Notícias- Centro de Estudos em Educação e Linguagem
Rede Sociais Ceel/UFPE

  • PROGRAMAS

    Programas de formação de professores da educação básica.

    Ações para treinar professores do Ensino Fundamental Ações para treinar professores do Ensino Fundamental
  • CURSOS/TURMAS

    Cursos para professores das redes municipais e estaduais de ....

    Cursos para professores das redes municipais e estaduais Cursos para professores das redes municipais e estaduais
  • MATERIAIS

    Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos disponibilizadas pode formadores e professores atendidos.

    Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas
  • Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa - PNAIC

    O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é uma iniciativa do Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), que tem como finalidade garantir a alfabetização plena de crianças com até 8 anos de idade em todo o Brasil. Trata-se de um compromisso formal entre instituições de educação superior, secretarias e conselhos estaduais e municipais de educação, cujo eixo principal é a formação continuada de professores alfabetizadores.



    Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife - RELEITURA

    Mediadores de leitura e coordenadores das oito bibliotecas comunitárias que integram a Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife estão entusiasmados com a oportunidade de agregar conhecimentos técnicos; juntar o saber acadêmico ao prazer que os move no trabalho de contribuir para democratizar o acesso ao livro e formar leitores. Numa parceria da REleitura com o Ceel – Centro de Estudos em Educação e Linguagem, do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, está em curso o projeto Formação de Gestores e Mediadores de Leitura.



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    Cursos

    Subprojeto Mediadores de Leitura na Escola Mediadores - Lista dos Aprovados:

    PROCESSO SELETIVO
    Subprojeto Mediadores de Leitura na Escola
    Mediadores - Aprovados:

    Fábio Rogério Rodrigues da Silva -15pontos
    Isamar Martins de Santana - 15 pontos
    Maria Betania do Nascimento Andrade - 15 pontos
    Luciana Lima dos Santos - 14,5 pontos
    Adilene Maria Marques Pereira - 14 pontos
    Flávia Messias Lucena Melena - 14 pontos
    Sthefano Santana Souza de Farias - 13 pontos
    Selma Maria de Oliveira - 11 pontos
    Mauro Silva de Souza - 11 pontos



    Turmas



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    Caderno de apresentação

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    Caderno 7 - Alfabetização matemática na perspectiva do letramento

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  • ATUAÇÃO

    Avaliação educacional, assessoria, formação de professores...

    Atuação. Avaliação educacional, assessoria, formação de professores... Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas
  • NOTÍCIAS

    Conheça os critérios de participação dos cursos.

    Turmas. Conheça os critérios de participação dos cursos. Turmas. Conheça os critérios de participação dos cursos.
  • TESES E PESQUISAS / PUBLICAÇÕES

    Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos disponibilizadas..

    Teses e pesquisas.Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos... Teses e pesquisas.Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos...
  • PESQUISA

    O CEEL desenvolve pesquisas relativas ao ensino da língua portuguesa. Dedica-se, sobretudo, a investigar questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem da leitura e da escrita na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e também na Educação de Jovens e Adultos.

    Dentre as temáticas desenvolvidas, destacam-se as relacionadas à alfabetização e ao letramento, cujas abordagens compreendem princípios teórico-metodológicos ligados à psicogênese da escrita, ao letramento e ao enfoque dado à diversidade de gêneros textuais na escola.

    A construção identitária dos docentes e aprendizes é também um tema presente nas investigações dos pesquisadores do CEEL.

    Os projetos vem recebendo financiamento de agências de formento à pesquisa, tai como CNPq e FACEPE.



    FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    No CEEL funciona o Centro de Formação de Professores (CFP) que atua na formação inicial e continuada de professores de Educação Infantil, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, promovendo cursos, oficinas, palestras e debates.

    Diante das constantes mudanças nas concepções de linguagem, aprendizagem e ensino nas últimas décadas e tomando por base uma linha sócio-interacionista de trabalho, o CFP oferece cursos presenciais e semipresenciais visando atender à demanda das secretarias de educação por formação continuada de seus profissionais.



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    2024_SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE EXTENSÃO PROGRAMA: BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS NA UFPE E UFPE NAS BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS

    Número de vagas:
    4 bolsistas
    Período de duração da bolsa:
    Dezembro de 2024 a Dezembro de 2025.
    Carga Horária:
    A(O) bolsista deverá dispor de uma carga horária de no mínimo 20 horas semanais para se dedicar as atividades do programa no período de concessão da bolsa.

