Notícias- Centro de Estudos em Educação e Linguagem
Rede Sociais Ceel/UFPE

  • PROGRAMAS

    Programas de formação de professores da educação básica.

    Ações para treinar professores do Ensino Fundamental Ações para treinar professores do Ensino Fundamental
  • CURSOS/TURMAS

    Cursos para professores das redes municipais e estaduais de ....

    Cursos para professores das redes municipais e estaduais Cursos para professores das redes municipais e estaduais
  • MATERIAIS

    Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos disponibilizadas pode formadores e professores atendidos.

    Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas
  • Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa - PNAIC

    O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é uma iniciativa do Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), que tem como finalidade garantir a alfabetização plena de crianças com até 8 anos de idade em todo o Brasil. Trata-se de um compromisso formal entre instituições de educação superior, secretarias e conselhos estaduais e municipais de educação, cujo eixo principal é a formação continuada de professores alfabetizadores.



    Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife - RELEITURA

    Mediadores de leitura e coordenadores das oito bibliotecas comunitárias que integram a Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife estão entusiasmados com a oportunidade de agregar conhecimentos técnicos; juntar o saber acadêmico ao prazer que os move no trabalho de contribuir para democratizar o acesso ao livro e formar leitores. Numa parceria da REleitura com o Ceel – Centro de Estudos em Educação e Linguagem, do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, está em curso o projeto Formação de Gestores e Mediadores de Leitura.



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    Cursos

    Subprojeto Mediadores de Leitura na Escola Mediadores - Lista dos Aprovados:

    PROCESSO SELETIVO
    Subprojeto Mediadores de Leitura na Escola
    Mediadores - Aprovados:

    Fábio Rogério Rodrigues da Silva -15pontos
    Isamar Martins de Santana - 15 pontos
    Maria Betania do Nascimento Andrade - 15 pontos
    Luciana Lima dos Santos - 14,5 pontos
    Adilene Maria Marques Pereira - 14 pontos
    Flávia Messias Lucena Melena - 14 pontos
    Sthefano Santana Souza de Farias - 13 pontos
    Selma Maria de Oliveira - 11 pontos
    Mauro Silva de Souza - 11 pontos



    Turmas



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    Caderno de apresentação

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    Caderno 7 - Alfabetização matemática na perspectiva do letramento

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  • ATUAÇÃO

    Avaliação educacional, assessoria, formação de professores...

    Atuação. Avaliação educacional, assessoria, formação de professores... Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas
  • NOTÍCIAS

    Conheça os critérios de participação dos cursos.

    Turmas. Conheça os critérios de participação dos cursos. Turmas. Conheça os critérios de participação dos cursos.
  • TESES E PESQUISAS / PUBLICAÇÕES

    Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos disponibilizadas..

    Teses e pesquisas.Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos... Teses e pesquisas.Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos...
  • PESQUISA

    O CEEL desenvolve pesquisas relativas ao ensino da língua portuguesa. Dedica-se, sobretudo, a investigar questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem da leitura e da escrita na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e também na Educação de Jovens e Adultos.

    Dentre as temáticas desenvolvidas, destacam-se as relacionadas à alfabetização e ao letramento, cujas abordagens compreendem princípios teórico-metodológicos ligados à psicogênese da escrita, ao letramento e ao enfoque dado à diversidade de gêneros textuais na escola.

    A construção identitária dos docentes e aprendizes é também um tema presente nas investigações dos pesquisadores do CEEL.

    Os projetos vem recebendo financiamento de agências de formento à pesquisa, tai como CNPq e FACEPE.



    FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    No CEEL funciona o Centro de Formação de Professores (CFP) que atua na formação inicial e continuada de professores de Educação Infantil, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, promovendo cursos, oficinas, palestras e debates.

    Diante das constantes mudanças nas concepções de linguagem, aprendizagem e ensino nas últimas décadas e tomando por base uma linha sócio-interacionista de trabalho, o CFP oferece cursos presenciais e semipresenciais visando atender à demanda das secretarias de educação por formação continuada de seus profissionais.



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    2024_SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE EXTENSÃO PROGRAMA: BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS NA UFPE E UFPE NAS BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS

    Número de vagas:
    4 bolsistas
    Período de duração da bolsa:
    Dezembro de 2024 a Dezembro de 2025.
    Carga Horária:
    A(O) bolsista deverá dispor de uma carga horária de no mínimo 20 horas semanais para se dedicar as atividades do programa no período de concessão da bolsa.

    Maiores informações no Edital em anexo

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    Estágio em projeto coordenado pelo CEEL

    Atenção! Amanhã, dia 20/04, encerram-se as inscrições para atuar como apoio ao curso Leitura e escrita na Educação Infantil (LEEI), que faz parte do Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada - Nordeste, coordenado pela equipe do CEEL. Para mais informações acesse o edital 037.3/2024 em: fade.org.br
    https://fade.org.br/wp-content/uploads/2024/04/Edital-037_2024.pdf



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    Teses e pesquisas

    Publicações

    Programação Seminário 20 anos CEEL

    Autor:CEEL







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    Catálogo de Jogos de Alfabetizzação

    Autor:Vários
    Organização:Ana Claudia R. Gonçalves Pessoa Yngrid Larissa Sales Fernandes Wilma Pastor
    Ano:2024






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Notícias

TV Escola lança série para crianças em fase de alfabetização

13.06.2014


Chico na ilha dos Jurubebas é uma série da TV Escola destinada às crianças do 1º ano do ensino fundamental, numa ação vinculada ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. A série de 13 episódios apresenta conteúdos de Língua Portuguesa através de um viés lúdico, podendo ser usados dentro e fora da sala de aula.

