Inicio Notícias
Notícias
Organização do trabalho pedagógico em debate no Ciclo de Palestras do PNAIC em Recife
11.09.2014Aconteceu, no dia 29 de agosto, no Centro de Formação Professor Paulo Freire, em Recife-PE, o segundo encontro do ciclo de Palestras do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa 2014 em Pernambuco. Sob o tema “Organização do trabalho pedagógico no ciclo de Alfabetização”, o evento contou com a participação das professoras e Doutoras em Educação, Ceris Ribas da Silva (UFMG) e Carmem Lúcia Brancaglion Passos (UFSCar), especializadas no ensino da Língua Portuguesa e Matemática, respectivamente.
Articulando os eixos do tempo, espaço, saberes e procedimentos didáticos, a professora Ceris Ribas defendeu o ciclo de alfabetização como uma diretriz fundamental e a favor da aprendizagem, em detrimento da reprovação. “O ciclo está associado ao acompanhamento e à continuidade, agiliza o fluxo das crianças e contribui para a maior permanência dos alunos na escola”, destacou. Outro aspecto colocado foi a importância de se discutir como organizar o trabalho no espaço da escola e como criar um ambiente alfabetizador em sala de aula. “O desafio não é mais a falta de material e sim o domínio sobre as formas de uso”, observou.
A Professora Carmem Lúcia, por sua vez, destacou a complexidade do processo de aprendizagem da docência, colocando a dificuldade de se alinhar as práticas pedagógicas com as políticas públicas vigentes, especialmente no que diz respeito às avaliações externas. Outro fator discutido na sua fala foi a importância do planejamento e intencionalidade nas ações docentes, além da aplicação da linguagem matemática relacionada à vida do sujeito. “A educação vai além do ensino da técnica, deve-se considerar sempre as vivências do professor e dos alunos e as funções que o aprendizado assume na vida social”, afirmou.
A terceira etapa do Ciclo de Palestras acontece em 12 de setembro, das 8h Às 12h, no mesmo local, com o tema “Avaliação no Ciclo de Alfabetização” e os palestrantes Jefferson Mainardes (UEPG) e Isabel Ortigão (UERJ). O Centro de Formação Professor Paulo Freire fica situado na Rua Real da Torre, 226, na Madalena, em Recife. O número de participantes por palestras é limitado a 600 pessoas. As inscrições devem ser realizadas através do link
https://docs.google.com/forms/d/1j0jIdidcFrn7XiJCxWRg6Js7JbJ1TjFNAa0NfPfbIA4/viewform?c=0&w=1.
Cada participante pode escolher uma ou mais palestras e receberá declaração de participação em cada uma das etapas individualmente e/ou certificado de participação se estiver presente nas oito etapas. Após a realização das palestras, será dada oportunidade aos participantes de submeterem um Relato de Experiência referente à temática escolhida. As submissões ocorrerão no link
https://docs.google.com/forms/d/1XgSkscLILvtQmYZ3gsw5abIwmq92WSjG5QNp5NxTLEQ/viewform – PE. Para a inscrição é preciso preencher a ficha de inscrição e apresentar o resumo do relato. Em seguida deve enviar pro e-mail
ciclodepalestraspnaic2014@gmail.com o relato de experiência no formato do modelo encaminhado por e-mail. Os relatos submetidos serão avaliados pela equipe do Ciclo de Palestras e, uma vez aprovado, o relato será publicado no site do PNAIC – PE.
Contamos com a participação dos diferentes municípios de Pernambuco em nosso Ciclo de Palestras e desejamos a todos bom proveito na discussão das temáticas que serão abordadas. Para qualquer outra informação o e-mail da ação é:
ciclodepalestraspnaic2014@gmail.com III JORNADA PET LETRAS UFPE
08.09.2014Nos dias 24, 25 e 26 de setembro de 2014, vai ser realizada a III Jornada PET-LETRAS UFPE, no auditório do CFCH/UFPE, campus Recife. O evento foi pensado de modo que pudesse agregar, em sua organização, alunos de vários estágios da graduação e alunos da pós-graduação das áreas de Letras e Educação.
Este ano, o tema geral da nossa Jornada será Currículo, cultura e formação de professores na área de Letras. Durante o evento a discussão de temáticas será através de palestras e debates sobre temas como tecnologia, relações étnico-raciais e cultura, em suas relações com a educação.
Destacamos a participação no dia 25/09, pela manhã, na mesa "Letramento e alfabetização – o que interessa hoje ao profissional de Letras", das professoras Ana Cláudia Pessoa (UFPE-CE-DMTE), Andrea Brito (UFPE-CE-DMTE) e Telma Leal (UFPE-CE-DMTE) , todas integrantes do Centro de Estudos em Educação e Linguagem(CEEL).
