Notícias- Centro de Estudos em Educação e Linguagem
Rede Sociais Ceel/UFPE

  • PROGRAMAS

    Programas de formação de professores da educação básica.

    Ações para treinar professores do Ensino Fundamental Ações para treinar professores do Ensino Fundamental
  • CURSOS/TURMAS

    Cursos para professores das redes municipais e estaduais de ....

    Cursos para professores das redes municipais e estaduais Cursos para professores das redes municipais e estaduais
  • MATERIAIS

    Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos disponibilizadas pode formadores e professores atendidos.

    Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas
  • Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa - PNAIC

    O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é uma iniciativa do Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), que tem como finalidade garantir a alfabetização plena de crianças com até 8 anos de idade em todo o Brasil. Trata-se de um compromisso formal entre instituições de educação superior, secretarias e conselhos estaduais e municipais de educação, cujo eixo principal é a formação continuada de professores alfabetizadores.



    Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife - RELEITURA

    Mediadores de leitura e coordenadores das oito bibliotecas comunitárias que integram a Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife estão entusiasmados com a oportunidade de agregar conhecimentos técnicos; juntar o saber acadêmico ao prazer que os move no trabalho de contribuir para democratizar o acesso ao livro e formar leitores. Numa parceria da REleitura com o Ceel – Centro de Estudos em Educação e Linguagem, do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, está em curso o projeto Formação de Gestores e Mediadores de Leitura.



    Ver todos os programas Ocultar

    Cursos

    Subprojeto Mediadores de Leitura na Escola Mediadores - Lista dos Aprovados:

    PROCESSO SELETIVO
    Subprojeto Mediadores de Leitura na Escola
    Mediadores - Aprovados:

    Fábio Rogério Rodrigues da Silva -15pontos
    Isamar Martins de Santana - 15 pontos
    Maria Betania do Nascimento Andrade - 15 pontos
    Luciana Lima dos Santos - 14,5 pontos
    Adilene Maria Marques Pereira - 14 pontos
    Flávia Messias Lucena Melena - 14 pontos
    Sthefano Santana Souza de Farias - 13 pontos
    Selma Maria de Oliveira - 11 pontos
    Mauro Silva de Souza - 11 pontos



    Turmas



    Ver todos os cursos e turmas Ocultar

    Caderno de apresentação

    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    Caderno 7 - Alfabetização matemática na perspectiva do letramento

    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    Ver todos os programas Ocultar
  • ATUAÇÃO

    Avaliação educacional, assessoria, formação de professores...

    Atuação. Avaliação educacional, assessoria, formação de professores... Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas
  • NOTÍCIAS

    Conheça os critérios de participação dos cursos.

    Turmas. Conheça os critérios de participação dos cursos. Turmas. Conheça os critérios de participação dos cursos.
  • TESES E PESQUISAS / PUBLICAÇÕES

    Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos disponibilizadas..

    Teses e pesquisas.Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos... Teses e pesquisas.Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos...
  • PESQUISA

    O CEEL desenvolve pesquisas relativas ao ensino da língua portuguesa. Dedica-se, sobretudo, a investigar questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem da leitura e da escrita na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e também na Educação de Jovens e Adultos.

    Dentre as temáticas desenvolvidas, destacam-se as relacionadas à alfabetização e ao letramento, cujas abordagens compreendem princípios teórico-metodológicos ligados à psicogênese da escrita, ao letramento e ao enfoque dado à diversidade de gêneros textuais na escola.

    A construção identitária dos docentes e aprendizes é também um tema presente nas investigações dos pesquisadores do CEEL.

    Os projetos vem recebendo financiamento de agências de formento à pesquisa, tai como CNPq e FACEPE.



    FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    No CEEL funciona o Centro de Formação de Professores (CFP) que atua na formação inicial e continuada de professores de Educação Infantil, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, promovendo cursos, oficinas, palestras e debates.

    Diante das constantes mudanças nas concepções de linguagem, aprendizagem e ensino nas últimas décadas e tomando por base uma linha sócio-interacionista de trabalho, o CFP oferece cursos presenciais e semipresenciais visando atender à demanda das secretarias de educação por formação continuada de seus profissionais.