Material para os professores
Cada episódio da série ganha, também, uma Dica Pedagógica, material destinado aos professores e elaborado por especialistas em educação, com sugestões de atividades que podem ser feitas em sala de aula a partir do conteúdo da série.

Narrativa transmídia

Além de acompanhar a série pela TV, as crianças vão poder interagir com os personagens da Ilha por meio de jogos online. A narrativa da série se desdobra para a Internet. As crianças serão desafiadas a embarcar na aventura para ajudar Chico e seus amigos a se livrarem do sempre mal-intencionado monstro Ozo.
Serão 13 jogos com desafios de língua portuguesa que propõem situações-problema vinculadas à narrativa da série. Além dos jogos, por meio do site as crianças poderão baixar as músicas do Coral dos Jurubebas e assistir a todos os episódios na íntegra. Todo o conteúdo da plataforma está livre para download. Veja clicando aqui.



http://tvescola.org.br/jurubebas/


8ª Edição do Prêmio Professores do Brasil

13.06.2014


O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Básica, juntamente com as instituições parceiras e tem como objetivo reconhecer, premiar e divulgar o mérito de professores das redes públicas de ensino, pela contribuição dada para a melhoria da qualidade da educação básica. Para tanto, são avaliadas as experiências pedagógicas bem–sucedidas e inovadoras.

O concurso tem três etapas: inscrição, avaliação e premiação.

Estão aptos a se inscreverem todos os dois milhões de professores de todos os níveis da educação básica do sistema público de ensino brasileiro. Basta ter uma prática pedagógica criativa e bem sucedida (em andamento ou já concluída) com seus alunos e formalizar a inscrição.

Na segunda etapa, uma comissão de alto nível analisa as experiências relatadas pelos professores e seleciona as mais relevantes.

A 8ª Edição do Prêmio Professores do Brasil está dividida em duas categorias.

A primeira categoria "Temas Livres" abrange as subcategorias:

Educação Infantil;
Anos Iniciais do Ensino Fundamental;
Anos Finais do Ensino Fundamental; e
Ensino Médio.

A segunda categoria "Temas Específicos" abrange as subcategorias:

Educação Integral;
Ciências para os anos iniciais do Ensino Fundamental;
Alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental; e
Educação Digital articulada ao desenvolvimento do currículo.



http://premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br/?p=5


Debate fortalece políticas públicas e construção coletiva nos processos de alfabetização

30.04.2014


O debate “O público versus o privado na alfabetização: interesses em jogo”, realizado na última terça-feira (29), no auditório do Centro de Educação da UFPE, foi marcado pela defesa das políticas públicas e da construção coletiva nos métodos pedagógicos do ciclo da alfabetização. Iniciado com um minuto de silêncio, pedido aos presentes pelo Diretor do CE, Daniel Rodrigues, em memória das estudantes de Pedagogia, Juliana Batista e Jaqueline Maria, o evento contou com a participação dos professores Artur Morais (CEEL/UFPE) e André Martins (CAA/UFPE).


O primeiro palestrante foi o Professor titular do CE e Doutor em Psicologia pela Universidad de Barcelona, Artur Morais, que trouxe reflexões sobre o modelo “Casa Grande & Senzala” de ensino, a atuação das ONGs e OSCIPs, o PNAIC, a Academia e os gestores das redes etc. “Muitos grupos privatistas renegam a realidade de pobreza das nossas escolas e agem pela anulação das políticas públicas e da autonomia das redes públicas de ensino, sem falar no alto custo de seus serviços, com efeitos não comprovados”, observou.


Para o Professor do Centro Acadêmico do Agreste (CAA/UFPE) e Doutor em Economia, André Martins, a privatização nos processos de alfabetização acarreta não só a acumulação do capital, mas pode instaurar – com seus métodos – a “coisificação do sujeito” a partir, por exemplo, da submissão aos “kits” e, mais grave, aos modos de pensar a partir deles.


Outros professores da Graduação e da Pós, além de professores da rede pública de ensino, estudantes e membros de equipes técnicas das Secretarias de Educação também se manifestaram no debate. Em relação aos ataques recentes promovidos por grupos privados às instituições públicas na imprensa, a Professora Telma Ferraz destacou: “Muitos desses conflitos e tensões envolvem interesses bem distantes dos objetivos aos quais os órgãos privados dizem se propor”.






O Público e o Privado na Alfabetização em Discussão na UFPE

25.04.2014


O Público e o Privado na Alfabetização em Discussão na UFPE

Professores, pesquisadores e estudantes participam, na próxima terça-feira (29), a partir das 9h, no auditório do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), do debate “O público versus o privado na alfabetização: interesses em jogo”. O evento terá como palestrantes o professor titular do CE e Doutor em Psicologia pela Universidad de Barcelona, Artur Morais, e o Professor do Centro Acadêmico do Agreste (CAA/UFPE) e Doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas, André Martins, além da coordenação da mesa pelo Diretor do CE, Daniel Rodrigues.

“Devemos tratar com seriedade os saberes docentes, respeitando, nos processos de formação continuada, a autonomia do professor na construção de seus procedimentos de ensino. Um referencial importante no trabalho pedagógico é a definição clara dos direitos de aprendizagem que devem ser assegurados no ciclo de alfabetização”, adianta o Prof. Artur Morais. O evento, promovido pelo Conselho Departamental do Centro de Educação da UFPE, é aberto ao público e tem entrada gratuita.






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