pontos
    Selma Maria de Oliveira - 11 pontos
    Mauro Silva de Souza - 11 pontos



    Turmas



    Ver todos os cursos e turmas Ocultar

    Caderno de apresentação

    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    Caderno 7 - Alfabetização matemática na perspectiva do letramento

    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    Ver todos os programas Ocultar
  • ATUAÇÃO

    Avaliação educacional, assessoria, formação de professores...

    Atuação. Avaliação educacional, assessoria, formação de professores... Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas
  • NOTÍCIAS

    Conheça os critérios de participação dos cursos.

    Turmas. Conheça os critérios de participação dos cursos. Turmas. Conheça os critérios de participação dos cursos.
  • TESES E PESQUISAS / PUBLICAÇÕES

    Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos disponibilizadas..

    Teses e pesquisas.Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos... Teses e pesquisas.Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos...
  • PESQUISA

    O CEEL desenvolve pesquisas relativas ao ensino da língua portuguesa. Dedica-se, sobretudo, a investigar questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem da leitura e da escrita na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e também na Educação de Jovens e Adultos.

    Dentre as temáticas desenvolvidas, destacam-se as relacionadas à alfabetização e ao letramento, cujas abordagens compreendem princípios teórico-metodológicos ligados à psicogênese da escrita, ao letramento e ao enfoque dado à diversidade de gêneros textuais na escola.

    A construção identitária dos docentes e aprendizes é também um tema presente nas investigações dos pesquisadores do CEEL.

    Os projetos vem recebendo financiamento de agências de formento à pesquisa, tai como CNPq e FACEPE.



    FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    No CEEL funciona o Centro de Formação de Professores (CFP) que atua na formação inicial e continuada de professores de Educação Infantil, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, promovendo cursos, oficinas, palestras e debates.

    Diante das constantes mudanças nas concepções de linguagem, aprendizagem e ensino nas últimas décadas e tomando por base uma linha sócio-interacionista de trabalho, o CFP oferece cursos presenciais e semipresenciais visando atender à demanda das secretarias de educação por formação continuada de seus profissionais.



    Ver todos os programas Ocultar

    2024_SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE EXTENSÃO PROGRAMA: BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS NA UFPE E UFPE NAS BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS

    Número de vagas:
    4 bolsistas
    Período de duração da bolsa:
    Dezembro de 2024 a Dezembro de 2025.
    Carga Horária:
    A(O) bolsista deverá dispor de uma carga horária de no mínimo 20 horas semanais para se dedicar as atividades do programa no período de concessão da bolsa.

    Maiores informações no Edital em anexo

    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    Estágio em projeto coordenado pelo CEEL

    Atenção! Amanhã, dia 20/04, encerram-se as inscrições para atuar como apoio ao curso Leitura e escrita na Educação Infantil (LEEI), que faz parte do Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada - Nordeste, coordenado pela equipe do CEEL. Para mais informações acesse o edital 037.3/2024 em: fade.org.br
    https://fade.org.br/wp-content/uploads/2024/04/Edital-037_2024.pdf



    Ver todos os programas Ocultar

    Teses e pesquisas

    Publicações

    Programação Seminário 20 anos CEEL

    Autor:CEEL







    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    Catálogo de Jogos de Alfabetizzação

    Autor:Vários
    Organização:Ana Claudia R. Gonçalves Pessoa Yngrid Larissa Sales Fernandes Wilma Pastor
    Ano:2024






    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações
    Ver todos os programas Ocultar


Inicio Notícias

Notícias

CEEL abre processo seletivo para contratação de assessor de imprensa

03.10.2014


O objetivo é selecionar assessor de imprensa para as ações desenvolvidas pelo Centro de Estudos em Educação e Linguagem, como:

Ação 1: Produzir informes para o Portal do PNAIC e do CEEL;
Ação 2: Produzir materiais jornalísticos para divulgar as ações do PNAIC e do CEEL junto a órgãos de imprensa e em redes sociais;
Ação 3: Acompanhar as diferentes ações do PNAIC e do CEEL, produzindo registros para documentação.

Requisitos:
• ser graduado em jornalismo ou comunicação social;
• ter experiência em assessoria de imprensa.

Inscrições de 22 de setembro a 10 de outubro de 2014, no CEEL (1º andar do Centro de Educação da UFPE), das 08h00 às 18h00.






Organização Curricular é tema do Ciclo de Palestras do PNAIC

29.09.2014


Foi realizado, na última quarta-feira (24), no Centro de Formação Professor Paulo Freire, em Recife, mais um encontro do Ciclo de Palestras do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa 2014. Sob o tema “Organização Curricular no Ciclo de Alfabetização”, a quarta etapa da ação teve como convidados os professores Emerson Rolkouski (UFPR), Doutor em Educação Matemática, e Artur Morais (CEEL/UFPE), Doutor em Psicologia pela Universidad de Barcelona.

