Notícias- Centro de Estudos em Educação e Linguagem
Rede Sociais Ceel/UFPE

  • PROGRAMAS

    Programas de formação de professores da educação básica.

    Ações para treinar professores do Ensino Fundamental Ações para treinar professores do Ensino Fundamental
  • CURSOS/TURMAS

    Cursos para professores das redes municipais e estaduais de ....

    Cursos para professores das redes municipais e estaduais Cursos para professores das redes municipais e estaduais
  • MATERIAIS

    Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos disponibilizadas pode formadores e professores atendidos.

    Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas
  • Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa - PNAIC

    O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é uma iniciativa do Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), que tem como finalidade garantir a alfabetização plena de crianças com até 8 anos de idade em todo o Brasil. Trata-se de um compromisso formal entre instituições de educação superior, secretarias e conselhos estaduais e municipais de educação, cujo eixo principal é a formação continuada de professores alfabetizadores.



    Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife - RELEITURA

    Mediadores de leitura e coordenadores das oito bibliotecas comunitárias que integram a Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife estão entusiasmados com a oportunidade de agregar conhecimentos técnicos; juntar o saber acadêmico ao prazer que os move no trabalho de contribuir para democratizar o acesso ao livro e formar leitores. Numa parceria da REleitura com o Ceel – Centro de Estudos em Educação e Linguagem, do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, está em curso o projeto Formação de Gestores e Mediadores de Leitura.



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    Cursos

    Subprojeto Mediadores de Leitura na Escola Mediadores - Lista dos Aprovados:

    PROCESSO SELETIVO
    Subprojeto Mediadores de Leitura na Escola
    Mediadores - Aprovados:

    Fábio Rogério Rodrigues da Silva -15pontos
    Isamar Martins de Santana - 15 pontos
    Maria Betania do Nascimento Andrade - 15 pontos
    Luciana Lima dos Santos - 14,5 pontos
    Adilene Maria Marques Pereira - 14 pontos
    Flávia Messias Lucena Melena - 14 pontos
    Sthefano Santana Souza de Farias - 13 pontos
    Selma Maria de Oliveira - 11 pontos
    Mauro Silva de Souza - 11 pontos



    Turmas



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    Caderno de apresentação

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    Caderno 7 - Alfabetização matemática na perspectiva do letramento

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  • ATUAÇÃO

    Avaliação educacional, assessoria, formação de professores...

    Atuação. Avaliação educacional, assessoria, formação de professores... Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas
  • NOTÍCIAS

    Conheça os critérios de participação dos cursos.

    Turmas. Conheça os critérios de participação dos cursos. Turmas. Conheça os critérios de participação dos cursos.
  • TESES E PESQUISAS / PUBLICAÇÕES

    Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos disponibilizadas..

    Teses e pesquisas.Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos... Teses e pesquisas.Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos...
  • PESQUISA

    O CEEL desenvolve pesquisas relativas ao ensino da língua portuguesa. Dedica-se, sobretudo, a investigar questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem da leitura e da escrita na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e também na Educação de Jovens e Adultos.

    Dentre as temáticas desenvolvidas, destacam-se as relacionadas à alfabetização e ao letramento, cujas abordagens compreendem princípios teórico-metodológicos ligados à psicogênese da escrita, ao letramento e ao enfoque dado à diversidade de gêneros textuais na escola.

    A construção identitária dos docentes e aprendizes é também um tema presente nas investigações dos pesquisadores do CEEL.

    Os projetos vem recebendo financiamento de agências de formento à pesquisa, tai como CNPq e FACEPE.



    FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    No CEEL funciona o Centro de Formação de Professores (CFP) que atua na formação inicial e continuada de professores de Educação Infantil, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, promovendo cursos, oficinas, palestras e debates.

    Diante das constantes mudanças nas concepções de linguagem, aprendizagem e ensino nas últimas décadas e tomando por base uma linha sócio-interacionista de trabalho, o CFP oferece cursos presenciais e semipresenciais visando atender à demanda das secretarias de educação por formação continuada de seus profissionais.



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    2024_SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE EXTENSÃO PROGRAMA: BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS NA UFPE E UFPE NAS BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS

    Número de vagas:
    4 bolsistas
    Período de duração da bolsa:
    Dezembro de 2024 a Dezembro de 2025.
    Carga Horária:
    A(O) bolsista deverá dispor de uma carga horária de no mínimo 20 horas semanais para se dedicar as atividades do programa no período de concessão da bolsa.