    Ver todos os programas Ocultar

    2024_SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE EXTENSÃO PROGRAMA: BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS NA UFPE E UFPE NAS BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS

    Número de vagas:
    4 bolsistas
    Período de duração da bolsa:
    Dezembro de 2024 a Dezembro de 2025.
    Carga Horária:
    A(O) bolsista deverá dispor de uma carga horária de no mínimo 20 horas semanais para se dedicar as atividades do programa no período de concessão da bolsa.

    Maiores informações no Edital em anexo

    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    Estágio em projeto coordenado pelo CEEL

    Atenção! Amanhã, dia 20/04, encerram-se as inscrições para atuar como apoio ao curso Leitura e escrita na Educação Infantil (LEEI), que faz parte do Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada - Nordeste, coordenado pela equipe do CEEL. Para mais informações acesse o edital 037.3/2024 em: fade.org.br
    https://fade.org.br/wp-content/uploads/2024/04/Edital-037_2024.pdf



    Ver todos os programas Ocultar

    Teses e pesquisas

    Publicações

    Programação Seminário 20 anos CEEL

    Autor:CEEL







    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    Catálogo de Jogos de Alfabetizzação

    Autor:Vários
    Organização:Ana Claudia R. Gonçalves Pessoa Yngrid Larissa Sales Fernandes Wilma Pastor
    Ano:2024






    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações
    Ver todos os programas Ocultar


Inicio Notícias

Notícias

Avaliação no Ciclo de Alfabetização é discutida em ação do PNAIC

21.09.2014


O terceiro encontro doCiclode Palestras do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa 2014, realizado no último dia 12 de setembro, no Centro de Formação Professor Paulo Freire, em Recife-PE, teve como tema a Avaliação noCiclode Alfabetização. O assunto foi abordado pelos professores Doutores em Educação, Jefferson Mainardes (UEPG) e Isabel Ortigão (UERJ), especializados no ensino da Língua Portuguesa e Matemática, respectivamente.

O principal objetivo da avaliação, de acordo com Mainardes, não deve ser a atribuição de uma “nota”, mas sim o diagnóstico para se avaliar as estratégias utilizadas e a identificação do que os alunos já sabem (e também as suas “dificuldades”) para, assim, planejar atividades que os ajudem na superação. “Os dados devem contribuir para decidir quais conceitos, conhecimentos e práticas precisam ser trabalhados e retomados com todos os alunos, e individualmente, fazendo um diagnóstico das necessidades de aprendizagem dos alunos”, destacou o Professor.

Para a Profa. Isabel Ortigão, a avaliação tem uma função diagnóstica para o professor, permitindo que este conheça o que o aluno aprendeu (fornecendo informações sobre os pontos fracos e fortes de um dado aluno) e demonstrando se o ensino atingiu ou não as metas previstas. “A avaliação precisa se concentrar nas ideias principais da matemática e não nos detalhes. Por exemplo, é mais importante sabermos se nossos alunos sabem o que é medir, como se mede, que instrumentos podem ser utilizados e qual a unidade mais adequada, do que avaliarmos se ele memorizou os nomes das unidades”, observou.

A quarta etapa doCiclode Palestras será em 24 de setembro, das 18h às 22h, no mesmo local, com o tema “Organização Curricular noCiclode Alfabetização” e os palestrantes Artur Morais (UFPE) e Emerson Rolkouski (UFPR). O Centro de Formação Professor Paulo Freire fica situado na Rua Real da Torre, 226, na Madalena, em Recife. O número de participantes por palestras é limitado a 600 pessoas. As inscrições devem ser realizadas através do linkhttps://docs.google.com/forms/d/1j0jIdidcFrn7XiJCxWRg6Js7JbJ1TjFNAa0NfPfbIA4/viewform?c=0&w=1.

Após cada palestra é também dada a oportunidade aos participantes de submeterem um Relato de Experiência referente à temática abordada. As submissões devem ser feitas através do linkhttps://docs.google.com/forms/d/1XgSkscLILvtQmYZ3gsw5abIwmq92WSjG5QNp5NxTLEQ/viewform. É preciso preencher a ficha e enviar para o e-mailciclodepalestraspnaic2014@gmail.com Os relatos submetidos devem estar de acordo com as especificações e, se aprovados, após avaliação da equipe doCiclode Palestras, serão publicados no site do PNAIC-PE






Conversas literárias, oficinas e contações marcam primeiro dia da Feira de Leitura na UFPE

19.09.2014


Teve início nesta quinta-feira (18), no Centro de Educação (CE) da UFPE, a I Feira de Leitura Ação Cultural e Extensão Comunitária, uma realização do CE, CEEL e Releitura-PE (Bibliotecas Comunitárias em Rede), com apoio da Proext e Secretaria de Juventude e Qualificação Profissional (PCR). A programação do primeiro dia foi de conversas literárias, debates, contação de histórias, oficinas, exibição de curtas, apresentações poéticas e musicais, além de trocas e vendas de livros e exposições de instituições envolvidas com mediação da leitura.

