Rede Sociais Ceel/UFPE Twiiter Facebook Flick YouTube

  • PROGRAMAS

    Programas de formação de professores da educação básica.

    Ações para treinar professores do Ensino Fundamental Ações para treinar professores do Ensino Fundamental
  • CURSOS/TURMAS

    Cursos para professores das redes municipais e estaduais de ....

    Cursos para professores das redes municipais e estaduais Cursos para professores das redes municipais e estaduais
  • MATERIAIS

    Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos disponibilizadas pode formadores e professores atendidos.

    Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas
  • Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa - PNAIC

    O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é uma iniciativa do Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), que tem como finalidade garantir a alfabetização plena de crianças com até 8 anos de idade em todo o Brasil. Trata-se de um compromisso formal entre instituições de educação superior, secretarias e conselhos estaduais e municipais de educação, cujo eixo principal é a formação continuada de professores alfabetizadores.



    Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife - RELEITURA

    Mediadores de leitura e coordenadores das oito bibliotecas comunitárias que integram a Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife estão entusiasmados com a oportunidade de agregar conhecimentos técnicos; juntar o saber acadêmico ao prazer que os move no trabalho de contribuir para democratizar o acesso ao livro e formar leitores. Numa parceria da REleitura com o Ceel – Centro de Estudos em Educação e Linguagem, do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, está em curso o projeto Formação de Gestores e Mediadores de Leitura.



    Ver todos os programas Ocultar

    Cursos

    Subprojeto Mediadores de Leitura na Escola Mediadores – Lista dos Aprovados:

    PROCESSO SELETIVO
    Subprojeto Mediadores de Leitura na Escola
    Mediadores – Aprovados:

    Fábio Rogério Rodrigues da Silva –15pontos
    Isamar Martins de Santana – 15 pontos
    Maria Betania do Nascimento Andrade – 15 pontos
    Luciana Lima dos Santos – 14,5 pontos
    Adilene Maria Marques Pereira – 14 pontos
    Flávia Messias Lucena Melena – 14 pontos
    Sthefano Santana Souza de Farias – 13 pontos
    Selma Maria de Oliveira – 11 pontos
    Mauro Silva de Souza – 11 pontos



    Turmas



    Ver todos os cursos e turmas Ocultar

    Caderno de apresentação

    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    Caderno 7 - Alfabetização matemática na perspectiva do letramento

    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    Ver todos os programas Ocultar
  • ATUAÇÃO

    Avaliação educacional, assessoria, formação de professores...

    Atuação. Avaliação educacional, assessoria, formação de professores... Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas
  • NOTÍCIAS

    Conheça os critérios de participação dos cursos.

    Turmas. Conheça os critérios de participação dos cursos. Turmas. Conheça os critérios de participação dos cursos.
  • TESES E PESQUISAS / PUBLICAÇÕES

    Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos disponibilizadas..

    Teses e pesquisas.Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos... Teses e pesquisas.Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos...
  • PESQUISA

    O CEEL desenvolve pesquisas relativas ao ensino da língua portuguesa. Dedica-se, sobretudo, a investigar questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem da leitura e da escrita na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e também na Educação de Jovens e Adultos.

    Dentre as temáticas desenvolvidas, destacam-se as relacionadas à alfabetização e ao letramento, cujas abordagens compreendem princípios teórico-metodológicos ligados à psicogênese da escrita, ao letramento e ao enfoque dado à diversidade de gêneros textuais na escola.

    A construção identitária dos docentes e aprendizes é também um tema presente nas investigações dos pesquisadores do CEEL.

    Os projetos vem recebendo financiamento de agências de formento à pesquisa, tai como CNPq e FACEPE.



    FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    No CEEL funciona o Centro de Formação de Professores (CFP) que atua na formação inicial e continuada de professores de Educação Infantil, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, promovendo cursos, oficinas, palestras e debates.

    Diante das constantes mudanças nas concepções de linguagem, aprendizagem e ensino nas últimas décadas e tomando por base uma linha sócio-interacionista de trabalho, o CFP oferece cursos presenciais e semipresenciais visando atender à demanda das secretarias de educação por formação continuada de seus profissionais.