    Maiores informações no Edital em anexo

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    Estágio em projeto coordenado pelo CEEL

    Atenção! Amanhã, dia 20/04, encerram-se as inscrições para atuar como apoio ao curso Leitura e escrita na Educação Infantil (LEEI), que faz parte do Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada - Nordeste, coordenado pela equipe do CEEL. Para mais informações acesse o edital 037.3/2024 em: fade.org.br
    https://fade.org.br/wp-content/uploads/2024/04/Edital-037_2024.pdf



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    Teses e pesquisas

    Publicações

    Programação Seminário 20 anos CEEL

    Autor:CEEL







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    Catálogo de Jogos de Alfabetizzação

    Autor:Vários
    Organização:Ana Claudia R. Gonçalves Pessoa Yngrid Larissa Sales Fernandes Wilma Pastor
    Ano:2024






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Notícias

SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE EXTENSÃO

17.02.2022

Período de seleção:
- Inscrições: 18/02/2022 a 25/02/2022
- Resultado: 09/03/2022
- Início das atividades de estágio: 10/03/2022

Maiores informações e Inscrições no Edital em anexo.



SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE EXTENSÃO




Feira Territórios Interculturais da Leitura

01.12.2021


A Feira Territórios Interculturais da Leitura é um encontro anual que objetiva promover debates no campo da biblioteca, da literatura e da leitura e procura mobilizar diversas ações que contribuam para uma sociedade cada vez mais leitora. Uma peculiaridade dessa Feira é seu enfoque nas mediações de leitura e no acesso público ao livro e à leitura, com destaque também para a produção autoral e editorial, especialmente de comunidades periféricas, mulheres e jovens.
Fruto de uma articulação interinstitucional mobilizada pelo Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL) a promoção da Feira envolve, desde sua primeira edição, o movimento de bibliotecas comunitárias, organizações culturais e governamentais. Em 2020, esta ação passou a integrar o Programa de Extensão "Bibliotecas comunitárias na UFPE e UFPE nas bibliotecas comunitárias", o que lhe assegurou uma maior vinculação institucional e ampliou seu alcance em termos de público.
Para enfrentar o desafio de formar leitores e de consolidar comunidades leitoras, além da mobilização de instituições formais como a escola e a biblioteca, é importante contar com a ampliação dos espaços de circulação de livros e do debate em torno da leitura, como é o caso da realização de Festas, Feiras, Festivais e outros encontros literários. Tais eventos podem compor um repertório de conexões entre a dimensão privada e intimista da leitura e as esferas públicas, criando oportunidades para o estabelecimento de vínculos de pertencimento e de participação democráticas.
A VIII Feira Territórios Interculturais de Leitura teve como tema: "Memórias literárias e tradição oral" e, em 2021, esteve integrada a 2 Festivais Literários e a 2 Festas Literárias. Iniciamos nossa programação com o 1º Festival Caranguejo Tabaiares (11 a 15/10) com uma homenagem ao educador Paulo Freire, em seu centenário, com o tema "O ato de ler na formação humana". Seguimos com o 1º Festival Xukuru, em Pesqueira (03 a 05/11), cuja programação girou em torno da "Leitura, Memórias e Histórias Xukuru do Ororubá". Na 5ª edição, a FLAL – Festa Literária do Alto do Moura (10 a 12/11) participamos de um amplo debate sobre "Memória, Música e Literatura". Por fim, festejamos a 5ª FLAL – Festa Literária do Coque (24 a 2/11), com muita "Literatura popular e oral de cordel".
Além dos encontros integrados, que impactaram seus territórios com atividades presenciais (seguindo protocolos sanitários estabelecidos para esse período de pandemia), também tivemos uma programação veiculada em plataformas virtuais, com a realização de 13 minicursos (com 477 participantes), 10 encontros temáticos, sessão de lançamentos, sarau e exibição de vídeos. O circuito infantil promoveu oficinas, live com Guardiãs da memória e crianças, circulação de 22 vídeos (com histórias, causos, parlendas...) e distribuição de 800 sacolas de leitura em 14 bibliotecas comunitárias, escolas Xukuru e bairro da Várzea. Nosso sebo virtual fez circular 200 livros a preços acessíveis.
Em 2021, ao escolher como tema "Memórias literárias e tradição oral" a Feira provocou um amplo debate acerca da importância da leitura para a constituição de identidades coletivas, com destaque para a cultura popular, os saberes dos povos originários, a diversidade étnico-racial e para as múltiplas linguagens artísticas e sua contribuição para a afirmação de valores humanos em uma sociedade inclusiva.
Nossa gratidão aos 43 integrantes das diferentes comissões organizadoras e aos 32 monitores (14 bolsistas de extensão e 18 voluntários) e aos 13 grupos que promoveram mais essa Feira, bem como aos diferentes apoiadores.
Ano que vem tem mais. Rumo à IX Feira...
Mais informações e registros em nossos canais eletrônicos
https://youtube.com/channel/UCf2NKAyOAsJgqL5Yoq_lfWQ
feiradeleitura_ufpe (Instagram)
@feiradeleituraceufpe (Facebook)
https://feiradeleituraceuf.wixsite.com/my-site-1