    Maiores informações no Edital em anexo

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    Estágio em projeto coordenado pelo CEEL

    Atenção! Amanhã, dia 20/04, encerram-se as inscrições para atuar como apoio ao curso Leitura e escrita na Educação Infantil (LEEI), que faz parte do Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada - Nordeste, coordenado pela equipe do CEEL. Para mais informações acesse o edital 037.3/2024 em: fade.org.br
    https://fade.org.br/wp-content/uploads/2024/04/Edital-037_2024.pdf



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    Teses e pesquisas

    Publicações

    Programação Seminário 20 anos CEEL

    Autor:CEEL







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    Catálogo de Jogos de Alfabetizzação

    Autor:Vários
    Organização:Ana Claudia R. Gonçalves Pessoa Yngrid Larissa Sales Fernandes Wilma Pastor
    Ano:2024






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Notícias

Divulgada Dinâmica do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em 2014

25.04.2014


Divulgada Dinâmica do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em 2014
A Coordenação de Formação Continuada da Secretaria de Educação Básica do MEC divulgou a dinâmica do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em 2014, especificando aspectos como a carga horária, adesão de municípios, seleção de professores e orientadores, pagamento das bolsas, cronograma etc. Neste ano, a duração do curso será de 160 horas, com o aprofundamento e ampliação dos temas tratados em 2013, com ênfase na articulação entre Matemática e Língua portuguesa.

A recomendação do MEC é que o Professor Alfabetizador que tenha concluído a formação em Linguagem em 2013 permaneça atuando em turmas do Ciclo de Alfabetização em 2014 (turmas do 1º, 2º, 3º ano e multisseriadas/multietapa) e, se possível, continue participando do Pacto na condição de bolsista ou não bolsista, visando assegurar a continuidade dos trabalhos durante os três primeiros anos do ensino fundamental.

A duração do curso para os Orientadores de Estudos neste ano será de 200 horas, com a realização de encontros presenciais ao longo do ano letivo. As IES, por sua vez, ficarão responsáveis por promover reuniões com os coordenadores locais, com carga horária total de 40 horas, distribuídas a critério das IES e comunicadas com antecedência mínima de 30 (trinta) dias aos Coordenadores Locais. Os encontros estão previstos para maio, junho, agosto e novembro, e o Seminário Final, para dezembro de 2014.

Conforme previsto, os participantes da Formação receberão bolsa do FNDE durante todo o período efetivo de realização dos cursos, considerando a avaliação e aprovação no SisPacto e a inexistência de pendências no Sistema Geral de Bolsas. Para conferir os valores






VIII COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE

24.03.2014


O Grupo de Pesquisa Educação e Contemporaneidade (EDUCON) tem a honra de convidar Vossa Senhoria para participar do VIII COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE –que se realizará nos dias 18 A 23 de setembro de 2014, evento que já constitui como políticas acadêmicas da Universidade Federal de Sergipe.
Em breve o site: http.www.educonse.com.br/viiicoloquio, estará disponível para as inscrições.



http://educonse.com.br/viiicoloquio/


Sexta edição do Seminário do CEEL termina com fortalecimento e integração de educadores

18.03.2014


Foto: Marcos Roberto
O VI Seminário de Estudos em Educação e Linguagem terminou na última quinta-feira (13), deixando um forte sentimento de integração, colaboração e motivação entre as centenas de educadores que participaram do evento. De acordo com a coordenadora do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL), Profa. Telma Ferraz Leal, o objetivo foi alcançado: “O Seminário proporcionou o fortalecimento das articulações entre universidades, governo e secretarias e a valorização das trocas e dos conhecimentos de professores do Ensino Básico e dos pesquisadores do Ensino Superior”, destacou.

A professora de São Sebastião do Umbuzeiro, no sertão da Paraíba, Albenice da Silva Alves, que apresentou relato durante o evento, elogiou a programação e disse ter aprendido muito. “Vou levar para a sala de aula, aos meus alunos do 1° ano A, as trocas de experiências que vivi neste Seminário”, afirmou. Já a professora Jaciane Araújo, de Jupi, no agreste pernambucano, destacou a riqueza do encontro: “É muito bom poder compartilhar dos conhecimentos dos pesquisadores e formadores experientes que se apresentaram neste evento”.

O VI Seminário de Estudos em Educação e Linguagem aconteceu de 11 a 13 de marco, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda (PE), reunindo educadores de 19 estados brasileiros, entre professores, pesquisadores e estudantes de Pedagogia (graduação e pós graduação) e áreas afins, para discutir melhorias na Educação Básica no País. Nesta edição um dos focos temáticos principais foi a formação continuada de professores, sobretudo através dos 80 relatos de experiência dos participantes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

“O Pacto veio para nortear o caminho do professor, proporcionando – por exemplo - orientações sobre o processo avaliativo, o ambiente alfabetizador e as rotinas”, ressaltou a professora de Caruaru Dayse Katharina Patriota. Para Lucicleide da Silva, de Arapiraca, o Programa trouxe mais planejamento e socialização, além de trazer uma reflexão sobre a importância da integração do programa com as propostas curriculares dos municípios. “O Pacto fez com que ‘os livros saíssem das caixas’ para a maioria”, acrescentou.

