Notícias- Centro de Estudos em Educação e Linguagem
Rede Sociais Ceel/UFPE

  • PROGRAMAS

    Programas de formação de professores da educação básica.

    Ações para treinar professores do Ensino Fundamental Ações para treinar professores do Ensino Fundamental
  • CURSOS/TURMAS

    Cursos para professores das redes municipais e estaduais de ....

    Cursos para professores das redes municipais e estaduais Cursos para professores das redes municipais e estaduais
  • MATERIAIS

    Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos disponibilizadas pode formadores e professores atendidos.

    Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas
  • Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa - PNAIC

    O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é uma iniciativa do Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), que tem como finalidade garantir a alfabetização plena de crianças com até 8 anos de idade em todo o Brasil. Trata-se de um compromisso formal entre instituições de educação superior, secretarias e conselhos estaduais e municipais de educação, cujo eixo principal é a formação continuada de professores alfabetizadores.



    Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife - RELEITURA

    Mediadores de leitura e coordenadores das oito bibliotecas comunitárias que integram a Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife estão entusiasmados com a oportunidade de agregar conhecimentos técnicos; juntar o saber acadêmico ao prazer que os move no trabalho de contribuir para democratizar o acesso ao livro e formar leitores. Numa parceria da REleitura com o Ceel – Centro de Estudos em Educação e Linguagem, do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, está em curso o projeto Formação de Gestores e Mediadores de Leitura.



    Ver todos os programas Ocultar

    Cursos

    Subprojeto Mediadores de Leitura na Escola Mediadores - Lista dos Aprovados:

    PROCESSO SELETIVO
    Subprojeto Mediadores de Leitura na Escola
    Mediadores - Aprovados:

    Fábio Rogério Rodrigues da Silva -15pontos
    Isamar Martins de Santana - 15 pontos
    Maria Betania do Nascimento Andrade - 15 pontos
    Luciana Lima dos Santos - 14,5 pontos
    Adilene Maria Marques Pereira - 14 pontos
    Flávia Messias Lucena Melena - 14 pontos
    Sthefano Santana Souza de Farias - 13 pontos
    Selma Maria de Oliveira - 11 pontos
    Mauro Silva de Souza - 11 pontos



    Turmas



    Ver todos os cursos e turmas Ocultar

    Caderno de apresentação

    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    Caderno 7 - Alfabetização matemática na perspectiva do letramento

    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    Ver todos os programas Ocultar
  • ATUAÇÃO

    Avaliação educacional, assessoria, formação de professores...

    Atuação. Avaliação educacional, assessoria, formação de professores... Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas
  • NOTÍCIAS

    Conheça os critérios de participação dos cursos.

    Turmas. Conheça os critérios de participação dos cursos. Turmas. Conheça os critérios de participação dos cursos.
  • TESES E PESQUISAS / PUBLICAÇÕES

    Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos disponibilizadas..

    Teses e pesquisas.Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos... Teses e pesquisas.Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos...
  • PESQUISA

    O CEEL desenvolve pesquisas relativas ao ensino da língua portuguesa. Dedica-se, sobretudo, a investigar questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem da leitura e da escrita na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e também na Educação de Jovens e Adultos.

    Dentre as temáticas desenvolvidas, destacam-se as relacionadas à alfabetização e ao letramento, cujas abordagens compreendem princípios teórico-metodológicos ligados à psicogênese da escrita, ao letramento e ao enfoque dado à diversidade de gêneros textuais na escola.

    A construção identitária dos docentes e aprendizes é também um tema presente nas investigações dos pesquisadores do CEEL.

    Os projetos vem recebendo financiamento de agências de formento à pesquisa, tai como CNPq e FACEPE.



    FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    No CEEL funciona o Centro de Formação de Professores (CFP) que atua na formação inicial e continuada de professores de Educação Infantil, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, promovendo cursos, oficinas, palestras e debates.

    Diante das constantes mudanças nas concepções de linguagem, aprendizagem e ensino nas últimas décadas e tomando por base uma linha sócio-interacionista de trabalho, o CFP oferece cursos presenciais e semipresenciais visando atender à demanda das secretarias de educação por formação continuada de seus profissionais.



    Ver todos os programas Ocultar

    2024_SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE EXTENSÃO PROGRAMA: BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS NA UFPE E UFPE NAS BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS

    Número de vagas:
    4 bolsistas
    Período de duração da bolsa:
    Dezembro de 2024 a Dezembro de 2025.
    Carga Horária:
    A(O) bolsista deverá dispor de uma carga horária de no mínimo 20 horas semanais para se dedicar as atividades do programa no período de concessão da bolsa.