Circuito Infantil: o encontro com crianças e com a criança que há em nós

25.11.2021


Mais uma vez, pelo oitavo ano consecutivo, o Circuito Infantil da Feira Territórios Interculturais de Leitura, nos rendeu momentos de muito encanto, literatura e brincadeiras, resgatando nossas memórias culturais e afetivas tão bem representadas na tradição oral.
Repetindo o formato híbrido, uma intensa programação circulou em redes sociais, com vídeos de mediação de leitura e encontros em tempo real com contadoras de histórias (adultos e crianças), além da distribuição de kits de literatura (nossas sacolinhas de leitura). Os vídeos com crianças contando histórias foi um sucesso, de uma beleza sem igual (a programação completa pode ser vista no Instagram: feiradeleitura_ufpe). Nossas parceiras e parceiros da contação de histórias, como sempre, nos encantaram com seus talentos e criatividade. Destacamos a participação de grupos queridos como A Voz na Praça, Grupo Guardiãs da Memória, Cia Palavras Andarilhas, Peixe Beta Espaço Cultural, contadores de história de diversos cantos da cidade e de outras cidades. Outras cidades, sim! Esse ano tivemos a participação de mediadores de leitura de vários municípios que compõem o Sistema de Bibliotecas Públicas Municipais de Pernambuco.
O Circuito Infantil representa um espaço de colaboração que congrega todas as pessoas envolvidas na Feira de Leitura. São muitas parcerias, muitos detalhes, cuidadosamente tecidos ao longo de meses para proporcionar um momento significativo com a literatura para nossas crianças. Um detalhe importante é que não são apenas as crianças das bibliotecas comunitárias que curtem esse momento. Nossas famílias e amigos cada vez mais ficam na expectativa pela programação, acompanhando, curtindo e compartilhando conteúdos de nossas redes sociais. E o mais importante: nossa "criança interior" se solta, trazida à festa pelo resgate de memórias de nossa cultura, histórias e brincadeiras de nossa infância e pela programação geral da Feira que, focando as memórias literárias de tradição oral, dialogaram permanentemente com nossas experiências de infância.
Celebrando esse evento tão especial, que já marca nosso calendário afetivo e literário, conseguimos novamente levar às crianças de 14 bibliotecas comunitárias, do bairro da Várzea e também do povo Xukuru (em Pesqueira) as Sacolas de Leitura, com obras literárias e materiais para desenho e pintura, embaladas com nosso carinho e enviadas em lindas mochilas feitas palas costureiras da Biblioteca Comunitária Caranguejo Tabaiares. Foi uma grande operação para que isso fosse possível: doações de livros, campanhas de arrecadação de recursos financeiros para tal propósito - vaquinha, sebo, leilão de obras de arte doadas por artistas parceiros, tudo isso feito de forma virtual!.
Parece mesmo que as sacolinhas vieram para ficar! Isso porque o Circuito Infantil já envolve as nossas crianças por inteiro, não resta mais dúvidas!






