Notícias- Centro de Estudos em Educação e Linguagem
Rede Sociais Ceel/UFPE

  • PROGRAMAS

    Programas de formação de professores da educação básica.

    Ações para treinar professores do Ensino Fundamental Ações para treinar professores do Ensino Fundamental
  • CURSOS/TURMAS

    Cursos para professores das redes municipais e estaduais de ....

    Cursos para professores das redes municipais e estaduais Cursos para professores das redes municipais e estaduais
  • MATERIAIS

    Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos disponibilizadas pode formadores e professores atendidos.

    Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas
  • Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa - PNAIC

    O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é uma iniciativa do Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), que tem como finalidade garantir a alfabetização plena de crianças com até 8 anos de idade em todo o Brasil. Trata-se de um compromisso formal entre instituições de educação superior, secretarias e conselhos estaduais e municipais de educação, cujo eixo principal é a formação continuada de professores alfabetizadores.



    Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife - RELEITURA

    Mediadores de leitura e coordenadores das oito bibliotecas comunitárias que integram a Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife estão entusiasmados com a oportunidade de agregar conhecimentos técnicos; juntar o saber acadêmico ao prazer que os move no trabalho de contribuir para democratizar o acesso ao livro e formar leitores. Numa parceria da REleitura com o Ceel – Centro de Estudos em Educação e Linguagem, do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, está em curso o projeto Formação de Gestores e Mediadores de Leitura.



    Ver todos os programas Ocultar

    Cursos

    Subprojeto Mediadores de Leitura na Escola Mediadores - Lista dos Aprovados:

    PROCESSO SELETIVO
    Subprojeto Mediadores de Leitura na Escola
    Mediadores - Aprovados:

    Fábio Rogério Rodrigues da Silva -15pontos
    Isamar Martins de Santana - 15 pontos
    Maria Betania do Nascimento Andrade - 15 pontos
    Luciana Lima dos Santos - 14,5 pontos
    Adilene Maria Marques Pereira - 14 pontos
    Flávia Messias Lucena Melena - 14 pontos
    Sthefano Santana Souza de Farias - 13 pontos
    Selma Maria de Oliveira - 11 pontos
    Mauro Silva de Souza - 11 pontos



    Turmas



    Ver todos os cursos e turmas Ocultar

    Caderno de apresentação

    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    Caderno 7 - Alfabetização matemática na perspectiva do letramento

    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    Ver todos os programas Ocultar
  • ATUAÇÃO

    Avaliação educacional, assessoria, formação de professores...

    Atuação. Avaliação educacional, assessoria, formação de professores... Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas
  • NOTÍCIAS

    Conheça os critérios de participação dos cursos.

    Turmas. Conheça os critérios de participação dos cursos. Turmas. Conheça os critérios de participação dos cursos.
  • TESES E PESQUISAS / PUBLICAÇÕES

    Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos disponibilizadas..

    Teses e pesquisas.Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos... Teses e pesquisas.Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos...
  • PESQUISA

    O CEEL desenvolve pesquisas relativas ao ensino da língua portuguesa. Dedica-se, sobretudo, a investigar questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem da leitura e da escrita na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e também na Educação de Jovens e Adultos.

    Dentre as temáticas desenvolvidas, destacam-se as relacionadas à alfabetização e ao letramento, cujas abordagens compreendem princípios teórico-metodológicos ligados à psicogênese da escrita, ao letramento e ao enfoque dado à diversidade de gêneros textuais na escola.

    A construção identitária dos docentes e aprendizes é também um tema presente nas investigações dos pesquisadores do CEEL.

    Os projetos vem recebendo financiamento de agências de formento à pesquisa, tai como CNPq e FACEPE.



    FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    No CEEL funciona o Centro de Formação de Professores (CFP) que atua na formação inicial e continuada de professores de Educação Infantil, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, promovendo cursos, oficinas, palestras e debates.

    Diante das constantes mudanças nas concepções de linguagem, aprendizagem e ensino nas últimas décadas e tomando por base uma linha sócio-interacionista de trabalho, o CFP oferece cursos presenciais e semipresenciais visando atender à demanda das secretarias de educação por formação continuada de seus profissionais.