    Ver todos os programas Ocultar

    II Curso de Extensão em Educação do Campo: experiências, currículo e práticas pedagógicas.

    Estão abertas as inscrições para o II Curso de Extensão em Educação do Campo: experiências, currículo e práticas pedagógicas.

    O curso acontece aos sábados das 8hs às 16hs no Centro de Educação da UFPE.

    Período de inscrição: 14 a 23 de março.

    Inscrição através do link: https://docs.google.com/forms/d/1BfmPC85AqOZUDex1lwgslbJqlxlmlgXSNeiRK76cqxo/viewform?c=0&w=1



    Projeto Cultural Intercâmbio Xukuru Recife

    O Centro de Estudos em Linguagem – CEEL, a RELEITURA - Bibliotecas Comunitárias em Rede, a Biblioteca Comunitária Caranguejo Tabaiares e os professores dos povos Xukuru, neste ano de 2016, estão desenvolvendo o Projeto Cultural Intercâmbio Xukuru Recife, aprovado e financiado pelo Programa Iberoamericano de Bibliotecas Públicas – Iberbibliotecas, com a representação legal da Coordenação da Biblioteca Comunitária Amigos da Leitura (RELEITURA).
    O projeto tem como principais objetivos propiciar, junto com o CEEL, uma experiência de intercâmbio entre mediadores e educadores de bibliotecas comunitárias da Região Metropolitana do Recife e representantes dos povos indígenas Xukuru, visando à observação e sistematização das particularidades que envolvem esses dois universos no campo da formação de leitores e da história social da leitura, tendo-se como resultado a produção de um vídeo e de outros registros para divulgação das experiências. Além disso, em função da sua natureza, o projeto envolve a aquisição de um acervo específico escolhido e destinado para os representantes Xukuru e para cada biblioteca participante.
    A primeira visita foi realizada em dezembro de 20015, onde uma representação do CEEL e do Releitura estiveram na aldeia Xukuru em Pesqueira. Durante os dias 17 à 19 de fevereiro do corrente ano vieram 30 educadores Xukurus à Recife para dar seguimento a segunda etapa do projeto, na qual poderão trocar experiências com as bibliotecas populares da Região Metropolitana bem como adquirir livros para suas bibliotecas.



    Ver todos os programas Ocultar

    Teses e pesquisas

    Os critérios adotados por crianças para avaliar suas professoras

    Autor:JULIANA DE MELO LIMA
    Grau:Mestrado
    Programa:Pós Graduação em Educação - UFPE
    Orientador:Profª Drª Telma Ferraz Leal
    Ano:2011

    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    A narrativa oral literária na educação infantil: quem conta um conto aumenta um ponto

    Autor:ANA NERY BARBOSA DE ARAÚJO
    Grau:Doutorado
    Programa:Pós Graduação em Educação - UFPE
    Orientador:Profª. Drª. Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa
    Ano:2009

    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    Publicações

    DIVERSIDADE TEXTUAL: Propostas para a Sala de Aula

    Autor:Ana Regina Ferraz Vieira, Anny Querubina de Souza Barros, Débora Amorim G. Costa Maciel, Djario Dias de Araújo, Jorge Luís Lira da Silva, Márcia Mendonça, Normanda Beserra
    Organização:Márcia Mendonça
    ISBN:ISBN 978-85-61611-00-2







    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    FALA E ESCRITA

    Autor:Autores: Beth Marcuschi, Cristina Teixeira V. de Melo, Judith Hoffnagel, Maria Lúcia F. de F. Barbosa, Marianne C. B. Cavalcante / Organização: Angela Dionísio, Luiz Antônio Marcuschi
    Organização:Angela Dionísio, Luiz Antônio Marcuschi
    Editora:Autêntica.
    ISBN:85-7526-153-3







    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações
    Ver todos os programas Ocultar

2013 © CEEL/UFPE - Centro de Estudos em Educação e Linguagem - Universidade Federal de Pernambuco - Centro de Educação
Rua Acadêmico Hélio Ramos, s/n, Cidade Universitária - CEP: 50740-530. Recife - PE - Brasil Telefone: (81) 2126.8921