XEKER DE SEMENTE MÃE ZENILDA ACOLHE 1º FESTIVAL LITERÁRIO XUKURU

22.11.2021


Xeker é um vocábulo remanescente da língua Xukuru que significa casa. Foi na Xeker de Semente Mãe Zenilda, cuja arquitetura em forma circular, com estrutura de tijolo aparente, ripas e caibros de madeira sustentando o telhado, que se conecta com a terra e a mata, que ocorreu nos dias 3, 4 e 5 de novembro/2021 o 1º Festival Literário Leitura, memórias e histórias Xukuru do Ororubá, cujo território se estende ao longo da serra do mesmo nome, no município de Pesqueira-PE.
A xeker fica na localidade chamada Curral de Boi, aldeia Boa Vista e tem quatro portais abertos para as quatro direções da rosa dos ventos. Os portais abrem espaço para varandas que se somaram às demais salas onde ocorreram, de forma simultânea, as denominadas Trilhas de Saber: oficinas de agricultura do encantamento; mediações de leitura; histórias dos guerreiros Xukuru; pinturas corporais com tintura de jenipapo; oficinas de cordel e outros escritos; rememoração e socialização dos vocábulos remanescentes do léxico Xukuru, como Xeker, Clarissi, (lua), toype (avós, mais velhos).
É como um templo a Xeker de Semente mãe Zenilda, onde a matriarca realiza diariamente sua tarefa de cuidar da terra, conforme os princípios da agricultura do encantamento, voltada para o compromisso de ensinar principalmente aos jovens como semear, cultivar, reflorestar, partilhar a colheita, coletivamente, alimentando o princípio básico da educação e identidade Xukuru. Entre os seus colaboradores se destaca Iran, o agrônomo, responsável pela Trilha que tratou desse tema.
Um auditório em formato de arena no centro da casa circular, mantém o piso de terra sobre o qual as pessoas mais velhas, especialmente a mãe Zenilda, costumam andar descalças. Ali ocorreram a abertura, as trilhas de saber e o fechamento do festival literário, com ritual de cânticos acompanhado de toque do membi e instrumentos percussivos, pedindo proteção aos encantados. Na sequência da abertura as falas de boas vindas do Cacique Marcos, e representante do CEEL, Carminha Bandeira, da Releitura Betânia Andrade e da BCCT Reginaldo Marques Pereira; e os depoimentos especialmente de professores e professoras realçando que desde o início da organização do COPIXO a literatura de resistência foi escolhida como um dos pilares da formação.
Na perspectiva da reconstituição das memórias literárias na formação e organização dos professores Xukuru, tanto o professor Eduardo Feitoza como a professora Márcia pontuaram o lugar da literatura nas escolas Xukuru, contribuindo para marcar o diferencial e a especificidade. Ambos se reportaram ao projeto de intercâmbio Recife x Xukuru, ocorrido em 2016, que selou definitivamente a parceria com o CEEL, ajudando a sistematizar e dar visibilidade aos projetos como Pé de Livro, De Mandaru a Tatuí, que foram realizados no conjunto das escolas contribuindo para o fortalecimento do povo e a unidade das escolas. Marcinha mais uma vez ressaltou o aprendizado referente à classificação dos livros nas estantes das bibliotecas, que foi recriado nas salas de leitura das aldeias usando os signos da cultura para orientar a busca: barretina, membi, entre outros.
O professor Adjailson fez uma regressão ao tempo da organização do COPIXO e se lembrou das malinhas de leitura distribuídas pelas oficinas de leitura do CCLF, que continham livros de literatura para crianças para circularem nas 25 escolas das aldeias à época. Três malinhas que circularam entre 1995-96 encontravam-se expostas numa das entradas da Casa de Semente e ele mostrou emocionado, alguns livros cuja leitura o marcaram profundamente e que ele usou para ler para as crianças e apoiar o processo de alfabetização: A margarida friorenta, Galileu leu e vida nas aldeias.
Momento de grande emoção ocorreu na Escola Membi, durante a homenagem póstuma à querida professora Roseli Cordeiro, uma guerreira, estimada por sua gente. Roseli faleceu de forma inesperada, há pouco mais de um ano, deixando duas filhinhas, uma ainda bebê, e a dor por essa perda ainda é muito sentida.
A programação da feira contemplou a inauguração da Sala de Leitura Roseli Cordeiro, que foi precedida de um ritual de despedida, que simbolizou o processo de encantamento: na frente de sua gente a amiga finalmente deixou o mundo dos vivos, virou história e permanecerá para sempre na memória. Que lugar melhor do que uma biblioteca, que ao receber o seu nome, passa a dar profundo sentido àquele momento carregado de tantos simbolismos?
Ali também Mãe Zenilda cumpriu a sua missão, de evocar, abraçar, consolar, a quem precisava de amparo para suportar a dor, pedindo, na hora certa: FORÇA TUPÃ. No final nos dirigimos à SALA DE LEITURA ROSELI CORDEIRO cuja foto sorridente e acolhedora nos recepcionou recebendo a doação dos livros.
O professor Eduardo Feitoza que respondeu pela coordenação geral do Festival representando o COPIXO (Comissão de Professores Indígenas Xukuru), formou dupla com o colega Átila e juntos conduziram com harmonia e eficácia a condução das atividades, combinando as tarefas de anfitriões e comunicadores na orientação dos participantes quanto ao desdobramento das atividades.
O público preferencial do festival foi constituído de estudantes, adolescentes e jovens das mais de trinta escolas das aldeias que se deslocaram de suas localidades para conhecerem a Casa de Semente e participarem das Trilhas de Saber, cumprindo dessa forma o objetivo estabelecido pelo coordenador: plantar no coração das crianças e das crianças e dos jovens as sementes dos saberes do seu povo; fortalecer os vínculos, aprender a ter orgulho de ser Xukuru.
O artista plástico e escritor Geraldo Bananeira responsável pela arte de identidade gráfica da feira, esteve presente relatando o processo de criação a apresentando outros livros de sua autoria: Urubinha e Ciclo das águas, que ele escreveu e desenhou partindo de uma estratégia que envolve a participação das crianças na criação coletiva das histórias.
Mais informações e imagens no instagram: festivaliterarioxukuru






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