A programação do evento incluiu, além dos relatos, palestras, oficinas, exposições de jogos didáticos (elaboradas por estudantes de Pedagogia) e atrações culturais. Entre as temáticas, aspectos da educação e linguagem na Educação Infantil, de jovens e adultos, além de questões étnicos-raciais e de materiais didáticos, tecnologia, gênero, avaliação, entre outros. “A avaliação externa sem clara e prévia definição do currículo é perversão pedagógica. Além disso, o estabelecimento de currículos implica negociação, e não imposição, como desejam muitos grupos privados”, observou o Professor Artur Gomes de Morais (UFPE/CEEL) na mesa de encerramento.

A Educação no campo, tão pautada nas mídias nas últimas semanas, também foi ponto alto da programação. As professoras Carolina Figueiredo de Sá e Viviane Dourado (UFPE), que ministraram oficina no evento, demonstraram otimismo diante das contribuições. “É gratificante ouvir depoimentos positivos dos professores em relação aos desafios e às heterogeneidades de saberes, culturas e idades das turmas multisseriadas, que - vale destacar – não são exclusivas delas”, observou Carolina Sá.

Outro aspecto de destaque do evento – que teve toda a sua programação mediada por intérpretes de libras e áudio-descritores à disposição - foi o da inclusão, a exemplo da mesa temática voltada para a alfabetização dos surdos. A expositora Heloísa Andréia de Matos Lins (UNICAMP) destacou a importância da cultura visual para os surdos (assim como para os ouvintes) na apropriação da língua. “Precisamos reivindicar escolas e classes, de fato, bilíngues, com profissionais qualificados para essas crianças”, observou.

O Seminário de Estudos em Educação e Linguagem é uma promoção bianual do CEEL/UFPE, em parceria com o Ministério da Educação (MEC). Com a participação de representantes do Governo Federal, Universidades e Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, o evento deste ano comemorou, em especial, o aniversário de dez anos do Centro de Estudos em Educação e Linguagem, enquanto núcleo de pesquisa e extensão reconhecido na melhoria da formação docente.






Últimas mesas do Seminário discutem educação inclusiva e políticas de avaliação

14.03.2014


As mesas temáticas que marcaram o encerramento do VI Seminário de Estudos em Educação e Linguagem trouxeram debates importantes sobre a educação inclusiva e políticas de avaliação, além da leitura e linguagem oral em espaços escolares, não escolares e no campo. Com a presença de intérpretes de libras, que atuaram na acessibilidade comunicacional ao longo de toda a programação do evento, e a demonstração dos áudio-descritores, a mesa “Linguagem e Educação Inclusiva”, reuniu vários educadores e profissionais de áreas afins para se discutir a alfabetização e o letramento de crianças com deficiência.

A expositora Heloísa Andréia de Matos Lins (UNICAMP) destacou a importância da cultura visual para os surdos na apropriação da língua, mencionando que há uma falta de compreensão dos gestores em relação à história de letramento dos deficientes auditivos, que é diferente das pessoas ouvintes. “Precisamos reivindicar escolas e classes, de fato, bilíngues, com profissionais qualificados – sejam professores surdos ou bilíngues - responsáveis pela educação dessas crianças”, observou.

A professora Wilma Pastor (UFPE/CEEL) enfatizou a importância da educação bilíngue para o entendimento do mundo pelos surdos, esclarecendo que a língua de sinais deve ser considerada a primeira língua dos mesmos, e a língua oficial do país, a segunda. “É importante entender que elas são de naturezas diferentes e, por isso, as estratégias de ensino para os surdos devem ser diferentes. Por exemplo: uma parlenda pode fazer sentido para um ouvinte, mas não para um surdo”, explicou. Já Tícia Ferrro Cavalcante (UFPE/CEEL) finalizou a mesa, abordando o processo pedagógico e a deficiência cognitiva para crianças com síndrome de down. “Não existe receita pronta, o importante é construir uma pedagogia a partir as possibilidades e potencialidades de cada criança”, ressaltou a professora.

A mesa de encerramento do Seminário discutiu, por fim, as políticas de avaliação em linguagem, com as contribuições do coordenador de desenvolvimento de pesquisas no CENPEC, Antônio Batista, e os professores da UFPE/CEEL, Artur Gomes de Morais (UFPE/CEEL) e Magna do Carmo da Silva Cruz. Foram discutidos aspectos da eficácia e do papel das avaliações externas, a relação com os currículos, os indicadores e a participação dos docentes e gestores nos processos de construção.

“A avaliação sem clara e prévia definição do currículo é perversão pedagógica. Além disso, o estabelecimento de currículos implica negociação, e não imposição, como desejam muitos grupos privados”, observou Artur Morais. Ainda de acordo com ele, ainda que esteja se aprimorando, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa já representa uma novidade no que diz respeito à clara definição de direitos de aprendizagem para cada ciclo de alfabetização e levantou uma discussão importante do ensino e da avaliação da alfabetização em sentido amplo.






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