PROGRAMAÇÃO
DIA 24/09 – QUARTA-FEIRA
MANHÃ
8h00 – Credenciamento e instalação dos trabalhos
9h00 – Mesa de abertura
9h40 – Palestra de abertura (Profa. Rosângela Tenório de Carvalho – UFPE/CE-DMTE)
TARDE
14h00-15h50 – Comunicações orais do eixo temático Ensino de língua estrangeira
16h15 – Mesa: Currículo, cultura e formação de professores de língua estrangeira da educação básica
1. Profa. Dorilma Neves (Espanhol – UFRPE)
2. Prof. Oussama Naouar (Francês – UFPE-DL)
3. Profa. Simone Reis (Inglês – PPGL-UFPE)
DIA 25/09 – QUINTA-FEIRA
MANHÃ
10h00 – Mesa: Letramento e alfabetização – o que interessa hoje ao profissional de Letras
1. Profa. Ana Cláudia Pessoa (UFPE-CE-DMTE)
2. Profa. Andrea Brito (UFPE-CE-DMTE)
3. Profa. Telma Leal (UFPE-CE-DMTE)
TARDE
14h00-15h50 – Comunicações orais do eixo temático Ensino de literatura
16h15 – Mesa: Currículo, cultura, literatura e formação de professores da educação básica
1. Profa. Marta Aguiar
(SEE-PE – GRE METRONORTE)
2. Prof. Reginaldo Clécio dos Santos
(SEE e UFPE-DMTE)
3. Profa. Bianca Campello (UFPE-PPGL)
NOITE
19h00 – Mesa: Temas emergentes na formação do professor de línguas materna e estrangeira da educação básica
1. TIC e ensino de línguas
Prof. Sérgio Abranches (UFPE/CE-DFSFE)
2. Relações étnico-raciais, formação docente e ensino de línguas na educação básica
Profa. Dayse Moura
(UFPE/CE-DMTE)
3. A dimensão cultural do ensino de línguas na educação básica
Profa. Karina Valença (UFP/-CE-DMTE)
DIA 26/09 – SEXTA-FEIRA
MANHÃ
8h – Comunicações do eixo temático Ensino de português
10h15 – Mesa: Currículo, cultura e formação de professores de português da educação básica
1. Profa. Gláucia Nascimento (UFPE-DL)
2. Profa. Irandé Antunes
3. Profa. Danielle Bastos (SEE-PE e UFPE-CEEL)
TARDE
14h – Momento cultural
Apresentação teatral – “O mar de Fiote” – Direção Prof. Luís Reis (UFPE-DTAEA)
15h30 – Conferência de encerramento
Prof. Wagner Rodrigues Silva (UFT)
17h – Coquetel de encerramento
LOCAL
Auditório do CFCH – Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Pernambuco – Campus Recife (térreo)
PERÍODO
24 a 26 de setembro de 2014
Visite o blog da Jornada
http://jornadapetletras.blogspot.com.br/ ATENÇÃO: MUDANÇA NA DATA DO SUBPROJETO DE INCLUSÃO
07.09.2014Informamos que houve uma alteração nas datas do Subprojeto de Inclusão para as turmas:
Turma I - Alfabetização de Crianças com TEA
Turma II - Alfabetização de Crianças com Deficiência Auditiva
Ambas as turmas estavam previstas para serem realizadas nos dias 15 e 16 de setembro. Contudo, não será possível a realização das mesmas para estas datas, por que neste período estará sendo desenvolvido o Subprojeto dos Jogos Matemáticos promovidos pelo CEEL/NEMAT.
Informamos as novas datas para as turmas I e II.
17 e 18 de setembro, no Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco.
I Feira de Leitura Ação Cultural e Extensão Comunitária
25.08.2014A I Feira de Leitura Ação Cultural e Extensão Comunitária, promovida pelo Centro de Eduação (UFPE), através do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL), em parceria com a Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana de Recife (RELEITURA) e apoio da PROEXT e da Secretaria da Juventude e Qualificação Profissional.
O objetivo geral da I Feira é promover um amplo debate sobre a democratização do acesso ao livro e à leitura e propiciar o intercâmbio de práticas de mediação de leitura entre agentes que integram as cadeias produtiva, criativa e mediadora do livro e da leitura. É também uma oportunidade para que se constitua, no Centro de Educação, uma comunidade de leitura e de mobilização em torno da literatura.
Conforme seguiu na mensagem enviada à ASCOM, a Feira vai acontecer durante os dias 18 e 19 de setembro de 2014, nos 03 turnos - manhã, tarde e noite. O horário é de 8h até 21h30. As atividades acontecerão nas áreas internas e externas do Centro de Educação, com a instalação de tendas e palco na área externa. A feira é aberta a um amplo público: alunos, professores e funcionários da Universidade, de outras instituições de ensino, público, das bibliotecas públicas e comunitárias e de escolas próximas da UFPE. A participação é gratuita e não precisa ser feita inscrição.
No dia 18/09, a partir de 8h., a programação é inciada com o recebimento de livros para trocas - escambo. Essas trocas acontecerão durante os dias e horários da feira.
Às 9h30, no auditório do CE, ocorrerá a abertura da feira, com a participação da PROEXT, direção do CE, CEEL, Bibliotecas comunitárias e a Secretaria da Juventude de Recife.
As atividades vão ocorrer nos dois dias, com atividades paralelas que constam de: a) oferta de 09 oficinas de mediação de leitura, em salas do CE, realizadas por mediadores de leitura de bibliotecas comunitárias das RMR, com conteúdos bem diversificados:"O sussuro poético", "Ler para escrever", "A morte e o diabo na literatura infantil, "Mediação de livros de imagens", "Confeçãoe livros de tecido" e outras.. (as inscrições serão feitas nos dias e no local da feira);b) mesas de conversas e debates, no auditório do CE, com a participação de
convidados sobre temáticas diversas - a democratização da produção literária (cadeia produtiva, criativa e mediadora) e a política de leitura em PE (sucessos, entraves e desafios); c) eventos culturais diversos (nos ambientes internos e externos): apresentações de violeiros, contadores de história, apresentação de cordelistas, leitura de contos, sussuro poético, música (O baile dos seres imaginários, orquestra de frevo do CAC e outras), telão, com apresentação de curtas; d) comercialização de livros com a participação de editoras.
No dia 19/09, a feira será encerrada, com uma conversa/palestra com o escritor Ronaldo Correia de Brito, 19h30, no auditório do CE, sobre a produção literária e suas repercussões na formação do sujeito.
https://www.facebook.com/feiradeleituradoce2014/photos_stream