    Ver todos os programas Ocultar

    2024_SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE EXTENSÃO PROGRAMA: BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS NA UFPE E UFPE NAS BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS

    Número de vagas:
    4 bolsistas
    Período de duração da bolsa:
    Dezembro de 2024 a Dezembro de 2025.
    Carga Horária:
    A(O) bolsista deverá dispor de uma carga horária de no mínimo 20 horas semanais para se dedicar as atividades do programa no período de concessão da bolsa.

    Maiores informações no Edital em anexo

    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    Estágio em projeto coordenado pelo CEEL

    Atenção! Amanhã, dia 20/04, encerram-se as inscrições para atuar como apoio ao curso Leitura e escrita na Educação Infantil (LEEI), que faz parte do Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada - Nordeste, coordenado pela equipe do CEEL. Para mais informações acesse o edital 037.3/2024 em: fade.org.br
    https://fade.org.br/wp-content/uploads/2024/04/Edital-037_2024.pdf



    Ver todos os programas Ocultar

    Teses e pesquisas

    Publicações

    Programação Seminário 20 anos CEEL

    Autor:CEEL







    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    Catálogo de Jogos de Alfabetizzação

    Autor:Vários
    Organização:Ana Claudia R. Gonçalves Pessoa Yngrid Larissa Sales Fernandes Wilma Pastor
    Ano:2024






    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações
    Ver todos os programas Ocultar


Inicio Notícias

Notícias

Sequências didáticas são destaques da manhã do último dia do Seminário

14.03.2014


Foto: Marcos Roberto
Foi com as boas vindas do conto poético “O trem de Ascenso e outras histórias”, que os participantes do VI Seminário de Estudos em Educação e Linguagem chegaram ao hall do Centro de Convenções de Pernambuco, nesta quinta-feira (13) pela manhã, para conferir o último dia de programação. As sequências didáticas e a ludicidade estavam entre os principais assuntos abordados nas apresentações.

Participaram dos relatos de experiências professores municipais de vários estados do Brasil, inclusive de zonas rurais. Havia expositores das Secretarias Municipais de Coruripe (AL), João Alfredo (PE), Nova Olinda (CE), Santana da Mangueira (PB), São Sebastião do Umbuzeiro (PB), Santa Cruz (PE), Maceió (AL), Cabo de Santo Agostinho (PE), Recife (PE), Olinda (PE), João Pessoa (PB), Caruaru (PE), Condado (PE), Jaboatão dos Guararapes (PE), Camaragibe (PE), Santana do Ipanema (AL), Jupi (PE), Craíbas (AL), Amaraji (PE), Malta (AL) e Sertânia (PE).

No relato “Brincadeiras na Alfabetização”, a professora Albenice Rufino Alves falou da sua experiência positiva com o resgate de brincadeiras e brinquedos infantis entre alunos do 1° ano de São Sebastião do Umbuzeiro. “Os materiais do Pacto proporcionaram o uso de atividades diferenciadas, que podemos adaptar para diferentes séries”, ressaltou. Já a professora Jaciane Araújo, do município de Jupi, enfatizou a importância da ludicidade, com objetivo, adaptada ao contexto dos alunos. “Temos que saber adaptar o jogo à turma, às suas especificidades e diferentes níveis”, afirmou.

À tarde, a exposição de jogos mostrou como utilizar lógicas do boliche, bingo, dominó e amarelinha, na apropriação do sistema de escrita alfabética e na ortografia. Em seguida, as mesas temáticas abordaram a linguagem oral, educação no campo, leitura e educação inclusiva. A alfabetização e o letramento de crianças com deficiência foi destaque na mesa composta por Heloísa Andréia de Matos Lins (UNICAMP), Wilma Pastor (UFPE/CEEL) e Tícia Ferrro Cavalcante (UFPE/CEEL).






Seminário promove mais debates com mesas temáticas, comunicações e jogos

13.03.2014


Foto: Marcos Roberto
A tarde do segundo dia de programação do VI Seminário de Estudos em Educação e Linguagem trouxe centenas de palestrantes, expositores e ouvintes ao Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Após os 10 relatos de experiências docentes, marcados pela socialização entre os professores em relação às vivências nas formações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, os participantes puderam conferir os jogos elaborados por alunos de Pedagogia da UFPE e UFRPE.

