Notícias- Centro de Estudos em Educação e Linguagem
Rede Sociais Ceel/UFPE

  • PROGRAMAS

    Programas de formação de professores da educação básica.

    Ações para treinar professores do Ensino Fundamental Ações para treinar professores do Ensino Fundamental
  • CURSOS/TURMAS

    Cursos para professores das redes municipais e estaduais de ....

    Cursos para professores das redes municipais e estaduais Cursos para professores das redes municipais e estaduais
  • MATERIAIS

    Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos disponibilizadas pode formadores e professores atendidos.

    Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas
  • Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa - PNAIC

    O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é uma iniciativa do Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), que tem como finalidade garantir a alfabetização plena de crianças com até 8 anos de idade em todo o Brasil. Trata-se de um compromisso formal entre instituições de educação superior, secretarias e conselhos estaduais e municipais de educação, cujo eixo principal é a formação continuada de professores alfabetizadores.



    Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife - RELEITURA

    Mediadores de leitura e coordenadores das oito bibliotecas comunitárias que integram a Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife estão entusiasmados com a oportunidade de agregar conhecimentos técnicos; juntar o saber acadêmico ao prazer que os move no trabalho de contribuir para democratizar o acesso ao livro e formar leitores. Numa parceria da REleitura com o Ceel – Centro de Estudos em Educação e Linguagem, do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, está em curso o projeto Formação de Gestores e Mediadores de Leitura.



    Ver todos os programas Ocultar

    Cursos

    Subprojeto Mediadores de Leitura na Escola Mediadores - Lista dos Aprovados:

    PROCESSO SELETIVO
    Subprojeto Mediadores de Leitura na Escola
    Mediadores - Aprovados:

    Fábio Rogério Rodrigues da Silva -15pontos
    Isamar Martins de Santana - 15 pontos
    Maria Betania do Nascimento Andrade - 15 pontos
    Luciana Lima dos Santos - 14,5 pontos
    Adilene Maria Marques Pereira - 14 pontos
    Flávia Messias Lucena Melena - 14 pontos
    Sthefano Santana Souza de Farias - 13 pontos
    Selma Maria de Oliveira - 11 pontos
    Mauro Silva de Souza - 11 pontos



    Turmas



    Ver todos os cursos e turmas Ocultar

    Caderno de apresentação

    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    Caderno 7 - Alfabetização matemática na perspectiva do letramento

    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    Ver todos os programas Ocultar
  • ATUAÇÃO

    Avaliação educacional, assessoria, formação de professores...

    Atuação. Avaliação educacional, assessoria, formação de professores... Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas
  • NOTÍCIAS

    Conheça os critérios de participação dos cursos.

    Turmas. Conheça os critérios de participação dos cursos. Turmas. Conheça os critérios de participação dos cursos.
  • TESES E PESQUISAS / PUBLICAÇÕES

    Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos disponibilizadas..

    Teses e pesquisas.Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos... Teses e pesquisas.Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos...
  • PESQUISA

    O CEEL desenvolve pesquisas relativas ao ensino da língua portuguesa. Dedica-se, sobretudo, a investigar questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem da leitura e da escrita na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e também na Educação de Jovens e Adultos.

    Dentre as temáticas desenvolvidas, destacam-se as relacionadas à alfabetização e ao letramento, cujas abordagens compreendem princípios teórico-metodológicos ligados à psicogênese da escrita, ao letramento e ao enfoque dado à diversidade de gêneros textuais na escola.

    A construção identitária dos docentes e aprendizes é também um tema presente nas investigações dos pesquisadores do CEEL.

    Os projetos vem recebendo financiamento de agências de formento à pesquisa, tai como CNPq e FACEPE.



    FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    No CEEL funciona o Centro de Formação de Professores (CFP) que atua na formação inicial e continuada de professores de Educação Infantil, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, promovendo cursos, oficinas, palestras e debates.

    Diante das constantes mudanças nas concepções de linguagem, aprendizagem e ensino nas últimas décadas e tomando por base uma linha sócio-interacionista de trabalho, o CFP oferece cursos presenciais e semipresenciais visando atender à demanda das secretarias de educação por formação continuada de seus profissionais.