    Maiores informações no Edital em anexo

    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    Estágio em projeto coordenado pelo CEEL

    Atenção! Amanhã, dia 20/04, encerram-se as inscrições para atuar como apoio ao curso Leitura e escrita na Educação Infantil (LEEI), que faz parte do Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada - Nordeste, coordenado pela equipe do CEEL. Para mais informações acesse o edital 037.3/2024 em: fade.org.br
    https://fade.org.br/wp-content/uploads/2024/04/Edital-037_2024.pdf



    Ver todos os programas Ocultar

    Teses e pesquisas

    Publicações

    Programação Seminário 20 anos CEEL

    Autor:CEEL







    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    Catálogo de Jogos de Alfabetizzação

    Autor:Vários
    Organização:Ana Claudia R. Gonçalves Pessoa Yngrid Larissa Sales Fernandes Wilma Pastor
    Ano:2024






    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações
    Ver todos os programas Ocultar


Inicio Notícias

Notícias

Seminário Multicultural Chile-Brasil: bibliotecas em rede tecendo saberes

30.10.2022


Seminário Multicultural Chile-Brasil: bibliotecas em rede tecendo saberes

A equipe do CEEL que integra a Rede de Bibliotecas do Coque irá promover, no período de 15 a 17 de novembro de 2022, na Universidad Playa Ancha, em Valparaiso, Chile, o Seminário Multicultural Chile-Brasil: bibliotecas em rede tecendo saberes.
Entre os anos 2020 e 2021, quando vivenciamos o contexto da pandemia da Covid-19, a Rede de Bibliotecas do Coque realizou um curso de formação docente, com intervenção em forma do projeto didático Palavras Viajantes, inaugurando um intercâmbio com a Escuela Laura Matus Meléndez (em Doñihue, Chile) e equipes docentes de algumas universidades chilenas. Atualmente nas escolas da Rede de Bibliotecas do Coque atuamos com 26 turmas, envolvendo um total de 684 estudantes e 19 docentes, além de 5 coordenadoras pedagógicas e 6 professores que atuam em bibliotecas escolares. A distribuição dos estudantes por escola é:
- CMEI Mãezinha do Coque - 24 estudantes
- Municipal Almirante Soares Dutra - 338 estudantes
- Municipal do Coque - 104 estudantes
- Municipal José da Costa Porto - 65 estudantes
- Municipal Novo Mangue - 62 estudantes
O Seminário multicultural Chile-Brasil: bibliotecas em rede tecendo saberes constitui uma das etapas do projeto, constituindo-se numa oportunidade formativa para a equipe que integra a Rede de Bibliotecas do Coque, em pelo menos dois sentidos. Por um lado, o processo de preparação dos materiais para a comunicação oral do projeto, foi uma oportunidade para sistematizar e refletir sobre as práticas pedagógicas envolvidas. Por outro lado, a programação prevista para o Seminário incluirá temáticas com relevante contribuição para a formação profissional daqueles que atenderem ao evento, tendo três focos: a literatura e a biblioteca na formação de leitores; projetos de inovação didática no campo da leitura e da escrita; e leitura, escrita, gêneros textuais e interação social. As palestras referentes a projetos, políticas e práticas educativas chilenas, serão uma oportunidade para ampliação do horizonte cultural e para a troca de experiências com os professores e estudantes do país vizinho.
Considerando que o público-alvo deste Seminário inclui as comunidades acadêmicas das universidades e rede de escolas campos de estágio da Universidad Playa Ancha, o referido evento será uma oportunidade para a ampla divulgação da ação inédita de organização de uma rede de bibliotecas - neste caso a Rede de Bibliotecas do Coque - e para a reflexão acerca de práticas pedagógicas inovadoras que repercutem positivamente na formação docente e nas aprendizagens dos estudantes em seu letramento.
A programação detalhada está disponível no site da RBC: http://rededebibliotecasdocoque.org e haverá transmissão online de parte das atividades através do link: https://us02web.zoom.us/j/82299300636?pwd=THE2aTJzeDRaV29KeHErbVNYZGxjQT09






