Programas de formação de professores da educação básica.
Cursos para professores das redes municipais e estaduais de ....
Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos disponibilizadas pode formadores e professores atendidos.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é uma iniciativa do Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), que tem como finalidade garantir a alfabetização plena de crianças com até 8 anos de idade em todo o Brasil. Trata-se de um compromisso formal entre instituições de educação superior, secretarias e conselhos estaduais e municipais de educação, cujo eixo principal é a formação continuada de professores alfabetizadores.
Mediadores de leitura e coordenadores das oito bibliotecas comunitárias que integram a Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife estão entusiasmados com a oportunidade de agregar conhecimentos técnicos; juntar o saber acadêmico ao prazer que os move no trabalho de contribuir para democratizar o acesso ao livro e formar leitores. Numa parceria da REleitura com o Ceel – Centro de Estudos em Educação e Linguagem, do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, está em curso o projeto Formação de Gestores e Mediadores de Leitura.
PROCESSO SELETIVO
Subprojeto Mediadores de Leitura na Escola
Mediadores - Aprovados:
Fábio Rogério Rodrigues da Silva -15pontos
Isamar Martins de Santana - 15 pontos
Maria Betania do Nascimento Andrade - 15 pontos
Luciana Lima dos Santos - 14,5 pontos
Adilene Maria Marques Pereira - 14 pontos
Flávia Messias Lucena Melena - 14 pontos
Sthefano Santana Souza de Farias - 13 pontos
Selma Maria de Oliveira - 11 pontos
Mauro Silva de Souza - 11 pontos
Avaliação educacional, assessoria, formação de professores...
Conheça os critérios de participação dos cursos.
Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos disponibilizadas..
O CEEL desenvolve pesquisas relativas ao ensino da língua portuguesa. Dedica-se, sobretudo, a investigar questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem da leitura e da escrita na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e também na Educação de Jovens e Adultos.
Dentre as temáticas desenvolvidas, destacam-se as relacionadas à alfabetização e ao letramento, cujas abordagens compreendem princípios teórico-metodológicos ligados à psicogênese da escrita, ao letramento e ao enfoque dado à diversidade de gêneros textuais na escola.
A construção identitária dos docentes e aprendizes é também um tema presente nas investigações dos pesquisadores do CEEL.
Os projetos vem recebendo financiamento de agências de formento à pesquisa, tai como CNPq e FACEPE.
No CEEL funciona o Centro de Formação de Professores (CFP) que atua na formação inicial e continuada de professores de Educação Infantil, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, promovendo cursos, oficinas, palestras e debates.
Diante das constantes mudanças nas concepções de linguagem, aprendizagem e ensino nas últimas décadas e tomando por base uma linha sócio-interacionista de trabalho, o CFP oferece cursos presenciais e semipresenciais visando atender à demanda das secretarias de educação por formação continuada de seus profissionais.
Número de vagas:
4 bolsistas
Período de duração da bolsa:
Dezembro de 2024 a Dezembro de 2025.
Carga Horária:
A(O) bolsista deverá dispor de uma carga horária de no mínimo 20 horas semanais para se dedicar as atividades do programa no período de concessão da bolsa.
Maiores informações no Edital em anexo
Atenção! Amanhã, dia 20/04, encerram-se as inscrições para atuar como apoio ao curso Leitura e escrita na Educação Infantil (LEEI), que faz parte do Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada - Nordeste, coordenado pela equipe do CEEL. Para mais informações acesse o edital 037.3/2024 em: fade.org.br
https://fade.org.br/wp-content/uploads/2024/04/Edital-037_2024.pdf
O terceiro encontro doCiclode Palestras do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa 2014, realizado no último dia 12 de setembro, no Centro de Formação Professor Paulo Freire, em Recife-PE, teve como tema a Avaliação noCiclode Alfabetização. O assunto foi abordado pelos professores Doutores em Educação, Jefferson Mainardes (UEPG) e Isabel Ortigão (UERJ), especializados no ensino da Língua Portuguesa e Matemática, respectivamente.
O principal objetivo da avaliação, de acordo com Mainardes, não deve ser a atribuição de uma “nota”, mas sim o diagnóstico para se avaliar as estratégias utilizadas e a identificação do que os alunos já sabem (e também as suas “dificuldades”) para, assim, planejar atividades que os ajudem na superação. “Os dados devem contribuir para decidir quais conceitos, conhecimentos e práticas precisam ser trabalhados e retomados com todos os alunos, e individualmente, fazendo um diagnóstico das necessidades de aprendizagem dos alunos”, destacou o Professor.
Para a Profa. Isabel Ortigão, a avaliação tem uma função diagnóstica para o professor, permitindo que este conheça o que o aluno aprendeu (fornecendo informações sobre os pontos fracos e fortes de um dado aluno) e demonstrando se o ensino atingiu ou não as metas previstas. “A avaliação precisa se concentrar nas ideias principais da matemática e não nos detalhes. Por exemplo, é mais importante sabermos se nossos alunos sabem o que é medir, como se mede, que instrumentos podem ser utilizados e qual a unidade mais adequada, do que avaliarmos se ele memorizou os nomes das unidades”, observou.
A quarta etapa doCiclode Palestras será em 24 de setembro, das 18h às 22h, no mesmo local, com o tema “Organização Curricular noCiclode Alfabetização” e os palestrantes Artur Morais (UFPE) e Emerson Rolkouski (UFPR). O Centro de Formação Professor Paulo Freire fica situado na Rua Real da Torre, 226, na Madalena, em Recife. O número de participantes por palestras é limitado a 600 pessoas. As inscrições devem ser realizadas através do linkhttps://docs.google.com/forms/d/1j0jIdidcFrn7XiJCxWRg6Js7JbJ1TjFNAa0NfPfbIA4/viewform?c=0&w=1.
Após cada palestra é também dada a oportunidade aos participantes de submeterem um Relato de Experiência referente à temática abordada. As submissões devem ser feitas através do linkhttps://docs.google.com/forms/d/1XgSkscLILvtQmYZ3gsw5abIwmq92WSjG5QNp5NxTLEQ/viewform. É preciso preencher a ficha e enviar para o e-mailciclodepalestraspnaic2014@gmail.com Os relatos submetidos devem estar de acordo com as especificações e, se aprovados, após avaliação da equipe doCiclode Palestras, serão publicados no site do PNAIC-PE
O objetivo é selecionar assessor de imprensa para as ações desenvolvidas pelo Centro de Estudos em Educação e Linguagem, como:
Ação 1: Produzir informes para o Portal do PNAIC e do CEEL
Ação 2: Produzir materiais jornalísticos para divulgar as ações do PNAIC e do CEEL junto a órgãos de imprensa e em redes sociais
Ação 3: Acompanhar as diferentes ações do PNAIC e do CEEL, produzindo registros para documentação.
Requisitos:
• ser graduado em jornalismo ou comunicação social;
• ter experiência em assessoria de imprensa.
Inscrições de 22 de setembro a 10 de outubro de 2014, no CEEL (1º andar do Centro de Educação da UFPE), das 08h00 às 18h00.
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