    Ver todos os programas Ocultar

    2024_SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE EXTENSÃO PROGRAMA: BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS NA UFPE E UFPE NAS BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS

    Número de vagas:
    4 bolsistas
    Período de duração da bolsa:
    Dezembro de 2024 a Dezembro de 2025.
    Carga Horária:
    A(O) bolsista deverá dispor de uma carga horária de no mínimo 20 horas semanais para se dedicar as atividades do programa no período de concessão da bolsa.

    Maiores informações no Edital em anexo

    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    Estágio em projeto coordenado pelo CEEL

    Atenção! Amanhã, dia 20/04, encerram-se as inscrições para atuar como apoio ao curso Leitura e escrita na Educação Infantil (LEEI), que faz parte do Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada - Nordeste, coordenado pela equipe do CEEL. Para mais informações acesse o edital 037.3/2024 em: fade.org.br
    https://fade.org.br/wp-content/uploads/2024/04/Edital-037_2024.pdf



    Ver todos os programas Ocultar

    Teses e pesquisas

    Publicações

    Programação Seminário 20 anos CEEL

    Autor:CEEL







    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    Catálogo de Jogos de Alfabetizzação

    Autor:Vários
    Organização:Ana Claudia R. Gonçalves Pessoa Yngrid Larissa Sales Fernandes Wilma Pastor
    Ano:2024






    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações
    Ver todos os programas Ocultar


Inicio Notícias

Notícias

Nota da Cátedra Paulo Freire sobre Magda Soares

05.01.2023

A Cátedra Paulo Freire da Universidade Federal de Pernambuco expressa sentimentos de pesar pela passagem da professora Magda Soares para o plano espiritual e afirma o reconhecimento da sua valiosa contribuição para a educação pública brasileira, nos domínios da formação de professores e de pesquisadores em educação, da alfabetização e letramento, do ensino da linguagem e da pesquisa em educação.
A professora Magda Soares formou gerações de professoras/es, pesquisadoras/es, mobilizou pessoas, espaços e estruturas para garantir o desenvolvimento da educação e linguagem, a partir da primeira etapa da educação básica, articulando educação básica e educação superior; ensino-pesquisa-extensão, relação interpessoal e interinstitucional, sempre no sentido do pleno desenvolvimento da educação pública. Sua notável contribuição à elaboração de políticas públicas de alfabetizar letrando é remarcável.
É um testemunho de compromisso com o direito à educação de todas/todos/todes, a começar pelos processos de alfabetização e linguagem, perpassados pela pesquisa. Sua produção intelectual e práticas educativas evidenciaram sempre as possibilidades de reflexão, criatividade e proposição político-pedagógica, marcando a todas e todos, em diferentes níveis e esferas, que com ela partilharam momentos de experiência educativa.
Gratidão a essa notável educadora.

Recife, 03 de janeiro de 2023.
Cátedra Paulo Freire da UFPE






Carta do CEEL (Centro de Estudos em Educação e Linguagem) da UFPE à Professora Magda Soares, homenageando e agradecendo