Em sua palestra, Rolkouski falou sobre as “maldades” (em termos de aprendizado) praticadas na Matemática Escolar. “O que é mais importante: ensinar os termos minuendo, subtraendo, resto/diferença ou ensinar os alunos a resolverem problemas?”, questionou. Para o professor, a escola deve refletir a realidade e propor problemas contextualizados, temporal, social e culturalmente. Ainda de acordo com ele, o tempo destinado à educação é finito e que, apesar do currículo e das diretrizes, o professor tem liberdade razoável em sala de aula e deve saber aproveitá-la.

Em relação ao currículo de língua portuguesa, o Professor Artur Morais ressaltou como a definição dos direitos de aprendizagem, metas ou expectativas de aprendizagem são requisitos para avançarmos na democratização da escola de qualidade. “Além disso, é importante observar que é possível definir currículos com a participação dos educadores, a exemplo do próprio PNAIC. “Currículo não é remédio milagroso. É preciso, também, formação continuada, gestão democrática, condições dignas de salário e de trabalho, escolas com tempo integral e professores permanentes”, finalizou.

A próxima etapa do Ciclo de Palestras será em 1° de outubro (quarta-feira), das 18h às 22h, no mesmo local, e abordará o tema “Alfabetização na Educação no Campo”. As professoras Iranete Lima (UFPE) e Zélia Versiane (UFMG) serão palestrantes. O Centro de Formação Professor Paulo Freire fica situado na Rua Real da Torre, 226, na Madalena, em Recife. O número de participantes por palestras é limitado a 600 pessoas. As inscrições devem ser realizadas através do link: https://docs.google.com/forms/d/1j0jIdidcFrn7XiJCxWRg6Js7JbJ1TjFNAa0NfPfbIA4/viewform?c=0&w=1.

Como parte do evento, é dada a oportunidade aos participantes de submeterem um Relato de Experiência referente à temática abordada para serem publicados no site do PNAIC-PE. As submissões devem ser feitas através do link https://docs.google.com/forms/d/1XgSkscLILvtQmYZ3gsw5abIwmq92WSjG5QNp5NxTLEQ/viewform. É preciso preencher a ficha e enviar para o e-mail ciclodepalestraspnaic2014@gmail.com Os relatos submetidos devem estar de acordo com as especificações e precisam passar pela avaliação e aprovação da equipe do Ciclo de Palestras.






Resultado da primeira etapa da seleção para apoio nas ações do Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa(PNAIC-PE)

29.09.2014

Saiu o resultado dos selecionados na primeira fase do processo seletivo realizado pelo CEEL para apoio nas ações desenvolvidas pelo Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa(PNAIC-PE).
ATENÇÃO: Amanhã acontecerá a segunda etapa do processo seletivo. Fique atento aos horários das entrevistas!!!



RESULTADO SELEÇÃO APOIO CEEL




Letramento e alfabetização são discutidos em Jornada PET Letras UFPE

29.09.2014


As professoras e coordenadoras do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL), Telma Leal e Ana Cláudia Pessoa, participaram na última quinta-feira (25), da mesa “Letramento e alfabetização: O que interessa hoje ao profissional de Letras?”, durante programação da III Jornada PET Letras UFPE. O evento, organizado pelo grupo PET (Programa de Educação Tutorial) do curso de Letras, juntamente com o Departamento de Letras e o Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, começou no dia 24 e se encerrou nesta sexta (26).
A partir do levantamento e das análises de propostas curriculares, progressão escolar e produção de textos na escola, a palestra da Profa. Telma Ferraz enfatizou que a aprendizagem da leitura e da escrita é complexa e multifacetada. “É necessário compreender os percursos de aprendizagem. Garantir condições de aprendizado inclui definir currículo, delimitar conhecimentos e habilidades a serem ensinados em cada etapa escolar e avaliar adequadamente os estudantes para planejar a ação docente”, destacou.
A profa. Ana Cláudia Pessoa, por sua vez, lembrou – após apresentar indicadores de Alfabetismo Funcional (INAF) e níveis de alfabetismo – que os conteúdos abordados nas escolas devem ter relevância para a vida. “As crianças devem ser ensinadas a aprender a ler e a escrever com autonomia, e de maneira crítica. A escola tem o dever de formar cidadãos capazes de atuar com competência e dignidade na sociedade”, completou Ana Cláudia, que também destacou a importância da oralidade (compreender e produzir textos orais) e da leitura desde muito cedo nesse processo.
A programação da III Jornada PET Letras UFPE contou com outras mesas redondas, palestras, sessões de comunicação e atividades culturais sobre letramento e alfabetização, formação de professores para a educação básica etc. Para outras informações sobre o evento, acesse: http://jornadapetletras.blogspot.com.br/






2013 © CEEL/UFPE - Centro de Estudos em Educação e Linguagem - Universidade Federal de Pernambuco - Centro de Educação
Rua Acadêmico Hélio Ramos, s/n, Cidade Universitária - CEP: 50740-530. Recife - PE - Brasil Telefone: (81) 2126.8921