A abertura do evento, que contou com a presença do Diretor do CE, Daniel Rodrigues, foi seguida de uma conversa sobre a Leitura e a Democratização da produção literária, com a participação de Leda Sellaro, da União Brasileira de Escritores (UBE/PE); Heloísa Arcoverde, da Gerência de Literatura do Recife (GOLE), Pedro Américo Farias, da Companhia Editora de Pernambuco (CEPE); Maria José Matos Luna, da Editora Universitária da UFPE; e Maria Betânia do Nascimento, da Releitura-PE. Ao longo do dia, houve contação de histórias para crianças, exibição de curtas com temas relacionados à literatura e oficinas temáticas: O Sussurro Poético, Leitura Literária para crianças e jovens, Parlendas, Contos Afro, Literatura Cartoneira e A morte e o diabo na literatura.

A contadora, cantora e musicista Bete Cruz, que ministrou a oficina Contos Afros, defendeu a importância de se trabalhar a oralidade, o lúdico e a ancestralidade nas leituras em sala de aula. “Além disso, podemos adicionar musicalidade (tão ligada à cultura afro, por exemplo) a essas estratégias. Tivemos um retorno muito positivo dos professores e estudantes de pedagogia que participaram da oficina, pois perceberam que não é preciso ser especialista para se trabalhar literatura e música juntos”, observou.

A conversa com a escritora e Professora do CE, Dayse Moura, também foi destaque da programação da Feira, segundo os participantes. De acordo com a estudante Thaís Maely, de 11 anos, a escritora incentivou a todos a ler e a escrever a partir das nossas experiências pessoais. “Não podemos nos esquecer que ler continua sendo uma forma importante de aprender e comunicar. Muitas crianças estão trocando os livros pela internet, mas hoje troquei livros por outros livros”, completou a estudante, ao se referir à troca de livros que fez durante o evento.



https://www.facebook.com/feiradeleituradoce2014?fref=ts


PRÓXIMA ETAPA DO CICLO DE PALESTRA

18.09.2014


A próxima etapa do Ciclo de Palestra terá como tema "Organização Curricular no Ciclo de Alfabetização", que vai acontecer no dia 24 de setembro, no horário de 18:30 às 21:30 horas. Não deixe de participar!Estaremos aguardando você.

INSCRIÇÕES NO LINK: https://docs.google.com/forms/d/1j0jIdidcFrn7XiJCxWRg6Js7JbJ1TjFNAa0NfPfbIA4/viewform?c=0&w=1



CICLO DE PALESTRA




CEEL abre processo seletivo para contratação de assessor de imprensa

17.09.2014

O objetivo é selecionar assessor de imprensa para as ações desenvolvidas pelo Centro de Estudos em Educação e Linguagem, como:
Ação 1: Produzir informes para o Portal do PNAIC e do CEEL
Ação 2: Produzir materiais jornalísticos para divulgar as ações do PNAIC e do CEEL junto a órgãos de imprensa e em redes sociais
Ação 3: Acompanhar as diferentes ações do PNAIC e do CEEL, produzindo registros para documentação.

Requisitos:
• ser graduado em jornalismo ou comunicação social;
• ter experiência em assessoria de imprensa.

Inscrições de 22 de setembro a 10 de outubro de 2014, no CEEL (1º andar do Centro de Educação da UFPE), das 08h00 às 18h00.



PROCESSO SELETIVO ASSESSOR DE IMPRENSA




2013 © CEEL/UFPE - Centro de Estudos em Educação e Linguagem - Universidade Federal de Pernambuco - Centro de Educação
Rua Acadêmico Hélio Ramos, s/n, Cidade Universitária - CEP: 50740-530. Recife - PE - Brasil Telefone: (81) 2126.8921