03.01.2023


Querida Magda,
Foi com muito pesar que soubemos que você não está mais, materialmente, neste mundo. Estamos nos sentindo órfãos, e estendemos nossos sentimentos e votos de conforto a tod@s que, assim como nós, tanto a querem e a admiram: familiares, colegas, professoras e professores, brasileiras e brasileiros. Afinal, não é à toa que, tanto no mundo da Educação como em outras áreas, merecidamente, premiamos sua obra e suas ações, porque com elas nos nutrimos de esperança e nos tornamos mais humanos, lúcidos e corajosos.
Apesar da dor pela partida, no plano físico, e da inevitável tristeza que ela nos causa, aqui estamos para prestar nosso reconhecimento, lhe agradecer e lhe tranquilizar: vamos continuar batalhando por justiça e por educação pública de qualidade, como você sempre fez e nos ensinou. Vamos seguir disseminando seu legado e colhendo os frutos que ele gera para todas e todos.
Pioneira e incansável, há mais de cinco décadas, você tem nos demonstrado que, sim, é obrigatório criarmos uma escola e um país mais justos. Como pesquisadora, formadora de pesquisadores e de professores, autora de textos acadêmicos fundamentais e de livros didáticos mais que originais, você tornou-se nossa Mestra Maior, no mais amplo sentido. Com você aprendemos que rigor teórico e bom senso didático são essenciais para firmarmos real compromisso com quem mais merece ter escolas de qualidade. Tanto em suas obras já clássicas como em sua recente ação formadora, em Lagoa Santa-MG, somos alimentados pela certeza de que a boa escola pública, aquela com que sonhamos, é possível. E que o velho e bom combate, para que essa escola vire realidade, vale a pena. Afinal, "toda criança pode aprender a ler e a escrever".
Sim, nós, que fazemos o CEEL-UFPE, temos muito a lhe agradecer. Com você aprendemos maravilhas, sempre. E, desde o século passado, quando nosso grupo ainda estava se constituindo, já fazíamos parcerias com o CEALE-UFMG e compartilhávamos seus ensinamentos, que continuaram a ser seguidos até os dias atuais. Aprendemos que "a alfabetização - a aquisição da tecnologia da escrita - não precede nem é pré-requisito para o letramento; ao contrário, a criança aprende a ler envolvendo-se em atividades de letramento, isto é, de leitura e produção de textos reais, de práticas sociais de leitura e de escrita" mas sem esquecer que é necessário dar conta da "faceta linguística" (sistema de escrita alfabética) e fazê-lo desde o final da Educação Infantil, tal como é defendido na sua última grande obra, em 2020: Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. Por outro lado, também partilhávamos o princípio de que precisamos oferecer aos professores justas condições de trabalho, que garantam o direito à formação continuada, a liberdade para escolher e usar bons livros e outros recursos didáticos e, no coletivo, definir metas de aprendizagens, avaliações diagnósticas e métodos de ensino, no plural. Sempre ficamos muito contentes em ver como suas propostas se irmanavam e se irmanam perfeitamente com as nossas! Como era e é prazeroso e tranquilo, para nós, dialogar com você! Quanta afinidade, Magda!
Apesar da distância física, aqui estamos, amiga e Mestra! Sobretudo neste momento de reconstrução da democracia em nosso país, vamos continuar sua/nossa luta para que as camadas populares conquistem mais e mais o direito às práticas de leitura e de escrita, de modo a usar a linguagem como arma na concretização de direitos, justiça e igualdade. Você está e estará sempre presente, Mestra!
Receba nossos mais sinceros e comovidos agradecimentos. Apesar da dor e da saudade, seguem aqui todos os profundos abraços que cada um(a) gostaria de lhe dar, pessoalmente!
Equipe CEEL-UFPE






Resultado da seleção de bolsistas para o programa de extensão: Biliotecas Comunitárias na UFPE e UFPE nas Bibliotecas Comunitárias.

04.12.2022

RESULTADO DA SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE EXTENSÃO
PROGRAMA: BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS NA UFPE E UFPE NAS BIBLIOTECAS
COMUNITÁRIAS.
Edital em anexo.



2022-Resultado da seleção de bolsistas para o programa de extensão: Biliotecas Comunitárias na UFPE e UFPE nas Bibliotecas Comunitárias.




EDITAL SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE EXTENSÃO PROGRAMA: BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS NA UFPE E UFPE NAS BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS

04.11.2022

Período de seleção:
- Inscrições: 04/11/2022 a 21/11/2022
- Resultado: 28/11/2022
- Início das atividades: 01/12/2022

Maiores informações no Edital em anexo



2022_EDITAL SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE EXTENSÃO PROGRAMA: BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS NA UFPE E UFPE NAS BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS




2013 © CEEL/UFPE - Centro de Estudos em Educação e Linguagem - Universidade Federal de Pernambuco - Centro de Educação
Rua Acadêmico Hélio Ramos, s/n, Cidade Universitária - CEP: 50740-530. Recife - PE - Brasil Telefone: (81) 2126.8921