IX Feira Territórios Interculturais da Leitura: 12 a 22 de setembro de 2022

26.09.2022


Acabamos de vivenciar mais uma edição da Feira Territórios Interculturais da Leitura. Neste ano, a IX Feira teve sua programação focada no tema: A mulher, literatura, leitura e resistência. Realizamos 4 minicursos, com público em torno de 200 participantes, 3 sessões de vídeo-debate, um ciclo de conversas com escritoras negras, indígenas e de mulheres cegas, além de uma Mostra com relatos de experiências em Bibliotecas Públicas Municipais. Durante a Feira também tivemos a exposição A grande serpente, da multiartista Beta Ferralc e o Circuito Infantil e Juvenil aconteceu em 14 diferentes espaços, incluindo bibliotecas comunitárias, MTST, FUNASE e Espaço Literário das Crianças, na Biblioteca Setorial do Centro de Educação da UFPE. A sessão de lançamentos aconteceu em parceria com o grupo A voz na Praça, no espaço do coreto da Várzea. Programação completa disponível em: https://feiradeleituraceuf.wixsite.com/my-site-1/
A Feira Territórios Interculturais da Leitura é um encontro anual que objetiva promover debates no campo da biblioteca, da literatura e da leitura e procura mobilizar diversas ações que contribuam para uma sociedade cada vez mais leitora. Uma peculiaridade dessa Feira é seu enfoque nas mediações de leitura e no acesso público ao livro e à leitura, com destaque também para a produção autoral e editorial, especialmente de comunidades periféricas, mulheres e jovens. Fruto de uma articulação interinstitucional mobilizada pelo Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL), a promoção da Feira inclui em sua comissão organizadora, desde sua primeira edição, o movimento de bibliotecas comunitárias, organizações culturais e instituições governamentais. Em 2020, esta ação passou a integrar o Programa de Extensão "Bibliotecas comunitárias na UFPE e UFPE nas bibliotecas", o que lhe assegurou uma maior vinculação institucional e ampliou seu alcance em termos de público. Realizar de forma articulada a dois festivais literários e a uma festa literária não se limita a um evento pontual, mas é fruto de projetos e intervenções que têm um caráter mais contínuo e permanente em diferentes locais, em particular, nas periferias da Região Metropolitana de Recife e no território indígena Xukuru. Entendemos que para enfrentar o desafio de formar leitores e de consolidar comunidades leitoras, além de mobilizar instituições formais como a escola e a biblioteca, é importante contar com a ampliação dos espaços de circulação de livros e do debate em torno da leitura, como é o caso da realização de Festas, Feiras, Festivais e outros encontros literários. Tais encontros podem compor um repertório de conexões entre a dimensão privada e intimista da leitura e as esferas públicas, criando oportunidades para o estabelecimento de vínculos de pertencimento e de participação democráticas no campo da educação e da cultura.
Para saber mais:
Canal no Youtube da Feira de Leitura do Centro de Educação da UFPE: https://youtube.com/channel/UCf2NKAyOAsJgqL5Yoq_lfWQ

Instagram da Feira de Leitura: @feiradeleitura_ufpe: https://www.instagram.com/feiradeleitura_ufpe/

Facebook da Feira de Leitura: Territórios interculturais da leitura- Feira de leitura CE UFPE: https://www.facebook.com/feiradeleituraceufpe






Resultado da seleção de bolsistas para o programa de extensão: Biliotecas Comunitárias na UFPE e UFPE nas Bibliotecas Comunitárias.

09.03.2022

RESULTADO DA SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE EXTENSÃO
PROGRAMA: BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS NA UFPE E UFPE NAS BIBLIOTECAS
COMUNITÁRIAS



Resultado da seleção de bolsistas para o programa de extensão: Biliotecas Comunitárias na UFPE e UFPE nas Bibliotecas Comunitárias.




Assessoria do CEEL ao município de Afogados da Ingazeira

02.03.2022


A assessoria do CEEL ao município de Afogados da Ingazeira surgiu de uma demanda identificada pela professora Wivianne Fonseca, Secretária de Educação: a necessidade de a equipe técnica da Secretaria de Educação refletir sobre o seu papel. A partir dessa demanda, surgiu outra: discutir, de forma democrática, a implantação, implementação e avaliação das políticas educacionais na rede de ensino.
Nesse sentido, o trabalho da assessoria do CEEL tem como objetivos: fortalecer o Sistema de Ensino Municipal em sua política educacional; elaborar o Documento Norteador das Políticas Educacionais de Afogados da Ingazeira, com a equipe técnica da Secretaria de Educação e com as equipes gestoras das unidades educacionais; sistematizar, junto com a equipe técnica, os dados estatísticos da Secretaria de Educação para alimentar o Portal da Secretaria, permitindo à população o controle social das ações planejadas e desenvolvidas.
Para tanto, estão previstos encontros de formações continuadas, oficinas temáticas e seminários com as equipes técnicas da Secretaria de Educação e das unidades escolares, as quais participarão da discussão e elaboração do Documento Norteador das Políticas Educacionais de Afogados da Ingazeira.
A professora Ana Cristina Gomes da Penha vem representando o CEEL nas atividades de assessoria ao município, desde novembro de 2021. No dia 24/02/2022, esteve no município, onde proferiu a palestra "Das políticas educacionais às práticas escolares: educação como direito", e participou do I Encontro com a equipe da Secretaria, durante o qual foram discutidos a importância e o papel da equipe técnica do município, bem como o Projeto sobre o Documento Norteador das Políticas Educacionais de Afogados da Ingazeira.
A instituição dos órgãos colegiados e a elaboração coletiva dos documentos norteadores das práticas gestoras democráticas e educativas, desenvolvidas nas unidades escolares, apontam os rumos da educação do município, imprimindo-lhes a amplitude, relevância e identidade necessárias.
Nessa perspectiva, é importante destacar que as concepções e práticas antiautoritárias, desburocratizadoras e descentralizadoras podem contribuir na construção e configuração da gestão democrática como modo de participação ativa e no sentido de uma educação pública com qualidade social. Esse é o desafio a que se propõe o Município.






2013 © CEEL/UFPE - Centro de Estudos em Educação e Linguagem - Universidade Federal de Pernambuco - Centro de Educação
Rua Acadêmico Hélio Ramos, s/n, Cidade Universitária - CEP: 50740-530. Recife - PE - Brasil Telefone: (81) 2126.8921