Cerca de 40 jogos didáticos, com ênfase na apropriação do sistema de escrita alfabética, na ortografia e na inclusão, estão sendo expostos ao longo do Seminário. De acordo com a estudante Lis de Gusmão Lino, que apresentou, juntamente com sua equipe, os jogos “Lacunado ortográfico” e “Trilha de rimas”, a iniciativa mostra como é importante trabalhar com conteúdos de alfabetização de forma lúdica, para se alcançar um melhor resultado. “É sempre bom reforçar esse recurso didático, tão importante e eficaz na prática do ensino”, observou.

À tarde, as mesas temáticas abordaram os seguintes assuntos: “Produção de textos em espaços escolares e não escolares”, com as professoras Otília Heinig (FURB), Cancionila Cardoso (UFMT) e Ana Lima (UFPE/CEEL); “Linguagem no contexto da Educação Infantil”, com Denise Carvalho (UFRN), Mônica Baptista (UFMG) e Alexsandro da Silva (UFPE/CEEL); “Literatura em espaços escolares e não escolares”, com Socorro de Fátima Barbosa (UFPB), Rildo José Mota (UFMG) e Ester Rosa (UFPE/CEEL); e “Linguagem no contexto da Educação de Jovens, Adultos e Idosos”, com Maria Estela Campelo (UFRN), Leila Loureiro (Prefeitura do Recife) e Andréa Brito (UFPE/CEEL).

Sobre a literatura no ciclo de alfabetização, a professora Ester Rosa ressaltou que os textos literários contribuem para ampliar o repertório linguístico dos leitores, favorecendo uma leitura autônoma, e que não basta que a literatura esteja presente na escola. “É preciso pensar nas mediações pedagógicas que favoreçam uma efetiva “educação literária” e as orientações pedagógicas do Pacto podem auxiliar nisso”, afirmou.

A programação do seminário seguiu, após as mesas temáticas, com 10 comunicações orais, que abordaram os assuntos: alfabetização e letramento, análise linguística e educação básica, condições de produção de textos na escola, formação de professores, leitura na escola, linguagem na educação de jovens, adultos e idosos, linguagem oral e ensino, literatura em espaços escolares e não escolares e recursos didáticos na alfabetização.

Na sessão “Leitura na Escola” – com as exposições “A recepção dos livros do PNLD-Obras complementares por crianças”, com Amanda Kelly Ferreira e Telma Leal (UFPE), “Práticas docentes no ensino de leitura e relações com o currículo oficial”, com Edla Ferraz (Faculdade Anchieta e Escola Conviver) – foi lembrada pela debatedora, a professora Francisca Izabel Pereira (UFMG), a pesquisa sobre a avaliação da leitura no Brasil, na qual se levantou que o principal agente de formação, que antes eram os pais, passou a ser os professores.

Ainda nessa comunicação, Amanda Ferreira apresentou os critérios que as crianças se utilizam para dizer se gostam de um livro ou não. “Aspectos como as ilustrações, as rimas e os efeito de humor são os destaques”, afirmou. Já a professora Edla Ferraz analisou as práticas dos professores de Camaragibe em relação ao currículo oficial no que diz respeito à leitura, mostrando mais encontros que desencontros, mas alertando também para a necessidade de se equilibrar a aprendizagem do sistema de escrita e o desenvolvimento das estratégias de leitura na formação do leitor.






Debates em mesas e oficinas encerram programação do primeiro dia de Seminário

12.03.2014


Foto: Marcos Roberto
Após a realização da mesa de abertura e a exposição de jogos didáticos, o VI Seminário de Estudos em Educação e Linguagem promoveu, nesta última terça (11), debates e trocas de experiências entre participantes e expositores das quatro mesas temáticas. Foram elas: “Alfabetização e Letramento”, com Margareth Brainer (UFRJ), Luciane Magalhães (UFJF) e Ana Carolina Brandão (UFPE); “Análise linguística na Educação Básica”, com Márcia Mendonça (UNICAMP), Clecio Bunzen Júnior (UNIVESP) e Ana Cláudia Pessoa (UFPE); “Linguagem, relações étnico-raciais e de gênero”, com Kassandra Muniz (UFOP), Jaileila de Araújo (UFPE) e Dayse Moura (UFPE); e “Linguagem e novas tecnologias”, com Danielle Rousy (UFPB) e Thelma Panerai (UFPE).

A Professora Jaileila de Araújo, que tratou das questões de gênero no âmbito do movimento juvenil do hip hop no contexto escolar, destacou a importância da perspectiva interseccional nesse debate, na tentativa de evitar o essencialismo e o determinismo. “As questões de gênero não são determinadas pelo marcador biológico e devem ser entendidas como categorias históricas. Devemos considerar os desdobramentos das desigualdades sociais que incidirão mais fortemente quando se está diante de mulheres que, por exemplo, são negras”, observou.

Ao final da tarde, foi a vez das atividades e discussões propostas pelas 12 oficinas do Seminário, com os seguintes temas: desafios da heterogeneidade no campo, música e dança, autobiografias no entendimento de si e do outro, leitura e escrita, obras complementares na alfabetização, livro de imagem, bibliotecas comunitárias, psicogênese, racismo e políticas de prisão, experiências de vídeo por professores, análise linguística e cartonaria. No auditório do Brum, onde se deu a oficina sobre a alfabetização em turmas multisseriadas, professores do Estado de Alagoas mostraram, com suas participações, que é possível e preciso, sim, alfabetizar no campo.

As professoras Carolina Figueiredo de Sá e Viviane Dourado (UFPE), que discutiram propostas para melhorias no ensino no campo, demonstraram otimismo diante das contribuições na oficina. “É gratificante ouvir depoimentos positivos dos professores em relação às heterogeneidades de saberes, culturas e idades das turmas multisseriadas, que - vale destacar – não são exclusivas delas; afinal, em turmas regulares isso também pode ser encontrado”, observou Carolina Sá.






Seminário ressalta história do CEEL em sessão comemorativa dos seus 10 anos

12.03.2014


O aniversário de 10 anos do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL) é parte especial da programação do VI Seminário de Estudos em Educação e Linguagem. Para marcar a data, uma sessão comemorativa foi realizada na noite da última terça-feira (11), no Teatro Guararapes, com uma retrospectiva apresentada pela Professora Eliana Borges Albuquerque, acompanhada dos depoimentos da Coordenadora do Comitê Institucional de Formação Docente, Maria Luísa Aléssio, e da Professora Titular da UFPE, Licia de Souza Leão Maia.

“O CEEL se tornou ao longo desses 10 anos, além de um grande centro de formação e pesquisa em educação e linguagem, um centro de integração entre diversos departamentos da Universidade Federal de Pernambuco, além de universidades, Governo Federal, Secretarias de Educação Municipais e Estaduais”, observou Licia de Souza Leão. Ainda de acordo com a Professora, o CEEL é hoje uma referência nacional na elevação da qualidade do Ensino, não apenas no Ensino Básico, Fundamental ou Médio, mas também na Formação Acadêmica dos futuros professores, sejam eles estudantes de Graduação ou de Pós-Graduação.

O Centro de Estudos em Educação e Linguagem é um núcleo de pesquisa e extensão voltado para a melhoria da formação docente, que trabalha na organização e promoção de cursos e ações, e no planejamento de propostas curriculares, avaliações de rede, produção de livros, vídeos e jogos didáticos, além de prestar assessoria a secretarias de educação e participar de programas de avaliação e produção de material didático, de eventos científicos, e integra programas em âmbito nacional, a exemplo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

É composto hoje por uma equipe de professores da graduação e pós-graduação, além de alunos envolvidos com formação e pesquisa na área de Educação, Linguagem e Ensino de Língua Materna, compreendendo formadores e pesquisadores vinculados a diferentes universidades do país, entre elas: UFPE,UFRPE, UFPB, UFRN e UFRJ.






2013 © CEEL/UFPE - Centro de Estudos em Educação e Linguagem - Universidade Federal de Pernambuco - Centro de Educação
Rua Acadêmico Hélio Ramos, s/n, Cidade Universitária - CEP: 50740-530. Recife - PE - Brasil Telefone: (81) 2126.8921